AS ALIANÇAS DE DEUS
Adaptação
Pr. João Lopes Amaral
AS ALIANÇAS DE DEUS
A conferência de alianças. Qual junção de vários rios,
para formar um só grande rio, assim no MILÊNIO vê a conferência de todas as
alianças celebradas entre Deus e o homem. (AP 11. 19)
A ALIANÇA EDÊNICA, que restaurou a supremacia do homem
sobre a criação animal e a própria natureza ou aliança com Adão, com sua
promessa de redenção; a aliança com NOÉ, com suas provisões governamentais; A aliança
com Abraão, com a chamada do povo Judeu e a restauração da Palestina; a aliança
com Davi, a NOVA e ETERNA ALIANÇA DA GRAÇA DIVINA – Todas essas contribuem pra
tornar esta dispensação milenial aquela em que Deus e os homens se aproximaram
do que nunca sobre esta terra.
A. ALIANÇA EDÊNICA
Jesus, o filho do homem, cumpriu o lado humano desta
aliança e, por conseguinte, tem o direito de abrir o Livro ou a “Escritura”
deste mundo e assumir o domínio sobre o mesmo domínio que o primeiro ADÃO
perdeu. (AP 5. 1-7; Rm 8. 19-23).
A criatura não está mais sujeira ao usurpador que é
‘Satanás’, e não seguirá mais o seu mau exemplo. (Ef 2. 2; Gl 5. 19)
Satanás a velha serpente é destituído de sua posição de
“deus deste mundo”. (2 Co 4. 4; AP 12. 7-9; 20. 1-3). No lugar dele reinará
Cristo! Glória a Deus!!! (AP 11. 15). Até a própria criação recebe a influência
da presença de Cristo na terra. Tudo está em paz e tranqüilidade maravilhosa.
(Is 11. 6-9; 65. 25; Os 2. 18; Is 35. 1; Is 55. 13).
[Apocalipse 11. 19] “Abriu-se, então, o santuário de Deus,
que se acha no céu, e foi vista a arca da aliança no seu santuário, e
sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e grande saraivada”.
[Apocalipse 5. 1-7] “Vi na mão direita daquele que estava
sentado no trono um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com
sete selos, vi também um anho forte que proclamava em grande voz: Quem é digno
de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora nem no céu, nem sobre a terra,
nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e
eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo
olhar para ele. Todavia, um dos anciãos, me disse: Não chores: eis que o Leão
da Tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete
selos. Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os
anciãos, de pé, um cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem
como sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra.
Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no
trono”.
NOTA:. Um livro. Lit., um rolo. Este poder ser o “Livro da
Redenção”, por conter a história da queda do homem pelo pecado, e de sua
redenção por Cristo (Hb 2. 5-9) – Pois, não foi a anjos que sujeitou o mundo
que há de vir, sobre o qual estamos falando: Antes, alguém, em certo lugar, deu
pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou, o filho do
homem para que o visites?
Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e
de honra o coroaste (e os constituíste sobre as obras das tua mão).
Toda a coisa sujeitou debaixo dos seus pés. Ora, desde que
lhe sujeitou as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda
não vemos todas as coisas a Ele sujeita; vemos, todavia, Aquele que por pouco,
tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte,
foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a
morte por todo o homem.
NOTA:. O mundo que há de vir. Lit., a vindoura terra
habitável (como em [Lc 2. 1]). Uma referência ao reino milenal sobre a terra,
que não será governado por anhos, mas por Cristo e pelos remidos.
Por um pouco. Esta expressão pode significar:
1. Por um pouco de tempo, ou
2. Mais provavelmente, como algumas versões traduzem, um
pouco inferior em hierarquia. Na ordem da criação o homem é inferior aos anjos,
e na encarnação Cristo assumiu essa posição inferior.
(Lc 2. 8) “...seus pés.. lhe... a ele”. Este versículo se
refere ao homem (não a Cristo) a quem foi dado domínio sobre a criação (Gn 1.
28), mas que o perdeu pelo pecado (Rm 8. 20) e o reconquistará no futuro reino
milenar, por causa da morte de Cristo pelo pecado (Hb 2. 10).
(Rm 8. 20) – Pois, a criação está sujeita a vaidade, não
voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou.
(Gn 1. 28) – E Deus os abençoou e lhes disse: Sede
fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes
do mar, sobre as aves do céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra.
Enchei – A palavra não poder ser usada para apoiar a idéia
de repovoar a terra depois da distribuição de uma civilização anterior, como
propõem algumas teorias.
(Hb 2. 10) – Porque convinha que aquele, por cuja causa e
por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos a gloria,
aperfeiçoasse por meio de sofrimento o Autor da Salvação deles.
NOTA:. Aperfeiçoasse
. I.e., tornasse perfeitamente capaz. Os sofrimentos de Jesus qualificaram-No
para ser o autor da salvação do homem.
[Romanos 8. 19-23] “Porque a ardente expectação da criatura
espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à
vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de
que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a
liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme
e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos,
que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a
adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”.
NOTA:. 8. 23 – O ápice da nossa posição como filhos
adotados ocorrerá na Ressurreição futura.
[Efésios 2. 2] “Nos quais andastes outrora, segundo o
curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora
atua nos filhos da desobediência”.
NOTA:. O príncipe ...do espírito. Ambas as expressões
referem-se a Satanás, filhos da
desobediência. Um hebraísmo que indica “pessoas desobedientes por natureza”.
[Gálatas 5. 15] “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns
aos outros, vede que não sejam mutuamente destruídos”.
[2 Co 4. 4] “Nos quais o deus deste século cegou os
entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da
glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.
NOTA:. O deus deste século o qual é Satanás.
[Apocalipse 12. 7-9] “E houve batalha no céu: Miguel e os
seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,
mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado
o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo
o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”.
NOTA:. “Miguel ...contra o dragão.” Este conflito
provavelmente se dará na metade da TRIBULAÇÃO. Miguel é o único anjo designado
como arcanjo na Bíblia (Jd 9) – Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com
o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir
juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!
[apocalipse 20. 13] “E vi descer do céu um anjo que tinha
a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a
antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos”.
NOTA:. Mil anos – A expressão latina para 1.000 anos é,
“milenium”, e daí se originou o termo “MILÊNIO”. É o tempo quando Cristo
reinará sobre a terra (Is. 2. 3; Dn 7. 14; Zc 14. 9). Satanás não era liberdade
de agir (AP 20. 2). A justiça florescerá (Is 11. 3-5) a paz será universal (Is
2. 4) e a produtividade de terra será grandemente aumentada (Is 35. 1-2). Ao
final deste período, satanás será solto para fazer uma última tentativa de
derrubar a Cristo, mas em sucesso (AP 20. 7-9).
[Isaías 2. 3] “Irão muitas nações e dirão: Vinde, e
subamos ao monte do Senhor, e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os
seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei e a
Palavra do Senhor, de Jerusalém”.
NOTA:. Como em (Mq 4. 1-5), há aqui uma descrição do reino
milenar. O governo de Deus (monte) será estabelecido sobre todos os reinos
deste mundo; gentios (nações) e judeus (povos) farão a vontade de Deus; a
justiça e a paz reinarão (Is 2. 4).
[Miquéias 4. 1-5] “Mas, nos últimos dias, acontecerá que o
monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre
os outeiros, e concorrerão a ele os povos. E irão muitas nações e dirão: Vinde,
e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os
seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e
a palavra do SENHOR, de Jerusalém. E julgará entre muitos povos e castigará
poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as
suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem
aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo
da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos
Exércitos o disse”.
NOTA:. Aquele dia vem. Este “dia” concerne tanto a
primeira quanto à segunda vinda de Cristo. O profeta fala como se ambas fosse
único evento. Semelhante superposição é vista freqüentemente nas profecias do
(A.T. – Ver Zc 9. 9-10). Os que se entregam ao orgulho e à iniqüidade serão
excluídos do reino de Deus (Ct 3. 2-3; Is 66. 15;
Sf 1. 18; 3. 8; 1 Co 6. 9-11).
Sf 1. 18; 3. 8; 1 Co 6. 9-11).
NOTA:. (Zc 9. 9-10)
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta ó filha de
Jerusalém; eis ai te vem o teu rei, justo e salvador, humilde, montado em
jumento, num jumentinho, cria de jumenta. Esta grandiosa profecia foi
totalmente cumprida no primeiro advento de Jesus Cristo (MT 21. 4-5). Em agudo
contraste com Alexandro, o Messias é justo, traz salvação e é humilde.
O cumprimento desta profecia de paz universal aguarda o
segundo advento de Cristo.
[Mateus 21. 4-5] “Ora, isto aconteceu, para se cumprir o
que foi dito, por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: Eis ai vem o
teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga”.
[Apocalipse 3. 2-3] “Sê vigilante e confirma o restante
que estava para morrer, porque não achei 3 as tuas obras perfeitas diante de
Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e
arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás
a que hora sobre ti virei”.
[Isaías 66. 15] “Porque, eis que o Senhor vira em fogo, e
o seu carro como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor, e a sua
repreensão em chamas de fogo”.
NOTA:. Uma descrição vívida dos julgamentos efetuados na
segunda vinda de Cristo
[2 Tessalonicenses 1. 7-9] “E a vós outros que sois
atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor
Jesus com os anjos do seu poder, em chama de foto, tomando vingança contra quem
não conhece a Deus e contra os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor
Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna condenação, banidos da face do
senhor e da glória do seu poder.
[Sofonias 1. 18] “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá
livrar no dia da indignação do senhor, mas pelo fogo do seu zelo a terra será
consumida, porque certamente fará destruição total e repentina de todos os
moradores da terra”.
[Sofonias 3. 8] “Esperai-me, pois, a mim, diz o Senhor, no
dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as
nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e
todo o furor da minha ira; porque toda esta terra será devorada pelo fogo do
meu zelo”.
NOTA:. Este versículo será cumprindo no período da
tribulação com seu clímax no Armagedom (AP 16. 14). Após o que, virá o
julgamento das nações (Jl 3. 2; MT 25. 31-32).
[Joel 3. 2] “Congregarei todas as nações e as farei descer
ao vale de Josafá; e ali, entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo, e
da minha herança, Israel, aquém elas espalharam por entre os povos, repartindo
a minha terra entre si.
[Mateus 25. 31-32] “Quando vier o Filho do homem na sua
majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
e todas as nações serão reunidas em sua presença e ele separará dos outros,
como o pastor separa dos cabritos as ovelhas”.
NOTA:. Todas as nações: Lit. Todos os gentios. Este
julgamento é para todos os gentios que sobreviveram à Tribulação, e cujo
relacionamento íntimo com Deus será evidenciado pelo tratamento que dispensaram
aos judeus (irmãos de Cristo – VS.40), especialmente durante aquele tempo. Os
judeus que sobreviveram à tribulação também serão julgados nesta época...
[Ez 20. 33-38] “Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que, com mão
forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre
vós; e vos tirarei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais
espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. E
vos levarei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco face a face.
Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim
entrarei em juízo convosco, diz o Senhor JEOVÁ. E vos farei passar debaixo da
vara e vos farei entrar no vínculo do concerto; e separarei dentre vós os
rebeldes e os que prevaricaram contra mim; da terra das suas peregrinações os
tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR”.
NOTA:. Esta divisão descreve o julgamento futuro dos
judeus que estiverem vivos ao término do Período da Tribulação, quando Cristo
voltar à terra. O supremo pastor (Cristo) passará em revista o Seu rebanho
(passar debaixo do meu cajado – VS 37; cf. Lv 27. 32). Separará os rebeldes e
dará aos fiéis as bênçãos da nova aliança no reino.
[Levítico 27. 32] “No tocante às dízimas do gado e do
rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao
Senhor”.
NOTA:. Um décimo do produto das árvores, campos e rebanhos
deveria ser dado ao Senhor, como seu dízimo. Parte do dízimo poderia ser substituída
por dinheiro (com os 20% de acréscimo costumeiro) exceto em caso de animais.
Quanto a um comentário sobre os vários dízimos, veja às notas sobre (Ml 3. 8;
Gn 14. 20; 28. 22). Passar debaixo da vara. Esta expressão refere-se ao costume
de fazer o rebanho passar em fila indiana e marcar cada décimo animal com uma
vara previamente imersa em uma substância colorida.
[Malaquias 3. 8] “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me
roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”.
NOTA:. Dois dízimos eram exigidos: Um dízimo anual para o
sustento dos levitas (Lv 27. 30; Nm 18. 21) e um segundo dízimo, levado a
Jerusalém na festa do Senhor (Dt 14. 22). A cada três anos, contudo, o dízimo
devia permanecer em casa, onde era distribuído entre os pobres (Dt 14. 28). O
uso que o indivíduo faz com seu dinheiro é com freqüência, um termômetro da sua
personalidade (cf. 1 Jo 3. 17)
[Deuteronômio 14. 22] “Certamente darás os dízimos de todo
o fruto das tuas sementes que ano após ano se recolher do campo.
Este mandamento era considerado por intérpretes judeus
como um segundo dízimo (ver Nm 27. 30; Nm 18. 21).
[1 João 3. 17] “Ora, àquele que possuir recursos deste
mundo e ver a seu irmão padecer necessidade e fechar-lhe o coração, como
permanecer nele o amor de Deus?”
NA ALIANÇA EDÊNICA até a própria criação recebe a
influência da presença de Cristo na terra. Tudo está em paz e tranqüilidade
maravilhosa (Is 11. 6-9; 66. 25; Os 2. 18; Is 35. 1-10; 55. 13).
[Isaías 11. 5] “O lobo habitará com o cordeiro, e o
leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado
andarão juntos, e um pequenino os guiará”.
NOTA:. O reinado do Messias no ainda futuro reino milenar
será caracterizado pela harmonia em toda a criação. (Rm 8. 18-22)
[Romanos 18. 22] “Porque para mim tenho por certo que os
sofrimentos do tempo presente não são para se comparar com a glória por vir a
ser revelada em nós”.
[Romanos 18. 19] “A ardente expectativa da criação aguarda
a revelação dos filhos de Deus”.
[Romanos 18. 20] “Pois a criação está sujeita à vontade,
não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou”.
[Romanos 18. 20] “Na esperança de que a própria criação
será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos
de Deus”.
[Romanos 18. 22] “Porque sabemos que toda a criação a um
só tempo geme e suporta angústias até agora”.
NOTA:. (Rm 8. 1-25)
Uma declaração da esperança cristã e do modo pelo qual ela
afeta o indivíduo (VS 18) e toda a criação (VS 19-25) compare com ‘2 Co 4. 17’.
[2 Coríntios 4. 17] “Porque a nossa leve e momentânea
tribulação produz para nós, ‘eterno’ peso de glória, acima de toda comparação.
[Isaías 11. 7-9] “A vaca e a ursa pastarão juntas; e as
suas crias, juntas se deitarão, o leão comerá palha com boi. A criança de peito
brincará sobre a toca da áspide e o já desmamado meterá a mão na cova do
basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a
terra se encherá do conhecimento do senhor, como as águas cobrem o mar”.
NOTA:. O reinado do Messias no ainda futuro reino milenar
será caracterizado pela harmonia em toda a criação. (Rm 8. 18-22)
[Isaías 55. 25] “O lobo e o cordeiro pastarão juntos e o
leão comerá palha como o boi, pó será a comida da serpente. Não farão mal nem
dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor”.
[Isaías 35. 1-10] “O deserto e os lugares secos se
alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente
florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se
lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do
SENHOR, a excelência do nosso Deus. Confortai as mãos fracas e fortalecei os
joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais;
eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos
salvará. Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se
abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará,
porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se
transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas
habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali
haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não
passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os
loucos, não errarão. Ali, não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se
achará nele; mas os remidos andarão por ele. E os resgatados do SENHOR voltarão
e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e
alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”.
NOTA:. Este capítulo é uma das mais grandiosas descrições
bíblicas do reino MILENAR, que se segue cronologicamente aos juízos descritos no
(capítulo 34): ARMAGEDOM E SEUS JULGAMENTOS.
1. Chegai-vos, nações para ouvir, e vós, povos escutais;
ouça a terra e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz.
2. Porque a indignação do Senhor está contra todas as
nações, e o seu furor contatado. O exército delas, ele as destinou para a
destruição e as entregou à matança.
3. Os seus mortos serão lançados fora dos seus cadáveres
subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se indignarão.
4. Todo o exército dos céus se dissolverá e os céus se
enrolarão como um pergaminho: todo o seu exército cairá como cai a folha da
vide e a folha da figueira.
5. Porque a minha espada se embriagou nos céus: eis que,
para exercer juízo desce sobre Edom e sobre o povo que destinei para a
destruição.
6. A espada do Senhor está cheia de sangue, engrossada da
gordura e do sangue dos cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros;
porque o Senhor tem sacrifício em Bazra, e grande matança na terra de Edom.
Os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos com os touros;
a sua terra se embriagará de sangue, e o seu pó se tornará fértil com a
gordura.
Porque será o dia da vingança do senhor, ano de
retribuições pela casa de Sião.
Os ribeiros de Edom se transformarão em piche, e o seu pó
em enxofre, a sua terra se tornará em piche ardente.
Nem de noite, nem de dia, se apagará; subirá para sempre a
sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo o sempre ninguém
passará por ela.
Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; o bufo e o corvo
habitarão nela. Estender-se-á sobre ela o cordel de destruição e prumo de
ruína.
Já não haverá nobres pra proclamarem um rei; os seus
príncipes já não existem.
Nos seus palácios crescerão espinhos, urtigas e cardos nas
suas fortalezas, será uma habitação de chacais e morada de avestruzes.
As feias do deserto se encontrarão com as hienas, e os
sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si
lugar de repouso.
Aninhar-se-á ali a coruja, para os seus ovos e os chocará,
e na sombra abrigará os seus filhotes; também ali os abutres se ajuntarão um
com outro.
Buscai no livro do Senhor; porque a boca do Senhor o
ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará.
Porque Ele lançou a sorte a favor delas, e a sua mão lhes
repartiu a terra com o cordel; para sempre a possuirão, através de gerações
habitarão nela.
NOTA:. Esta predição esteve o futuro julgamento de todas
as nações nos dias da Tribulação, (Isaías 34. 4), comparar com a descrição em
(Ap6. 12-14).
[Apocalipse 5. 12-14] “Vi quando o cordeiro abriu o sexto
selo e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a
lua toda como sangue. As estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira,
quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu
recolheu-se como um pergaminho, quando enrola, então todos os montes e ilhas
foram movidos dos seus lugares”.
[Isaías 5. 13] “Em lugar do espinheiro crescerá o
cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta e será isto glória para o
Senhor, e memorial eterno que jamais será extinto”.
ALIANÇA COM ADÃO
A aliança com Adão havia prometido que o Redentor
esmagaria a cabeça da serpente, Satanás, e a primeira coisa que observamos
nesta dispensação é a expulsão desse anjo das regiões celestiais e sua remoção
de sobre a face da terra e seu confinamento no abismo. (Ap 12. 7-9; 20. 1-3)
A expressão... “Um cordeiro como tinha sido morto”. (Ap 5.
6), é prova de que esses acontecimentos são cumprimento dessa aliança, pois foi
no Calvário que o domínio de Satanás foi quebrado. (Hb 2. 14; Jo 12. 31).
Ouviu-se o cântico dos Redimidos no céu,
a anunciando-se o fato de que a muito esperada
salvação já chegou! (Ap 5. 9-10; 15. 3; 1 Pe 1. 5; Ap 12. 10)
Assim, no Milênio vemos a muito desejada esperança da
Redenção sendo realizada e Cristo o Redentor, pessoalmente assumindo a direção
política de toda a terra. Os redimidos de todos os séculos estarão sobre os
tronos junto a Ele. Os judeus, agora convertidos se tornarão missionários para
as nações. O mundo todo estará cheio de conhecimento do Senhor e Seu nome em
toda parte será engrandecido. (Is 55. 19; Hb 2. 14; Zc 8. 20-23; 14. 16-21; Is
61. 5-6; Ml 1. 11)
GUERRA NO CÉU
(APOCALIPSE 12. 7-9)
Houve peleja no céu, Miguel e os seus anjos pelejaram
contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos, todavia, não
prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande
dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o
mundo, sim, foi atirado para a terra e com ele os seus anjos.
NOTA:. Miguel... Contra o dragão. Este conflito
provavelmente se dará na metade da Tribulação. Miguel é o único anjo designado
como arcanjo na Bíblia (Jd 9), contudo, o arcanjo Miguel quando contendia com o
diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés não se atreveu a preferir juízo
infamatório contra ele; pelo contrário, disse:
‘o Senhor te repreenda’.
‘o Senhor te repreenda’.
[Apocalipse 5. 6] “Então vi, no meio do trono e dos quatro
seres viventes e entre os anciãos, de pé, um cordeiro como tendo sido morto.
Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos que são os sete Espíritos de Deus
enviados por toda a terra”.
NOTA:. Como tendo sido morto. Cristo o cordeiro, traz as
marcas de Sua morte
(conf. Lc 24. 10; Zc 1. 18-19)
(conf. Lc 24. 10; Zc 1. 18-19)
[Lucas 24. 10] “Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os
pés”.
[Zc 1. 18-19] “Levantei os meus olhos, e vi, e eis quatro
chifres. Perguntei ao anjo que falava comigo: que é isto? Ele me respondeu: São
os chifres que dispensaram a Judá, a Israel e a Jerusalém”.
NOTA:. Quatro chifres. O poder das nações gentílicas (talvez Assíria, Egito, Babilônia e
Média-Pérsia, especificamente) que oprimiram e dispensaram Israel.
[Apocalipse 20. 1-3] “Então vi descer do céu um anjo;
tinham na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a
antiga serpente, que é o diabo, Satanás para que não mais enganasse as nações
até se completarem os mil anos. Depois disto é necessário que ele seja solto
pouco tempo”.
NOTA:. Mil anos. A expressão latina para 1.000 anos é
“MILLENIUM” e daí se originou o termo “MILÊNIO”. É o tempo quando Cristo
reinará sobre a terra. (Is 2. 13; Dn 7. 14; Zc 14. 9). Satanás não terá
liberdade de agir (Ap 20. 2), a justiça florescerá (Is 11. 3-5) a paz será
universal (Is 2. 4) e a produtividade da terra será grandemente aumentada (Is
35. 1-2). Ao final deste período, Satanás será solto para fazer uma última
tentativa de derrubar o Cristo, mas sem sucesso (Ap 20. 7-9).
[Isaías 2. 3] “Irão muitas nações e dirão: Vinde, e
subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó para que nos ensine os
seus conhecimentos, e andemos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a Lei, e
a Palavra do Senhor, de Jerusalém”.
[Daniel 7. 14] “Foi-lhe dado domínio e glória, e reino,
para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu
domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será
destruído”.
[Apocalipse 20. 2] “Ele segurou o dragão, a antiga
serpente, que é o diabo, Satanás e o prendeu por mil anos”.
[Isaías 1. 3-5] “Deleitar-se-á no temor do Senhor; não
julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos
seus ouvidos. Mas julgará com justiça os pobres e, decidirá com equidade a
favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara da sua boca e como sopro
dos seus lábios matará o perverso. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a
fidelidade o cinto seus rins!”.
[Isaías 35. 1-2] “O deserto e os lugares secos se
alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente
florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se
lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do
SENHOR, a excelência do nosso Deus”.
[Malaquias1. 11] “Mas desde o nascente do sol até o poente
é grande entre as nações o meu nome; nem todo lugar lhe é queimado incenso e
trazidas ofertas puras; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o
Senhor dos Exércitos”.
ALIANÇA COM ABRAÃO
Durante o milênio a aliança com Abraão cumprir-se-á
em sua plenitude. Nesse tempo como nunca dantes, o povo judaico será uma benção
para todas as nações (Gn 22.18; Zc 8. 23; Is 66. 19); Pela primeira vez em toda
sua história, esse povo herdará as terras desde o Rio Nilo até o Rio Eufrates e
de mar a mar, como foi prometido a Abraão em possessão perpétua (Gn 17. 18; Ez
37. 25-28). As várias tribos terão a sua própria faixa de terra, conforme
descrito em (Ez 48).
[Gênesis 22. 18] “Nela serão benditas todas as nações da
terra; porquanto obedecestes à minha voz”.
NOTA:. Deus assegura a Abraão mais uma vez que sua aliança
com Ele seria cumprida, como a areia da praia do mar (Sf 13. 16; 15. 5).
Aproximadamente 3.000 estrelas podem ser contadas a olho nu, mas a comparação
da semente de Abraão à praia e à areia aumenta o número quase
incomensuravelmente.
A tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos.
Esta promessa antevê a conquista de Canaã sob a liderança de Josué.
[Zacarias 8. 23] “Assim diz o Senhor dos Exércitos:
Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações,
pegarão sim, na orla da veste de um judeu, e lhe dirão: iremos convosco, porque
temos ouvido que Deus está conosco”.
NOTA:. Também os gentios buscarão bênçãos e o conhecimento
no milênio.
[Isaías 66. 19] “Porei entre elas um sinal, e alguns dos
que foram salvos, enviarei às nações à Tarsis, Pul e Lude que atiram com o
arco, a Tubal e Java, até as terras do mar mais remotas, que jamais ouviram
falar de mim, nem viram a minha floria; eles anunciarão entre as nações a minha
glória”.
[Gênesis 17. 8] “Dar-te-ei à tua descendência a terra das
tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei seu
Deus”.
NOTA:1. A aliança é perpétua e inclui a posse da terra de
Canaã (veja Gn 15. 18) – Naquele dia fez o Senhor aliança com Abraão, dizendo:
à tua descendência dei esta terra desde o Rio do Egito até ao grande Rio
Eufrates.
NOTA:2. As fronteiras da terra prometida, são agora
fornecidas pela primeira vez. O Rio do Egito é o Rio Nilo, esta promessa ainda
não foi cumprida, mas será quanto Cristo voltar (veja nota sobre 1 Rs 4. 21).
[1 Reis 4. 21] “Dominava Salomão sobre todos os reinos
desde o Eufrates até a terra dos filisteus e até ao termo do Egito; os quais
pagavam tributo, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida”.
NOTA:. Salomão reinou sobre quase todo o território prometido
a Abraão (veja nota sobre ‘Gn 15. 18-21’ e observe que o Rio do Egito ali
mencionado e o termo do Egito aqui citado são plenamente idênticos; cf. 8. 65),
onde é mencionado o Rio do Egito, o WADI EL AXISH.
[Gênesis 15. 18-21] “Naquele esmo dia fez o Senhor aliança
com Abraão, dizendo: Á tua descendência dei esta terra desde o Rio do Egito até
o grande Rio Eufrates; o queneu, o quenezeu, o cadmoneu, o heteu, o ferezeu, os
refains, o amooreu, o cananeu, o girgazeu e o jebuzeu”.
NOTA:. As fronteiras da terra prometida são agora
fornecidas pela primeira. O rio do Egito é o rio Nilo. Esta promessa ainda não
foi cumprida, mas será quanto Cristo voltar (veja nota sobre - 1 Rs 4. 21) e
este versículo está transcrito acima.
[Ezequiel 37. 25-28] “E habitarão na terra que dei a meu
servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles, e seus
filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe
eternamente.
E farei com eles um concerto de paz; e será um concerto perpétuo;
e os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles
para sempre.
E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu
Deus, e eles serão o meu povo. E as nações saberão que eu sou o SENHOR que
santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles, para sempre”.
NOTA:. As promessas feitas a Israel e que serão cumpridas
na segunda vinda de Cristo, incluem: a restauração à terra da Palestina (VS
21), a unificação sobre a nação (VS 22), a purificação de toda a idolatria (VS
23), o reinado do Messias sobre a nação (vs 24 – veja a nota sobre 34. 23) e a
posse definitiva da terra (VS 25, cf. Gn 15. 18-21), bem com a presença de Deus
e seu santuário no meio od povo (Lv 26-28).
A DIVISÃO DA TERRA
(ÊXODO 48)
[Ezequiel 48. 1-29] “E estes são os nomes das tribos:
desde a parte extrema do norte, da banda do caminho de Hetlom, vindo para
Hamate, Hazer-Enom, no termo de Damasco, para o norte, ao pé de Hamate; e terão
a banda do oriente e do ocidente; Dã, uma porção. E, junto ao termo de Dã,
desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Aser, uma porção. E, junto ao
termo de Aser, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Naftali, uma porção.
E, junto ao termo de Naftali, desde a banda do oriente até à banda do ocidente,
Manassés, uma porção. E, junto ao termo de Manassés, desde a banda do oriente
até à banda do ocidente, Efraim, uma porção. E, junto ao termo de Efraim, desde
a banda do oriente até à banda do ocidente, Rúben, uma porção. E, junto ao
termo de Rúben, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Judá, uma
porção. E, junto ao termo de Judá, desde a banda do oriente até à banda do
ocidente, será a oferta que haveis de fazer, de vinte e cinco mil canas de
largura e do comprimento como uma das porções desde a banda do oriente até à
banda do ocidente; e o santuário estará no meio dela. A oferta que haveis de
fazer ao SENHOR será do comprimento de vinte e cinco mil canas e da largura de
dez mil. E a oferta santa será dos sacerdotes; para o norte vinte e cinco mil
canas de comprimento, e para o ocidente dez mil de largura, e para o oriente
dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento; e o
santuário do SENHOR estará no meio dela. E será para os sacerdotes santificados
dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, que não andaram
errados, quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os
outros levitas. E o oferecido da oferta da terra lhes será Santidade das
Santidades, junto ao termo dos levitas. E os levitas terão, consoante o termo
dos sacerdotes, vinte e cinco mil canas de comprimento e de largura dez mil;
todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura, dez mil. E, não
venderão nada disso - Nem trocarão, nem transferirão as primícias da terra,
porque é santidade ao SENHOR. Mas as cinco mil, as que ficaram da largura
diante das vinte e cinco mil, ficarão para o uso da cidade, para habitação e
para arrabaldes; e a cidade estará no meio. E estas serão as suas medidas: a
banda do norte, de quatro mil e quinhentas canas, e a banda do sul, de quatro
mil e quinhentas, e a banda do oriente, de quatro mil e quinhentas, e a banda
do ocidente, de quatro mil e quinhentas. E os arrabaldes da cidade serão, para
o norte, de duzentas e cinqüenta canas, e, para o sul, de duzentas e cinqüenta,
e, para o oriente, de duzentas e cinqüenta, e, para o ocidente, de duzentas e
cinqüenta. E, quanto ao que ficou do resto do comprimento, paralela à santa oferta,
será dez mil para o oriente, e dez mil, para o ocidente; e corresponderá à
santa oferta; e a sua novidade será para sustento daqueles que servem à cidade.
E os que servem à cidade servir-lhe-ão dentre todas as tribos de Israel. Toda a
oferta será de vinte e cinco mil canas com mais vinte e cinco mil em quadrado;
oferecereis a santa oferta, com a possessão da cidade. E o que restar será para
o príncipe; desta e da outra banda da santa oferta e da possessão da cidade,
diante das vinte e cinco mil canas da oferta, na direção do termo do oriente e
do ocidente, diante das vinte e cinco mil, na direção do termo do ocidente, correspondente
às porções, será a parte do príncipe; e a oferta santa e o santuário da casa
estarão no meio. E, desde a possessão dos levitas e desde a possessão da
cidade, no meio do que pertencer ao príncipe, entre o termo de Judá e o termo
de Benjamim, será isso para o príncipe. E, quanto ao resto das tribos, desde a
banda do oriente até à banda do ocidente, Benjamim, uma porção. E, junto ao
termo de Benjamim, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Simeão,
uma porção. E, junto ao termo de Simeão, desde a banda do oriente até à banda do
ocidente, Issacar, uma porção. E, junto ao termo de Issacar, desde a banda do
oriente até à banda do ocidente, Zebulom, uma porção. E, junto ao termo de
Zebulom, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Gade, uma porção. E,
junto ao termo de Gade, da banda do sul, o termo será desde Tamar até as águas
da contenda de Cades, para o lado do ribeiro até ao mar Grande. Esta “é a terra
que sorteareis em herança às tribos de Israel: e estas são as suas porções, diz
o Senhor JEOVÁ”.
NOTA:. (48. 1-7) – Sete tribos receberão terras ao Norte
da área do Templo: Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Ruben e Judá.
Dã: Nota:. (Ap 7. 4) – Então ouvi o número dos que foram
selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos
de Israel.
(48. 8-22) – Uma nova descrição (veja 45. 1-8) da posição
sagrada da terra, que inclui o santuário (VS 8), as porções dos sacerdotes (VS
21-22) a porção dos Levitas (VS 13-14), a cidade (VS 15-20) e as terras do
príncipe (VS 21-22).
(48. 23-29) – Cinco tribos receberão terras ao sul da área
sagrada: Benjamim, Simeão, Isaacar, Zebulon e Gace. A disposição é diferente
daquela obtida na conquista ao tempo de Josué (Js 13-17).
O SUSTENTO DOS QUE
MINISTRAVAM (EZ 45. 1-8)
[EZEQUIEL 45. 1-8] “Quando,
pois, repartirdes a terra por sortes em herança, oferecerá uma oferta ao
SENHOR, um lugar santo da terra; o comprimento será de vinte e cinco mil canas,
e a largura, de dez 2 mil; este será santo em todo o seu contorno ao redor. E
será o santuário de quinhentas com mais quinhentas, em quadrado, e terá em
redor um arrabalde de cinqüenta côvados. E desta medida medirás um comprimento
de vinte e cinco mil côvados e uma largura de dez mil; e ali estará o santuário
e o lugar santíssimo. Este será o lugar santo da terra; ele será para os sacerdotes,
ministros do santuário, que dele se aproximam para servir ao SENHOR; e lhes
servirá de lugar para casas e de lugar santo para o santuário. E terão os
levitas, ministros da casa, por possessão sua, vinte e cinco mil medidas de
comprimento, para vinte câmaras. E, para a possessão da cidade, de largura
dareis cinco mil canas e de comprimento vinte e cinco mil, defronte da oferta
santa, o que será para toda a casa de Israel. O príncipe, porém, terá a sua
parte desta e da outra banda da santa oferta e da possessão da cidade, diante
da santa oferta e diante da possessão da cidade, na esquina ocidental para o
ocidente, e na esquina oriental para o oriente; e será o comprimento, defronte
de uma das partes, desde o termo ocidental até ao termo oriental. E esta terra
será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes nunca mais oprimirão o meu
povo; antes, deixarão a terra à casa de Israel, conforme as suas tribos”.
NOTA:. O Templo era protegido de profanação por estar
situado no meio de um território santo (cerca de 20 quilômetros quadrados)
cercado pelos alojamentos designados aos sacerdotes.
ALIANÇA MOSAICA
Esta aliança, naturalmente, tornou-se nula à cruz do
calvário, mas de qualquer maneira, além de ver todos os seus princípios morais
reincorporados na Nova Aliança, vêem também o sistema do ritual do templo e de
festas anuais novamente utilizadas no culto a Deus.
O Templo será reconstruído, sendo as instruções
para a sua construção elaboradas em (Ez 40. 1 a 43. 17). Os rituais que ali
serão celebrados não significam que fosse restabelecida a antiga lei, mas que
apenas servirão de “memoriais” do amor e da morte de Cristo, no mesmo sentido
em que a Ceia do Senhor também tem e continuará a ter esse sentido. (Lc 22. 16;
18. 30; MT 26. 29; Mc 14. 25)
[Lucas 22. 16] “Pois vos digo que nunca mais a comerei,
até que ela se cumpra no reino de Deus”.
NOTA:. [Mateus 26. 29] “E digo-vos que, desde agora, não
beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no
Reino de meu Pai”.
Da aliança – O Novo Testamento ou Nova Aliança, é o novo
acordo de Deus para os homens baseado na morte de Cristo.
[Lucas 18. 20] “E ele lhes disse: Na verdade vos digo que
ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos
pelo Reino de Deus e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade
vindoura, a vida eterna”.
[Mateus 26. 29] “...” (...veja versículo acima)
[Marcos 14. 25] “Em verdade vos digo que não beberei mais
do fruto da vide, até àquele Dia em que o beber novo, no Reino de Deus”.
AS ALIANÇAS COM NOÉ
E DAVI
Observamos que o arco-íris da aliança com Noé envolve
nesta época o Trono do Juízo, Deus lembrando-se de Sua promessa de não
disciplinar todo ser vivente. (Gn 9. 13-15; Ap 4. 3); As provisões desta
aliança que afetam a natureza e o reino animal, naturalmente são incluídas na
renovação da Aliança Edênica. A instituição do governo humano será perpetuada e
a Aliança com Davi, cumprir-se-á na íntegra no Reino do Deus-Homem, o Filho de
Davi, Cristo, e seus santos que com Ele reinarão. (Lc 1. 32-33; Dn 2. 45; 7.
13-14; Ap 5. 10; 11. 15; 12. 5; 20. 4-5)
Pela Primeira vez em toda a história, a Justiça
absoluta será aplicada a quem comete pecado e isso imediatamente (Is 11. 1-5;
Sl 2. 9; Ec 8. 11; Ap 12. 5). Jerusalém será Capital desse Governo Mundial de
Cristo e Davi servo Príncipe da Palestina. (Is 2. 2-4; Ez 37. 24-25); durante
esse reino MILENIAL não haverá guerra nenhuma em toda a terra. (Mq 4. 34)
[Gênesis 9. 13-15] “O meu arco tenho posto na nuvem; este
será por sinal do concerto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu
trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então, me lembrarei do
meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne;
e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne”.
NOTA:. O meu arco, provavelmente um fenômeno novo, devido
às mudanças nas formações de nuvens e nas condições atmosféricas em geral
depois do dilúvio. O Arco-Íris, serve como um sinal da aliança feita por Deus
com Noé, um compromisso de nunca mais enviar contra a humanidade um dilúvio
universalmente destrutivo.
[Apocalipse 4. 3] “E esse que se acha assentado é
semelhante no aspecto a pedra de Jaspe e de Sardônio, e ao redor do trono há um
arco-íris semelhante no aspecto de esmeralda”.
NOTA:. Jaspe - claro como cristal (cf. Ap 21. 11) Sardônio
– Vermelho como sangue, esmeralda, verde claro.
[Apocalipse 21. 11] “A qual tem a glória de Deus, o seu
fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe
cristalina”.
[Lucas 1. 32-33] “Este será grande e será chamado Filho do
Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará
eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”.
NOTA:. Davi, seu pai. “Veja (Lc 3. 31 e a nota sobre MT.
1. 1)”
(Lc 3. 31) – Jesus. O nome significa “O Senhor é Salvação”
(veja a nota MT 1. 1)
[Mateus 1. 1] “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de
Davi, Filho de Abraão”.
Jesus Cristo. O nome “Jesus” vem da forma grega e latina
do hebraico “JESHUA” (Josué) que significa “O Senhor é Salvação”. Cristo vem da
palavra grega “Mashiah” (Messias), que significa “Ungido”. Filho de Davi era um
título messiânico muito popular à época. Esta genealogia segue a linhagem de
José, o pai legal (embora não natural) de Jesus, e estabelece a validade de sua
reivindicação e seu direito ao trono de Davi (Mt 1. 1-6) Jessé gerou ao rei
Davi, e o rei Davi, a Salomão da que fora mulher de Urias;
A Genealogia em (Lc 3. 23-38) é
evidentemente a de Maria
A Genealogia do Filho do Homem (Lc 3. 23-38)
[Lucas 3. 23-38] “E o mesmo Jesus começava a ser de quase
trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José, de Eli, e Eli, de
Matate, e Matate, de Levi, e Levi, de Melqui, e Melqui, de Janai, e Janai, de
José, e José, de Matatias, e Matatias, de Amós, e Amós, de Naum, e Naum, de
Esli, e Esli, de Nagai, e Nagai, de Maate, e Maate, de Matatias, e Matatias, de
Semei, e Semei, de José, e José, de Jodá, e Jodá, de Joanã, e Joanã, de Resa, e
Resa, de Zorobabel, e Zorobabel, de Salatiel, e Salatiel, de Neri, e Neri, de
Melqui, e Melqui, de Adi, e Adi, de Cosã, e Cosã, de Elmadã, e Elmadã, de Er, e
Er, de Josué, e Josué, de Eliézer, e Eliézer, de Jorim, e Jorim, de Matate, e
Matate, de Levi, e Levi, de Simeão, e Simeão, de Judá, e Judá, de José, e José,
de Jonã, e Jonã, de Eliaquim, e Eliaquim, de Meleá, e Meleá, de Mená, e Mená,
de Matatá, e Matatá, de Natã, e Natã, de Davi, e Davi, de Jessé, e Jessé, de
Obede, e Obede, de Boaz, e Boaz, de Salá, e Salá, de Naassom, e Naassom, de
Aminadabe, e Aminadabe, de Admim, e Admim, de Arni, e Arni, de Esrom, e Esrom,
de Perez, e Perez, de Judá, e Judá, de Jacó, e Jacó, de Isaque, e Isaque, de Abraão,
e Abraão, de Tera, e Tera de Naor, e Naor, de Serugue, e Serugue, de Ragaú, e
Ragaú, de Faleque, e Faleque, de Éber, e Éber, de Salá, e Salá, de Cainã, e
Cainã, de Arfaxade, e Arfaxade, de Sem, e Sem, de Noé, e Noé, de Lameque, e
Lameque, de Metusalém, e Metusalém, de Enoque, e Enoque, de Jarede, e Jarede,
de Maalalel, e Maalalel, de Cainã, e Cainã, de Enos, e Enos, de Sete, e Sete,
de Adão, e Adão, de Deus”.
NOTAS:.
Filho de Eli. José era filho de Jacó por nascimento (Mt 1.
16) e filho de Eli por casamento. Esta é provavelmente a genealogia materna de
Jesus, (veja a nota sobre
Mateus 1. 1).
Mateus 1. 1).
[Mateus 1. 16] “E Jacó gerou a José, marido de Maria da
qual gerou a Jesus, que se chama o Cristo”.
NOTA:. Da qual. A utilização do feminino singular
no grego não deixa dúvidas de que Jesus nasceu apenas de Maria e não de Maria e
José. Esta é uma das evidências mais fortes para o nascimento virginal de
Jesus.
A NOVA ALIANÇA
DURANE O MILÊNIO
Como já observamos todas essas alianças fundamentam-se sobre
a NOVA ou a ETERNA ALIANÇA. Portanto, consideramos que tenham o seu cumprimento
integral no período MILENIAL, sendo elas realmente expressões ou partes
integrais da grande NOVA ALIANÇA.
É evidente que quando essa Aliança foi prometida, ela
associava-se às condições milenais descritas no Velho Testamento e prometidas
especialmente aos judeus quando esses estariam restaurados à sua terra, a
Palestina (Ex 36. 19-28). É evidente que o derramamento do Espírito Santo,
previsto por (Jl 2. 28-32), concerne de modo especial ao povo judeu no
princípio do Milênio (Zc 10. 12). Esse fato não contradiz nada do que
aprendemos a respeito da dispensação da igreja, isto é, que a Nova Aliança e a
Aliança Vigente durante esse período. O Espírito Santo claramente ensina que a
nova Aliança cumpre-se verdadeiramente durante a atual dispensação. Contudo, um
cumprimento ainda maior nos espera em dias vindouros (Hb 8. 7-13; 10. 16).
A NOVA ALIANÇA promoveu purificação dos pecados, um
coração novo e a presença do Espírito Santo, bênçãos previstas para o povo de
Deus, tanto durante a dispensação da Igreja como para a dispensação MILENAL.
Assim, vemos que a Nova Aliança será plenamente operante, demonstrando em todo
o mundo e mui particularmente, na Palestina, as suas bênçãos, resultando em que
a grande maioria dos homens do mundo buscará a Deus e aprenderão a justiça (Sl
72; Is 11. 9; 26. 9; Zc 14. 16-21; Mll 1. 11).
A CONSTRUÇÃO DO
TABERNÁCULO
(Ver estudo sobre o
Tabernáculo no Deserto)
[Êxodo 36. 19-28] “Fez também para a tenda uma coberta de
peles de carneiros tintas de vermelho; e, por cima, uma coberta de peles de
texugo. Também fez tábuas levantadas para o tabernáculo, de madeira de cetim. O
comprimento de uma tábua era de dez côvados, e a largura de cada tábua era de um
côvado e meio. Cada tábua tinha duas coiceiras, pregadas uma com a outra; assim
fez com todas as tábuas do tabernáculo. Assim, pois, fez as tábuas para o
tabernáculo; vinte tábuas para a banda do sul; e fez quarenta bases de prata
debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas
coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras.
Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo da banda do norte, com as
suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases
debaixo de outra tábua. E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis
tábuas. Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo aos dois lados”.
NOTA:. Instruções para o uso da madeira na construção do
Tabernáculo.
[Joel 2. 28-32] “E há de ser que, depois, derramarei o meu
Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os
vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os
servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. E mostrarei
prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se
converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível
dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será
salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR
tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar”.
NOTA:. Depois, isto é, depois do arrependimento e
restauração, o futuro de Israel
(Zc 12. 10; 13. 1), ligados à segunda vinda de Cristo, como testemunhado pelos prodígios descritos no (VS 30 – Veja nota sobre “Atos 2. 16-21”). O Espírito Santo será então derramado sobre as classes sociais em Israel dentre os que pertencerem ao remanescente fiel (VS 32).
(Zc 12. 10; 13. 1), ligados à segunda vinda de Cristo, como testemunhado pelos prodígios descritos no (VS 30 – Veja nota sobre “Atos 2. 16-21”). O Espírito Santo será então derramado sobre as classes sociais em Israel dentre os que pertencerem ao remanescente fiel (VS 32).
[Atos 2. 16-21] “Mas isto é o que foi dito pelo profeta
Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei
sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os
vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu
Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e
profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na
terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua,
em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
NOTA:. (VS 16-21) – O cumprimento desta profecia se dará
no futuro, imediatamente antes da volta de Cristo, quando todos os detalhes
(eg. VS 20 e Ap 6. 12) da profecia serão cumpridos.
(VS 20) – O sol se converterá em trevas e a lua em sangue.
[Apocalipse 6. 12] “E, havendo aberto o sexto selo, olhei,
e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de
cilício, e a lua tornou-se como sangue”.
Pedro lembrou seus ouvintes de que, conhecendo a profecia
de Joel, deveriam ter percebido que se tratava da obra do Espírito Santo, e não
do resultado de bebedeira.
[Zacarias 10. 12] “Eu os fortalecerei no Senhor, Le
andarão no Seu nome, diz o Senhor”.
[Zacarias 13. 1] “Naquele dia haverá uma fonte aberta para
a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a
impureza”.
NOTA:. A purificação dos pecados segue o lamento
mencionado no capítulo anterior. Fonte aberta, uma alusão ao Calvário, agora
aberta para a Salvação de todos os que estiverem vivos ao tempo da volta de
Cristo, cf. logo em abaixo:
[Romanos 11. 26-27] “E, assim, todo o Israel será salvo,
como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.
E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados”.
Conforme está escrito: “Virá de Sião o Libertador”. Veja
cf. em (Is 59. 20-21)
[Isaías 59. 20-21] “E virá um Redentor a Sião e aos que se
desviarem da transgressão em Jacó, diz o SENHOR. Quanto a mim, este é o meu
concerto com eles, diz o SENHOR: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas
palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua
posteridade, nem da boca da posteridade da tua posteridade, diz o SENHOR, desde
agora e para todo o sempre”.
NOTA:. Em seu segundo advento Ele julgará; seus inimigos
(VS 17-19) e trará a salvação a Israel (VS 20-21) cf. (Rm 11. 26-27). A palavra
aqui traduzida por Redentor (Is 59. 20), significa parente resgatado; isto é,
alguém que tem laços de sangue com aqueles que se restada, o que indica a
necessidade da encarnação (Hb 2. 14-16).
[Hebreus 2. 14-16] “E, visto como os filhos participam da
carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela
morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse
todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de
Abraão”.
NOTA:. (Hb 2. 14-16) – Carne e sangue era uma expressão
típica do Antigo Testamento, para se referir à natureza humana. Destes...
Participou I.e..., da mesma natureza humana. Destruísse, não significa
aniquilamento, pois o diabo existirá eternamente em tormento no lago de enxofre
(Ap 20. 10). A palavra significa: “incapacitar, quebrar o poder, tornar
inoperante”. Este versículo define o propósito principal de Cristo assumir “uma
condição inferior”.
[Romanos 11. 16-17] “E assim, todo o Israel será salvo,
como está escrito: Virá de Sião o Libertador. Ele apartará de Jacó a impiedade.
Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”. (veja Is.
59. 20-21)
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