ESTUDO
DAS
PROFECIAS
Adaptação
Pr. João Lopes Amaral
ESTUDO DAS PROFECIAS
A primeira pessoa que a Bíblia chama de PROFETA (em heb. -
Nabhi) foi Abraão
(Gn 20.7; cf. Sl 105.5), mas a profecia do Antigo Testamento recebeu sua forma normativa na vida e na pessoa de Moisés, que passou a constituir padrão de comparação para todos os profetas futuros (Dt 18. 15-19; vd MESSIAS; Dt 34. 10). Cada característica que caracterizava o verdadeiro profeta de YAHWEH, na tradução clássica da profecia vetero-testamentária foi pela primeira vez encontrada em Moisés.
(Gn 20.7; cf. Sl 105.5), mas a profecia do Antigo Testamento recebeu sua forma normativa na vida e na pessoa de Moisés, que passou a constituir padrão de comparação para todos os profetas futuros (Dt 18. 15-19; vd MESSIAS; Dt 34. 10). Cada característica que caracterizava o verdadeiro profeta de YAHWEH, na tradução clássica da profecia vetero-testamentária foi pela primeira vez encontrada em Moisés.
[Gn 20.7] “Agora, pois, restitui a mulher a seu marido,
pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se porém, não lha
restituíres sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.”
NOTA: Ele é profeta. Esta é a primeira ocorrência da
palavra hebraica nabi,
deriva de um verbo que significa “proclamar,
declarar, falar como intermediário”, é usada aqui para enfatizar o caráter oficial
da intercessão de Abraão. Normalmente a palavra se refere a alguém que declara
uma mensagem em lugar de outro que lhe é superior. Esse outro normalmente é
Deus, embora que nem sempre (cf. Ex. 7. 1). A intercessão de Abraão salvou a
vida de Abimelique e removeu a esterilidade de suas esposas
(Gn 20. 7; 17.18).
(Gn 20. 7; 17.18).
[Salmos 105.15] Dizendo: “Não toqueis nos meus ungidos,
nem maltrateis os meus profetas”.
NOTA: Este Salmo histórico de Israel é aberto com uma
comunicação ao louvor e à memória dos feitos maravilhosos de Deus (VV. 1. 7); a
seguir focaliza a aliança abraâmica (VV. 18. 15), a vida de José e o
assentamento de Israel no Egito
(vv. 16.24), a vida de Moisés e a libertação do Egito (VV. 25-38), o cuidado de Deus por Israel no deserto (VV. 39-41) e a entrada em Canaã (VV. 42-45). Parte desse Salmo é citada em conexão com a procissão organizada por Davi para trazer a Arca para Jerusalém (I Cr 16. 8-22).
(vv. 16.24), a vida de Moisés e a libertação do Egito (VV. 25-38), o cuidado de Deus por Israel no deserto (VV. 39-41) e a entrada em Canaã (VV. 42-45). Parte desse Salmo é citada em conexão com a procissão organizada por Davi para trazer a Arca para Jerusalém (I Cr 16. 8-22).
[Êxodo 7. 1] “Então disse o Senhor a Moisés: Vê que te
constitui como deus sobre Faraó e a Arão, teu irmão será teu profeta.”
[Deuteronômio 18. 15-19] MESSIAS “O SENHOR, teu Deus, te
despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
conforme tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, no dia da
congregação, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais
verei este grande fogo, para que não morra. Então, o SENHOR me disse: Bem
falaram naquilo que disseram eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus
irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo
o que eu lhe ordenar.”
NOTA: Dt 18. 15 – Um profeta. Este papel foi por fim
assumido por Jesus de Nazaré (veja a nota sobre Atos 3. 22) e em seu ofício de
profeta (cf. Dt 34. 10 com Lc 28. 19) e Atos 3. 22, disse... Na verdade,
Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante
a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
NOTA: Atos 3.22 – Os judeus esperavam um profeta e o
Messias – Duas pessoas distantes (Jo 1. 20-21; 7. 40-41). A mensagem cristã
unia os dois na pessoa única de Jesus Cristo (Dt 18. 15).
[Gênesis 20. 7, 17-18] “E, orando Abraão sarou Deus
Abimeleque, sua mulher e suas servas de sorte que elas pudessem ter filhos.
Porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque,
por causa de Sara, mulher de Abraão.
Moisés recebeu uma chamada específica e pessoal da parte
de Deus. A iniciativa da chamada de alguém para o ofício profético depende de
Deus. (Ex 3. 1-4, 17; cf. Js 6; Jr 1. 4-19; Ex 1-3; Os 1.2; AM 7. 14-15; Jn 1. 1)
e é somente o profeta falso que ousa arrogar-se o ofício (Jr 14.14; 23. 22; AM
3. 7). O profeta aparecia perante os homens na qualidade de um homem que se
apresentava perante Deus (2 Rs 17. 1; 18. 15).
[2 Reis 17. 1] “No ano duodécimo de Acaz, rei de Israel,
começou a reinar Oséias filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove
anos”.
[João 1. 20-21] “Ele confessou e não ligou: confessou: Eu
não sou o Cristo. Então lhe perguntaram: Quem es pois? És tu Elias? Ele disse
não sou. Es tu o profeta? Respondeu não.”
[Isaías 15.1-9] Sentença contra Moabe: “Certamente numa
noite foi assolada Ar de Moabe, ela está destruída; certamente numa noite foi
assolada Quir de Moabe, ela está destruída.
NOTA: O julgamento contra Moabe, infligido pela Assíria é
descrito nessa passagem (veja a nota sobre Amós 2. 1). O julgamento foi rápido
(Ar e Quir, Is. 15. 1, embora distantes uma da outra, cerca de 40 Km, até Zoar,
na extremidade sul do Mar Morto (v.5). Observe-se a sensibilidade de Isaías aos
horrores da guerra.
[Amós 2.1] Moabe era a nação que surgira do filho de Ló e
de sua filha mais velha
(Gn 19. 37). “Até o reduzir a Cal e a pó”.
(Gn 19. 37). “Até o reduzir a Cal e a pó”.
[Gênesis 19. 31-38] “Então, a primogênita disse à menor:
Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que entre a nós, segundo o
costume de toda a terra. Vem, demos a beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com
ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai. E deram a beber vinho a
seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não
sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro
dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei
com meu pai; demos-lhe a beber vinho também esta noite, e então entra tu,
deita-te com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai. E deram a
beber vinho a seu pai, também naquela noite; e levantou-se a menor e deitou-se
com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E
conceberam as duas filhas de Ló de seu pai. E teve a primogênita um filho e
chamou o seu nome Moabe; este é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.”
As filhas solteiras de Ló, contaminadas pelo ambiente de
Sodoma, temendo morrer sem dar à luz filhos, desavergonhosamente cometeram
incesto com o próprio pai, usando vinho para torná-lo distante de suas ações.
As crianças assim concebidas receberam os nomes de Moabe (que significa “do
pai”); de quem descenderam os moabitas, e de Bem-Ami (cujo significado é “filho
do meu povo”; isto é, seu pai e sua mãe eram a mesma família, de quem
descenderam os amonitas.
Os moabitas viviam a leste do Mar Morto, ao passo que os
amonitas viviam a nordeste do mesmo Mar.
A iniciativa da chamada de alguém para o ofício profético
depende de Deus (Ex 3. 1-4, 17; cf. Isaías 6.; Jr 1. 4-19. Ez 1-3.; Os 1.2; AM
7.14-15; Jr 1. 1); e é somente o profeta falso que ousa arrogar-se o ofício (Jr
14. 14; 23. 21).
O objetivo e o efeito primário da chamada era uma
introdução à presença de Deus, conforme fica demonstrado nas passagens
observadas acima. Esse era o “mistério” ou conselho do Senhor (I RS 22. 19; Jr
23. 22; Am 3. 7). O profeta aparecia perante os homens na qualidade de homem
que se apresentava perante Deus (2 RS 17. 1; 18. 15).
[Êxodo 3. 1-4, 17] “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro,
seu sogro, sacerdote de Mídia; e levando o rebanho para o lado ocidental do
deserto, chegou ao Monte Horebe. Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de
fogo do meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia em fogo, e a
sarça não se consumia. Então disse consigo mesmo; irei para lá e verei essa
grande maravilha, porque a sarça não se queimava. Vendo o Senhor que ele se
voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés, Moisés! Ele
respondeu: Eis me aqui. Portanto disse eu: Farvos-ei subir da aflição do Egito
para a terra do (Cananeu, do heteu, do amorreu, do farizeu, do heveu e do
jebuzeu) para uma terra que mana ‘leite e mel”.
NOTA: Ex 3. 1 – Horebe era outro nome para o Monte Sinai,
cf. Dt 5.2. O Senhor nosso Deus fez aliança conosco em Horebe. Tradicionalmente
localizado na parte sudoeste da Península do Sinai. O anjo do Senhor era o
próprio Senhor...
NOTA: Gn 16. 10 – Disse lhe mais o anjo do Senhor:
Multiplicai-vos sobremodo a tua descendência de maneira que, por numerosa não
será contada.
NOTA: O anjo do Senhor, uma teofania, ou seja, uma
manifestação de Deus. Ele fala aqui como Deus, identifica se como Deus, e
reivindica para Si o exercício das prerrogativas de Deus (veja Gn 16. 7-14).
Uma vez que o anjo do Senhor deixa de aparecer depois da encarnação, inferiu se
freqüentemente que o anjo do Senhor no (A.T), é uma aparição preencarnada da
Segunda pessoa da Trindade.
[Isaías 6. 1-13] No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi
ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o
templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas
cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns
para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a
terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do
que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim, que vou
perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo
de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos! Mas um
dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar
com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus
lábios; e a tua iniqüidade foi tirado, e purificado o teu pecado. Depois disso,
ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então,
disse eu: eis me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este
povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos;
não venha ele a ver com os seus olhos, e a ouvir com os seus ouvidos, e a
entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado. Então, disse eu:
até quando, Senhor? E respondeu: Até que se assolem as cidades, e fiquem sem
habitantes, e nas casas não fique morador, e a terra seja assolada de todo. E o
SENHOR afaste dela os homens, e, no meio da terra, seja grande o desamparo.
Mas, se ainda a décima parte dela ficar, tornará a ser pastada; como o carvalho
e como a azinheira, que, depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a
santa semente será a firmeza dela.”
NOTA: Brasa viva do altar ou do altar de incenso ou do
altar do holocausto. Em qualquer dos casos, a brasa significava plenamente o
efeito do ritual purificatório do templo. Deus tomou a iniciativa de purificar
o profeta.
Por nós, Deus é retratado como um rei presidindo o seu
conselho. Esta expressão certamente deixa espaço para a revelação mais completa
sobre trindade, encontrada no Novo Testamento. Embora que, o povo não fosse dar
atenção, Isaías, deveria continuar a profetizar até a deportação para a
Babilônia.
Depois do 70 anos de cativeiro na Babilônia, a décima
parte voltaria. Estes, por sua vez, seriam novamente sujeitos a castigo (no
original, queima), mas não seriam erradicados. Israel produziria renovos como
terebintina (uma ave semelhante ao carvalho que quando cortada, deixa escorrer
uma resina perfumada) e o carvalho.
[Jeremias 1. 4-19] “A sua chamada “Assim veio a mim a
palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci;
e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu
te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque
eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a mão,
tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua
boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para
arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para
edificares e para plantares. Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que
é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. “E disse-me o
SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la...”
A CONFIRMAÇÃO DA CHAMADA (11-19)
“E veio a mim a
palavra do SENHOR, segunda vez, dizendo: Que é que, vês? E eu disse: Vejo uma
panela a ferver, cuja face está para a banda do Norte. E disse-me o SENHOR: Do
Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra. Porque eis que eu
convoco todas as famílias dos reinos do Norte, diz o SENHOR; e virão, e cada um
porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus
muros em redor, e contra todas as cidades de Judá. E eu pronunciarei contra
eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e
queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas
mãos. Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize lhe tudo quanto eu
te mandar; não desanimes diante deles, porque eu farei com que não temas na sua
presença. Porque eis que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro,
e por muros de bronze, contra toda a terra, e contra os reis de Judá, e contra
os seus príncipes, e contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra”.
Nota: Jeremias foi separado por Deus para seu ministério
profético ainda antes de nascer. Paulo foi escolhido do mesmo modo...
[Gálatas 1. 15-16] “Mas, quando aprouve a Deus, que desde
o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho
em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue...”
– OBS:. Isto é, a outras pessoas!
Uma criança. Melhor, um jovem. A objeção de Jeremias foi
vetada porque a autoridade para a sua mensagem residia naquele que o escolhera
(cf. Jo 15. 16) – Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu
vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o
vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedires ao Pai em meu nome, Ele
vo-lo conceda.
Não temas diante deles. Palavras semelhantes foram ditas a
Abraão (Gn 15.1)
– Depois destes acontecimentos veio a Palavra do Senhor a Abraão numa visão, e disse: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
– Depois destes acontecimentos veio a Palavra do Senhor a Abraão numa visão, e disse: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão e a
Paulo, também foram a Moisés em [Nn 21. 34] “Disse o Senhor a Moisés: Não o
tema, porque eu o dei na tua mão, a ele e a todo o seu povo e a sua terra e
far-lhe-ás como o fizeste a Seon, Rei dos Amorreus, que habitava em Hesbom.
As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão,
Paulo, Moisés, também foram ditas a [Daniel 10. 12] “Então me disse: Não temas
Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o coração a compreender e
a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e por causa
das tuas palavras é que eu vim (a oração de Daniel foi ouvida no primeiro dia
das três semanas de jejum, mas a resposta foi retardada por causa do conflito
angelical) em que foi necessária a intervenção do arcanjo Miguel que é o
guardião de Israel, para lutar contra o príncipe do reino da Pérsia, um ser
sobrenatural que tentava levar os reis da Pérsia a se oporem ao Plano de Deus.
As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão,
Paulo, Moisés, Daniel, também foram ditas à Maria [Lc 1. 30] “Mas o anjo lhe
disse: Maria, não temas porque achaste graça diante de Deus.”
As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão,
Paulo, Moisés, Daniel e Maria, também foram ditos a Pedro [Lc 5. 10] – bem como
de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios, disse Jesus a Simão:
Não temas: Doravante será pescador de homens.
Jeremias haveria de profetizar destruição e benção.
A amendoeira (heb. Shaged) serviu para assegurar Jeremias
de que Deus não estava adormecido. Mas que velava (heb. Shoged) para fazer a
sua vontade.
A panela (uma vasilha grande usada para cozinhar ou lavar)
prestes a derramar seu conteúdo fervente, inclinando-se do norte, ilustrava a
futura invasão babilônica. Jeremias recebe a ordem de ser forte, como cidade
fortificada, porque de fato foi durante os mais de 40 anos de seu ministério,
sem com isso perder o seu espírito manso e tranqüilo.
[Ezequiel 1. 3] “Veio expressamente a palavra do Senhor a
Ezequiel, filho de Buzi, sacerdote, na terra dos Caldeus, junto ao rio Quebar,
e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.”
[Oséias 1. 2] “Quando pela primeira vez falou o Senhor por
intermédio de Oséias, então lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e
terás filho de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do
Senhor.”
NOTA: O nome do profeta significa SALVAÇÃO. - Uma mulher
de prostituições. Se for entendida prolepticamente (cf. vontade antes
manifestada), a expressão indica que Gômer se tornou uma prostituta depois do
casamento com Oséias, caso contrário, ela se teria casado com uma prostituta
notória. Em qualquer dos dois casos, o casamento foi ordenado por Deus para
ilustrar vividamente a infidelidade do povo de Israel.
[Amós 7. 14-15] “Respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não
sou profeta e nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicomoros.
Mas o Senhor me tirou de após o gado e me disse: Vai e profetiza ao meu povo de
Israel.”
[Amós 3. 7] “Certamente o Senhor Deus não fará coisa
alguma, sem primeiro revelar os seus segredos aos seus servos, os seus
profetas.”
NOTA: Deus advertiu o povo, por meio de seus profetas
(incluindo Amós), mas o povo ordenava aos profetas que se calassem.
NOTA: VV.7. 14-15 ‘Colhedor de sicomoros’ – Mas correto
seria dizer furador ou cortador de figos, figos silvestres; era necessário
fazer isso para que tais frutos amadurecessem.
O profeta aparecia perante os homens na qualidade de um
homem que se apresentara perante Deus (I Rs 17. 1; 18. 15] “Então Elias, o
tesbita, os moradores de Gileade disse a Acabe: Tão certo com vive o Senhor,
Deus de Israel, perante cuja a face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes
anos, segundo a minha palavra”.
NOTA: Elias, significa “javé é Deus”, um nome
significativo numa época em que o culto a Baal ameaça extinguir o culto a Javé.
[I Reis 18. 15] “Disse Elias: Tão certo como vive o Senhor
dos Exércitos, perante cuja face está, deveras hoje me apresentarei a Ele”.
Novamente a consciência profética da história teve origem
com Moisés. Quando Isaías lançou sua tremenda polêmica contra a idolatria, uma
de suas mais potentes contenções – que somente Yahweh é o autor da profecia e
que os ídolos só sabem algo depois que isso sucede...
Exemplo: [Isaías 45. 20-22] “Congregai-vos e vinde; chegai-vos
juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão
as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode
salvar. Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir
isso desde a antiguidade? Quem, desde então, o anunciou? Porventura, não sou
eu, o SENHOR? E não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador, não há fora
de mim”.
Originam-se diretamente de Moisés e do Êxodo. Yahweh
enviou ao Egito na posse de formações necessárias para interpretar os grande acontecimentos
que haveria de ter lugar. A história se tornou numa revelação porque havia, em
adição à situação histórica um homem preparado diante mão para afirmar o que
essa situação história significava. Moisés não foi deixado a lutar em busca do
sentido dos acontecimentos, no momento ou depois de sua realização; mas
discernia-nos com antecedência e foi avisado por Deus acerca do significado dos
mesmos. Outro tanto sucedia a todos os demais profetas. Exclusiva entre as
nações da antiguidade, Israel tinha perfeita consciência da história. E deviam
isso aos profetas e, sobre o Senhor da história, os profetas deviam a Moisés.
Semelhantemente deviam a ele sua preocupação ética e social.
Os Títulos dos Profetas
Duas descrições gerais aparecem geralmente usadas a
respeito dos profetas: Primeira (homem de Deus) descreve o conceito sobre eles
que tiveram seus semelhantes. Este título foi dado a primeira vez a Moisés (Dt
33.1) e continuou sendo empregado até o fim da monarquia (cf. I SM 2. 27; 9. 6;
I RS 13. 1) que a intenção disso era expressar diferença de caráter entre o
profeta e os demais homens é deixado perfeitamente claro pela mulher sunamita
“veja que este é santo homem de Deus (II RS 4.9).
Outro título geral era de servos (dele, teu ou meu) – Não
parece que alguma vez alguém se tenha dirigido a qualquer profeta chamando de
“servo de Deus”, mas Deus freqüentemente descrevia os seus profetas como “meus
servos” e conseqüentemente, os outros pronomes, dele e teu também eram
empregados, (por exemplo: II RS 17. 13, 23; 21. 10; 24. 12; Ed 9. 11; Jr 7.
25). Aqui há outra relação do profeta, a relação de sua pessoa para com Deus, é
expressada, sendo que isso também foi inicialmente um título aplicado a Moisés,
cf. citação em [Josué 1. 1-2] “sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do
SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e
todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”
[Dt 33.1] – Esta é a benção que Moisés, homem de Deus, deu
aos filhos de Israel, antes da sua morte.
NOTA:. Moisés ao introduzir sua benção (cf. a benção de
Jacó em (Gn 49.), recorda a marcha de Deus com o seu povo desde o Sinal,
passando por Seir (Edom) e Parã (na parte nordeste da península do Sinal).
Ele veio das miríades dos santos (uma referência aos
anjos) os teus santos, todavia é uma referência a Israel, o povo separado por
Deus. O amado (veja nota sobre)
[Dt 32. 15] “E, engordando-se Jesurum (amado), deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação”.
[Dt 32. 15] “E, engordando-se Jesurum (amado), deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação”.
[Gênesis 49. 1-33] “Depois, chamou Jacó a seus filhos e
disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos derradeiros
dias; ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel, vosso pai: Rúben, tu
és meu primogênito, minha força e o princípio do meu vigor, o mais excelente em
alteza e o mais excelente em poder. Inconstante como a água, não serás o mais
excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então, o contaminaste;
subiste à minha cama. Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos
de violência. No seu secreto conselho, não entre minha alma; com a sua
congregação, minha glória não se ajunte; porque, no seu furor, mataram varões
e, na sua teima, arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e
a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó e os espalharei em Israel.
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus
inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho; da
presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como um leão e como um leão
velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre
seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o
seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente; ele
lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os olhos serão
vermelhos de vinho, e os dentes, brancos de leite. Zebulom habitará no porto dos
mares e será como porto dos navios; e o seu termo será em Sidom. Issacar é
jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos. E viu ele que o descanso
era bom e que a terra era deliciosa, e abaixou o seu ombro para acarretar, e
serviu debaixo de tributo. Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de
Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde
os calcanhares do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação
espero, ó SENHOR! Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por
fim. De Aser, o seu pão será abundante e ele dará delícias reais. Naftali é uma
cerva solta; ele dá palavras formosas. José é um ramo frutífero, ramo frutífero
junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram
amargura, e o flecharam, e o aborreceram. O seu arco, porém, susteve-se no
forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó
(donde é o Pastor e a Pedra de Israel), pelo Deus de teu pai, o qual te
ajudará, e pelo Todo-poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos céus de
cima, com bênçãos do abismo que está debaixo, com bênçãos dos peitos e da
madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até a
extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José e sobre o
alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. Benjamim é lobo que
despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo. Todas
estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os
abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção. Depois, ordenou-lhes e
disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me, com meus pais, na cova que
está no campo de Efrom, o heteu, na cova que está no campo de Macpela, que está
em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de
Efrom, o heteu, por herança de sepultura. Ali, sepultaram Abraão e Sara, sua
mulher; ali, sepultou Isaque e Rebeca, sua mulher; e, ali, eu sepultei Léia. O campo
e a cova que está nele foram comprados aos filhos de Hete. Acabando, “pois Jacó
de dar mandamentos a seus filhos, encolheu os seus pés na cama, e expirou, e
foi congregado ao seu povo”.
NOTA: Gn 49 – Nos dias vindouros se refere ao futuro de
Israel em dupla perspectiva; o período de sua ocupação de Canaã e o tempo da
vinda do Messias. Algumas vezes a expressão se refere a Israel no final do
período da tribulação (Dt 4. 30; Ez 38.16), às vezes, à história das nações
gentílicas (Dn 2. 28) e, às vezes, na presente era da igreja em sua inteireza
(Hb 1. 2) ou, em sua conclusão (2 Tm 3. 1; Tg 5. 3). Os pronunciamentos de Jacó
em Gênesis 49, incluíram tanto profecia (v.1) quanto benção (v.28).
NOTA:. Gn 49. 3-4 – Rubem, o primogênito, perdeu seu lugar
preeminente devido a sua fornicação com Bila (Gn 35. 22). Jacó predisse
instabilidade e ineficiência. E impetuoso como a água significa literalmente,
“um fervilhar na água”. Instrução viva de instabilidade. Nenhum profeta, herói
ou juiz procedeu desta tribo. (Jz 5. 15-16; I Cr 5. 1)
NOTA:. Gn 49. 5-7 – Simeão e Levi são condenados por sua
crueldade e ódio sem controle quando do massacre dos Siquemitas (Gn 34. 25). Em
Gn 49. 6, Jacó se desassocia dos motivos e ações dos filhos. Jarretaram touros.
Ou, melhor: mutilaram touros, cf. cortaram os tendões das pernas, um ato de
destruição injustificada. ... Dividi-los-ei... Espalharei. Simeão viria a
receber uma herança dentro da herança de Judá (Js 19. 1, veja também I Cr 4.
39-43). Os levitas não tinham herança própria, somente Cidades espalhadas pela
terra (Js 31. 1-3). Os levitas se redimiram ao se oporem à idolatria ligada ao
bezerro de ouro (Ex 32. 26) e se tornaram a Tribo sacerdotal.
NOTA:. Gn 49. 8-12 – Judá que significa “Louvor” se
tornaria o líder entre as tribos, forte como um leão novo que tivesse contido
sua presa, e seguro como um leão adulto que ninguém ousaria provocar (v. 9).
Esta predição não começou a se cumprir senão a partir do tempo do rei Davi, 640
anos depois da profecia de Jacó. Silo significa, provavelmente, “aquele que
traz ou, até que ele receba o que diz respeito (a) paz, referindo-se ao
Messias, que seria da tribo de Judá (AP 5. 5). Em sua segunda vinda, o Messias,
será mundialmente reconhecido. Os VV. 11-12, descrevem a prosperidade milenar,
com vinhas tão frutíferas que ninguém hesitará em anunciar o seu jumentinho às
videiras (embora o jumentinho seja um herbívoro), com vinho tão abundante
quanto a água e com pessoas extremamente saudáveis (cf. com olhos cintilantes).
NOTA:. Gn 49. 13 – Na praia dos manes Zebulom teria
contato marinheiros mercacores (Js 19. 10-16). Enviou-a contra uma nação ímpia,
e contra o povo da minha indignação lhe dou ordens, para que dele roube a presa
e lhe tome o despojo e o ponha para ser pisado aos pés como a lama da rua.
NOTA:. Gn 49. 16-19-8 – Sansão, um danita (cf. Jz 13. 2)
julgou Israel por 20 anos. Os danitas, todavia, introduziram a idolatria em
bases de oficiais em Israel (Jz 18. 30-31). Essa pode ser a razão pela qual Dã
é omitido na lista de tribos em (AP 7. 4-8, veja a nota sobre a passagem).
[Juízes 1. 2-36] “E disse o SENHOR: Judá subirá; eis que
lhe dei esta terra na sua mão. Então, disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe
comigo à herdade que me caiu por sorte, e pelejemos contra os cananeus, e
também eu contigo subirei à tua, que te caiu por sorte. E Simeão partiu com
ele. E subiu Judá, e o SENHOR lhe deram na sua mão os cananeus e os fariseus; e
feriram deles em Bezeque a dez mil homens. E acharam a Adoni-Bezeque em
Bezeque, e pelejaram contra ele, e feriram aos cananeus e aos fariseus. Porém
Adoni-Bezeque fugiu; e o seguiram, e o prenderam, e lhe cortaram os dedos
polegares das mãos e dos pés. Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os
dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da
minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o trouxeram a Jerusalém,
e morreu ali. Porque os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e a tomaram,
e a feriram a fio de espada, e à cidade puseram a fogo. E, depois, os filhos de
Judá desceram a pelejar contra os cananeus que habitavam nas montanhas, e no
sul, e nas planícies. E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebron
(era, porém, dantes, o nome de Hebron Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a
Aimã, e a Talmai. E, dali, partiu contra os moradores de Debir (e era, dantes,
o nome de Debir Quiriate-Sefer). E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer e
a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. E tomou-a Otniel, filho de
Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha
Acsa por mulher. E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu a que pedisse um
campo a seu pai; e ela se apeou do jumento, saltando; e Calebe lhe disse: Que é
o que tens? E ela lhe disse: Dá-me uma bênção, pois me deste uma terra seca;
dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes
inferiores. Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das
Palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade; e
foram e habitaram com o povo. Foise, pois, Judá com Simeão, seu irmão, e
feriram aos cananeus que habitavam em Zefate, e totalmente a destruíram, e
chamaram o nome desta cidade Horma. Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a
Asquelom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo. E foi o SENHOR com Judá, e
despovoou as montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto
tinham carros de ferro. E deram Hebron a Calebe, como Moisés o dissera, e dali
expeliu os três filhos de Anaque. Porém os filhos de Benjamim não expeliram os
jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitaram com os filhos
de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje. E subiu também a casa de José a Betel,
e foi o SENHOR com eles. E fez a casa de José espiar a Betel (e foi dantes o
nome desta cidade Luz). E viram os espias um homem que saía da cidade e lhe
disse: Ora, mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos contigo de beneficência.
E, mostrando-lhes ele a entrada da cidade feriu a cidade a fio de espada; porém
àquele homem e a toda a sua família deixou ir. Então, aquele homem foi-se à
terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu
nome até o dia de hoje. Nem Manassés expeliu os habitantes de Bete-Seã, nem dos
lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição;
nem aos moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores
de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Megido, com
os lugares da sua jurisdição; e quisera os cananeus habitar na mesma terra. E sucedeu
que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários, porém não
os expeliu de todo. Tampouco expeliu Efraim os cananeus que habitavam em Gezer;
antes, os cananeus habitavam no meio dele, em Gezer. Tampouco expeliu Zebulom os
moradores de Quitrom, nem aos moradores de Naalol; porém os cananeus habitavam
no meio dele e foram tributários. Tampouco Aser expeliu os moradores de Aco,
nem os moradores de Sidom, nem Alabe, nem Aczibe, nem Helba, nem Afeca, nem Reobe;
porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra;
porquanto os não expeliram. Tampouco Naftali expeliu os moradores de
Bete-Semes, nem os moradores
de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que
habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e
os de Bete-Anate. E apertaram os amorreus aos filhos de Dã até as montanhas;
porque nem os deixavam descer ao vale. “Também os amorreus quiseram habitar nas
montanhas de Heres, em A¼alom e em Saalabim; porém prevaleceu a mão da casa de
José, e ficaram tributários”.
NOTA:. Com a morte de Josué, outra era findou, como
acontecera antes, com a morte de Moisés. Cananeus – O termo inclui todos os
grupos étnicos de Canaã.
*Jz 1. 1-3 – Disse... Judá a Simeão. As tribos são
mencionadas pelos nomes de seus ancestrais. Judá recebera um território maior
(veja nota sobre Js 15. 1-12; A sorte da tribo dos filhos de Judá, segundo as
suas famílias, caiu para o Sul, até ao termo de Edom, até ao deserto de Zim,
até a extremidade da banda do Sul. A fronteira Sul de Judá estendia-se da
extremidade Sul do Mar Salgado (Mar Morto) em direção Oeste, até o Ribeiro do
Egito. Sua fronteira Norte, estendia-se da extremidade Norte do Mar Morto, até
o Mar Mediterrâneo (sendo estes, os limites, oriental e ocidental
respectivamente).
[I Samuel 2. 27] “Veio um homem de Deus a Eli, e lhe
disse: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai,
estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó?”
NOTA:. Um homem de Deus, cf. um porta voz de Deus (veja a
nota sobre (I Cr 23. 14), Quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram
contados entre as tribos de Levi. Homem de Deus; isto é, algum encarregado de
uma missão por Deus.
[I Samuel 9. 5] “Porém, ele lhe disse: Nesta cidade há um
homem de Deus, e é muito estimado; tudo quanto ele diz, sucede: Vamo-nos agora
lá. Mostrar-nos-á, por ventura o caminho que devemos seguir”.
[I Reis 13. 1] “Eis que por ordem do Senhor veio de Judá a
Betel um homem de Deus, e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar
incenso”.
[2 Reis 4. 9] “Ela disse a seu marido: Vejo que este que
passa sempre por nós é santo homem de Deus”.
[2 Reis 17. 3] “O Senhor advertiu a Israel e a Judá por
intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai-vos dos
vossos maus caminhos, e guarde os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo
toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus
sérvios e os profetas.
[2 Reis 23. 1-3] “Então, o rei ordenou, e todos os anciãos
de Judá e de Jerusalém se ajuntaram a ele. E o rei subiu à Casa do SENHOR, e
com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, e os
sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos
ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do
SENHOR. E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o SENHOR, para
andarem com o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e
os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as
palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo
esteve por este concerto”.
[2 Reis 21 .10] “Então o Senhor falou por intermédio dos
profetas seus servos”.
[2 Reis 24. 10] “Enviou o Senhor contra Jeoaquim bandos de
caldeus e bandos de sírios, e de moabitas e dos filhos de amom; enviou-os
contra Judá para destruí-los segundo a Palavra que o Senhor falara pelos
profetas, seus servos”.
[Esdras 9. 11] “Que ordenaste por intermédio dos teus servos,
profetas, dizendo: A terra em que entrais para possuí-la é terra imunda pela
imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção,
encheram-na duma extremidade à outra”.
[Jeremias 7. 25] “Desde o dia em que vossos pais saíram da
terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos
os dias, começando de madrugada, eu os enviei”.
[Juízes 13. 2] “E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã,
cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos. E o Anjo do
SENHOR apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca
tens concebido; porém conceberás e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de
que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda. Porque eis que tu
conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o
menino será nazireu de Deus desde o ventre 6 e ele começará a livrar a Israel
da mão dos filisteus. Então, a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um
homem de Deus veio a mim, cuja vista era semelhante à vista de um anjo de Deus,
terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome.
Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora, pois, não bebas
vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu
de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte. Então, Manoá orou insistentemente
ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste,
ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há
de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à
mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.
Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou a seu marido, e disse-lhe:
Eis que aquele homem que veio a mim no outro dia me apareceu. Então, Manoá
levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele
homem que falaste a esta mulher?”
[Jeremias 18. 30-31] – Os filhos de Dã levantaram para si
aquela imagem de escultura; e Jônatas filho de Gérson, filho de Manasses, eles
e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até o dia do cativeiro do
povo. Assim, pois, a imagem de escultura, feita por Mica estabeleceram para si,
todos os dias que a casa de Deus esteve em Silo.
NOTA:. Filho de Manasses. O texto hebraico traz o nome
Moisés, que difere de “Manassés” por apenas uma letra. Os sacerdotes danitas
traçaram sua linha genealógica até Moisés, até o dia do cativeiro do povo.
Lit., da terra. Pode ser uma referência à deportação realizada por
Tiglate-Pilsen III, na Assíria em 733-732 a.C.
(2 Reis 15. 29) ou ao tempo do exílio da Arca capturada em Silo pelos filisteus, no século XI a.C. (I Sm 4. 11). O versículo 31, parece favorecer a segunda opção.
(2 Reis 15. 29) ou ao tempo do exílio da Arca capturada em Silo pelos filisteus, no século XI a.C. (I Sm 4. 11). O versículo 31, parece favorecer a segunda opção.
[2 Reis 15. 29] – Nos dias de Peca, Rei de Israel, veio
Tiglate-Pilsen III, rei da Assíria e tomou a Ijon, Abel-Bete-Maaca, a Janoa,
Giredes, Aazor, a Gileade, e a Galiléia, a toda a terra de Naftali; e levou os
seus habitantes para a Assíria.
NOTA:. Um ano depois de Peca ter começado a reinar, Uzias
rei de Judá morreu de lepra e Isaías teve a grande visão relatada no capítulo
6., de seu livro. Por Judá ter recusado participar de uma aliança antiassírica
com Israel, foi invadida com sucesso pelos Israelitas no Norte (2 Cr 28. 5-15).
Uma segunda invasão meses mais tarde, não teve sucesso porque Tiglate-Pilsen
III, rei da Assíria, invadiu o Norte de Israel, cerca de, 733 a.C., (Is 29. 7).
Oséias, um rei testa de ferro e último monarca de Israel, tentou formar uma
aliança com o Egito e foi aprisionado pelos assírios que cercaram Samaria, a
capital, conquistando-a em 722 a.C., e pondo um fim à história do reino do
Norte.
[Apocalipse 7. 4-8] “E ouvi o número dos assinalados, e
eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos
de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Ruben, doze
mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de
Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze
mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de
Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil”.
NOTA:. Cento e quarenta e quatro mil. Estes que são
selados são israelitas das doze tribos de Israel (12.000 de cada uma),
protegidos para desempenharem algum serviço para Deus durante aqueles dias.
Talvez venham a ser evangelistas. A omissão da tribo de Dã pode se dever à
culpa freqüente da tribo quanto ao pecado da idolatria
(Lv 24. 11; Jz 18; I RS 12. 28-29).
(Lv 24. 11; Jz 18; I RS 12. 28-29).
“E disse: Eu sou. Então, disse Manoá: Cumpram-se as tuas
palavras; mas qual serão o modo de viver e serviço do menino? E disse o Anjo do
SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. De tudo
quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem
coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. Então, Manoá
disse ao Anjo do SENHOR: Ora, deixa que te detenhamos e te Preparemos um cabrito.
Porém o Anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu
pão; e, se fizeres holocausto, o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá
que fosse o Anjo do SENHOR. E disse Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual é o teu nome?
Para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos. E o Anjo do SENHOR lhe
disse: Por que perguntas assim pelo meu
nome, visto que é maravilhoso? Então, Manoá tomou um cabrito e uma oferta de
manjares e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR; e agiu o Anjo
maravilhosamente, vendo- o Manoá e sua mulher. E sucedeu que, subindo a chama do
altar para o céu, o Anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e
sua mulher caiu em terra sobre seu rosto. E nunca mais apareceu o Anjo do
SENHOR a Manoá, nem à sua mulher; então, conheceu Manoá que era o Anjo do SENHOR.
E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto Deus.
Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos quisera matar, não aceitaria da
nossa mão o holocausto e a oferta de manjares, nem nos mostraria tudo isto, nem
nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo. Depois, teve esta mulher um filho e
chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. “E o
Espírito do SENHOR o começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã,
entre Zorá e Estaol”.
[Levítico 24. 11] “Então o filho da mulher israelita
blasfemou o nome do Senhor e o amaldiçoou pelo que o trouxeram a Moisés. O nome
de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã”.
[Juízes 18. 1-12] “Naqueles dias, não havia rei em Israel,
e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar;
porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel lhe não havia caído em
herança bastante sorte. E enviaram os filhos de Dã da sua tribo cinco homens
dos seus confins, homens valorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e rastejar a
terra; e lhes disseram: Ide, rastejai a terra. E vieram à montanha de Efraim,
até a casa de Mica, e passaram ali a noite. E, quando eles estavam junto da
casa de Mica, conheceram a voz do jovem, do levita; e chegaram-se para lá e lhe
disseram: Quem te trouxe aqui, que fazes aqui e que é o que tens aqui? E ele
lhes disse: Assim e assim me tem feito Mica; pois me tem assalariado, e eu lhe
sirvo de sacerdote. Então, lhe disseram: Ora, pergunta a Deus, para que
possamos saber se prosperará o caminho que levamos. E disse-lhes o sacerdote:
Ide em paz; o caminho que levardes está perante o SENHOR. Então, foram-se
aqueles cinco homens e vieram a Laís; e viram que o povo que havia no meio dela
estava seguro, conforme o costume dos sidônios, quieto e confiado; nem havia
possessão algum do reino que, por coisa alguma, envergonhasse a alguém naquela
terra; também estavam longe dos sidônios e não tinham que fazer com ninguém.
Então, voltaram a seus irmãos, a Zorá e a Estaol; e seus irmãos lhes disseram: Que
dizeis vós? E eles disseram: Levantai-vos, e subamos a eles; porque examinamos
a terra, e eis que é muitíssimo boa; pois estareis tranqüilos? Não sejais
preguiçosos em irdes para entrar a possuir esta terra. Quando lá chegardes,
vereis um povo confiado, e a terra é larga de extensão; porque Deus vo-la entregou
na mão; lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra. Então,
partiram dali, da tribo dos danitas, de Zorá e de Estaol, seiscentos homens
armados de armas de guerra. E subiram e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em
Judá; pelo que chamaram a este lugar Maané-Dã, até ao dia de hoje; eis que está
por Detrás de Quiriate-Jearim. E dali passou à montanha de Efraim; e vieram até
à casa de Mica. Então, responderam os cinco homens que foram espiar a terra de Laís
e disseram a seus irmãos: Sabeis vós também que naquelas casas há um éfode, e terafins,
e uma imagem de escultura, e uma de fundição. Vede, pois, agora, o que haveis
de fazer. Então, foram para lá, e vieram à casa do jovem, o levita, em casa de
Mica, e o saudaram. E os seiscentos homens, que eram dos filhos de Dã, armados
de suas armas de guerra, ficaram à entrada da porta. Porém, subindo os cinco
homens, que foram espiar a terra, entraram nela, e tomaram a imagem de
escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, ficando o
sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentos homens que estavam
armados com as armas de guerra. Entrando eles, pois, em casa de Mica e tomando a
imagem de escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição,
disse-lhes o sacerdote: Que estais fazendo? E eles lhe disseram: Cala-te, e põe
a mão na boca, e vem conosco, e senos por pai e sacerdote; é- te melhor que
sejas sacerdote da casa de um só homem do que ser sacerdote de uma tribo e de
uma geração em Israel? Então, alegrou-se o coração do sacerdote, e tomou o
éfode, e os terafins, e a imagem de escultura, e entrou no meio do povo. Assim,
viraram, e partiram, e os meninos, e o gado, e a bagagem pôs diante de si. E,
estando já longe da casa de Mica, os homens que estavam nas casas junto à casa de
Mica se reuniram e alcançaram os filhos de Dã. E clamaram após os filhos de Dã,
os quais viraram o seu rosto e disseram a Mica: Que tens, que assim convocaste
esse povo? Então, ele disse: Os meus deuses, que eu fiz, me tomaram, juntamente
com o sacerdote, e vos fostes; que mais me fica agora? Como, pois, me dizeis:
Que é o que tens? Porém os filhos de Dã lhe disseram: Não nos faças ouvir a tua
voz, para que, porventura, homens de ânimo amargoso não se lancem sobre vós, e
tu percas a tua vida e a vida dos da tua casa. Assim, seguiram o seu caminho os
filhos de Dã, e Mica, vendo que eram mais fortes do que ele, voltou e tornou-se
a sua casa. Eles, pois, tomaram o que Mica tinha feito e o sacerdote que
tivera, e vieram a Laís, a um povo quieto e confiado, e os feriram a fio de
espada, e queimaram a cidade a fogo. E ninguém houve que os livrasse, porquanto
estavam longe de Sidom e não tinham que fazer com ninguém, e a cidade estava no
vale que está junto a Bete-Reobe; depois, reedificaram a cidade e habitaram
nela. E chamaram o nome da cidade Dã, conforme o nome de Dã, seu pai, que
nascera a Israel, sendo, porém, dantes, o nome desta cidade Laís. E os filhos
de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura, e Jônatas, filho de
Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos
danitas, até ao dia do cativeiro da terra. “Assim, pois, a imagem de escultura,
que fizera Mica, estabeleceu para si, todos os dias que a casa de Deus esteve
em Siló.”.
BIBLIOGRAFIA
- O Novo Dicionário da Bíblia
- A Bíblia Anotada (Versão Almeida e Corrigida)
- O Plano Divino Através dos Séculos (M.
Lawrence Olson)
- 50 Respostas Tiradas da Palavra Profética
(Win Malgo)
- Bíblia de Estudo Pentecostal
- Bíblia de Estudo das Profecias
- Bíblia Sagrada (João Ferreira de Almeida)
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