quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A BATALHA DO ARMAGEDOM


A BATALHA DO ARMAGEDOM
Adaptação
Pr. João Lopes Amaral



         ARMAGEDOM (Gr. ARMAGEDON). Localizado no Centro Norte da Palestina, significa “Vale do Megido”. Será o ponto central da batalha naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso,

[Apocalipse 16. 14] “Porque eles são espíritos de demônios, que fazem prodígios, os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para congregá-los para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Essa guerra será travada perto do fim da tribulação e acabará quando Cristo voltar para destruir os ímpios.”

[Apocalipse 14. 19] “E o anjo meteu a sua foice a terra e, vindimou as uvas da vinha da terra e lançou as no grande lagar da ira de Deus.”

Nos tempos bíblicos, as uvas eram colocadas numa grande gamela e pisadas a pés para a extração do vinho (i.e, o suco da uva). No Antigo Testamento pisar as uvas é uma figura de linguagem da execução da ira de Deus contra os ímpios:

[Isaías 63. 3] “Eu sozinho pisei no lagar e dos povos ninguém se achava comigo, e eu pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor. E o seu sangue salpicou nas minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.”

[Apocalipse 19. 15] “E da sua boca saia uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e Ele as regerá com vara de ferro e Ele mesmo é o que posa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.”

Na ocasião da volta de Cristo, depois da tribulação, os incrédulos serão reunidos e julgados no Vale de Josafá...

[Salmos 110. 6] “Julgará entre as nações; enchê-las-a de cadáveres; ferirá as cabeças de grandes terras.” Este versículo retrata Cristo descendo a terra como num guerreiro para derrotar e julgar todos os que se opõem ao reino de Deus e à sua justiça.”

[Apocalipse 19. 11-21] “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça... E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.... E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus...
E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho
fino, branco e puro... E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso... E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES... E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus... Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes... E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército... E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre... E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.”
[Joel 3. 2, 12] “Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra... E lançaram a sorte sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem... E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom e todos os termos da Fenícia? É tal o pago que vós me dais? Pois, se me pagais assim, bem depressa farei cair a vossa paga sobre a vossa cabeça... Visto como levastes a minha prata e o meu ouro e as minhas coisas desejáveis e formosas metestes nos vossos templos... E vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para apartá-los para longe dos seus termos... Eis que eu os moverei do lugar para onde os vendestes; e farei cair a vossa paga sobre a vossa própria cabeça... E venderei vossos filhos e vossas filhas pela mão dos filhos de Judá, que os venderão aos de Seba, a uma nação remota, porque o SENHOR o disse... Proclamai isso entre as nações, santificai uma guerra; suscitai os valentes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra... Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte... Ajuntai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos (Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes!)... Movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor... Multidões, multidões no vale. No vale da decisão.”

(Ver adiante: O Vale da Decisão – Fl. 03; ver ainda Apocalipse 14. 1-20, pg. 04)

[Mateus 25. 32] “E todas as nações serão reunidas diante Dele e apartará uns aos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.”

APARTANDO AS OVELHAS DOS BODES

O julgamento das ovelhas e dos bodes ocorre depois da tribulação e da volta de Cristo a terra e antes do início do seu reino terrenal.

[Apocalipse 19. 11-20] “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça... E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.... E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus... E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro... E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso... E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES... E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus... Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes... E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército... E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.”

[Daniel 7. 9-14] “Eu continuei olhando até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente... Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros... Então, estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que provinha da ponta; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo, desfeito e entregue para ser queimado pelo fogo... E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia, foi-lhes dada prolongação de vida até certo espaço de tempo.... Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele... E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.”

[Mateus 13. 40] “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.”

[Lucas 17. 37] “Onde, Senhor?”, perguntaram eles. Ele respondeu: “Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres”.

OBS.: Este versículo fala da certeza do juízo dos que estão espiritualmente mortos. Tão certo como os abutres vão está a carniça, assim também virá o juízo sobre os ímpios na segunda vinda de Cristo.

[Salmos 97. 3-5] “Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor... Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra viu e tremeu... Os montes se derretem como cera na presença do Senhor de toda a Terra.”

[Isaías 63. 1-6] “Quem é este que vem de Edom, de Barça, com vestes tintas? Esse que é glorioso em sua vestidura, que mancha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar... Por que está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?... Eu sozinho pisei o lagar, e dos povos ninguém se achava comigo, e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura... Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus redimidos é chegado... E olhei, e não havia quem me ajudasse; e espantei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve... E pisei os povos na minha ira e os embriaguei no meu furor e a sua força derribei por terra”

OBS.: Estes versos expressam um julgamento ‘divino’ futuro contra um mundo ímpio “Edom” representa todos os poderosos do mundo que se opõem a Deus e ao seu povo. As vestes do Senhor estão manchadas de vermelho, como sangue dos iníquos.

Note [Apocalipse 19. 13], onde a veste de Cristo é descrita assim: “Salpicada de sangue”, quando Ele volta a terra afim de aniquilar os ímpios impenitentes e relados contra Ele.

[66. 15-17] “Porque o Senhor virá em fogo, e os seus carros, como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão, em chamas de fogo... Porque, com fogo e a sua espada, entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os mortos do Senhor serão multiplicados... Os que se santificam e se purificam nos jardins uns após outros, os que comem carne de porco, e a abominação e o rato juntamente serão, destruídos, diz o SENHOR.”

[Jeremias 25. 30-33] “Tu, pois, lhes profetizarás todas estas palavras e lhes dirás: O SENHOR, desde o alto, bramirá e fará ouvir a sua voz desde a morada da sua santidade; terrivelmente bramirá contra a sua habitação, com grito de alegria, como dos que pisam as uvas, contra todos os 31 moradores da terra... Chegará o estrondo até à extremidade da terra, porque o SENHOR tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; os ímpios entregará à espada, diz o SENHOR... Assim diz  o SENHOR dos Exércitos: Eis que o mal sai de nação para nação, e grande tormenta se levantará 33 dos confins da terra... E serão os mortos do SENHOR, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; 34 mas serão como estrume sobre a face da terra.”

[Apocalipse 19. 15] “E da tua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações;e ele regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do Senhor e da ira do Deus-Todo-Poderoso”

OBS.: Esta é uma séria advertência da aversão a Deus pelo pecado. A idéia humanista de que Cristo faz vista grossa ao pecado e à imoralidade por causa do seu amor, não tem lugar na revelação que ele fez de si mesmo neste livro.

VALE DA DECISÃO – Vale de Josafá – VALE DE MEGIDO – Em hebraico é igual, significa “Onde o Senhor Julga”. Ver filme MEGIDO.

[Apocalipse 14. 19-20] “E o anjo meteu a sua foice a terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.”

OBS.: O sangue da matança fluirá por uma extensão de 320 Km a uma altura de
1.20 metros (Esta é a distância correspondente do Vale de Megido ao Mar Morto).  

O ADVENTO DE CRISTO

[Apocalipse 19. 11-16] “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça... E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.... E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus... E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro... E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso... E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”

OBS.: Vi o céu aberto. Esta é a segunda vinda de Cristo a terra que se dará no auge da Campanha do Armagedom, na qual Ele será o vencedor e todos os que se opõem a Ele serão mortos.

ARMAGEDOM é uma campanha composta de várias batalhas, começando com a campanha anti-Cristo contra o Egito [Daniel 11. 40-45] e ainda incluindo um cerco contra Jerusalém [Zacarias 14. 2], bem como a batalha final em ARMAGEDOM [Apocalipse 16. 16].


ARMAGEDOM – Monte de Megido, junto a cidade do mesmo nome na extremidade da planície de Esdraelon. Esta região foi o cenário de muitas batalhas no (A.T)., dentre as quais se destacam o confronto entre Baraque e os caneneus [Juízes 4] e a batalha entre Gideão e os Midianitas [Juízes 7].

Nenhum comentário:

Postar um comentário