segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

GOGUE e MAGOGUE




GOGUE 
MAGOGUE


Adaptação
Pr. João Lopes Amaral

GOGUE E MAGOGUE

São citados ([1]) na Tábua das Nações ([2]) em (Gênesis 10. 2) como o epônimo antecessor de uma pessoa ou nação: "Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras." Gogue ou Gog é citado como descendente de Rúben (filho mais velho do patriarca Jacó) em (1 Cr 5. 3-4). Gogue e Magogue aparecem juntos no livro de Ezequiel.

Os capítulos 38 e 39 de Ezequiel descrevem um futuro ataque contra Israel e a libertação que Deus Dará a seu povo. Os exércitos invasores virão da banda (extremidade) do norte (VS 15) para invadir a palestina, mas serão destruídas por uma intervenção sobrenatural (39. 3).

Sete meses serão necessários para enterrar os cadáveres dos soldados (39. 9-10).
E suas armas servirão de combustível para Israel por sete anos. O tempo em que se dará tal batalha e incerto.

Israel estará vivendo em segurança, real ou ilusória (38. 11-12), o que pode indicar que o confronto se dará antes de transcorrer metade da tribulação, enquanto Israel se sente seguro pela proteção oferecida pelo anticristo (tratado de paz e reconstrução do templo).



A consumação da batalha, todavia, envolvem aves e feras, que devorarão as carnes dos guerreiros, uma cena semelhante à descrição batalha do ARMAGEDOM que se dará no fim da tribulação (Ez 39. 17-20; Ap 17. 18).

Também no final do conflito as nações entenderão o juízo divino, e Israel saberá que o senhor (Javé) é o seu Deus (Ez 39. 21-22). João vislumbrou uma batalha de Gogue e Magogue ao final do reino milenar (Ap 20. 7-9). Talvez o primeiro ciclo de combates se dê pouco antes de chegar metade da tribulação, com ondas sucessivas de invasão, ocorrendo até o final daquele período, com clímax no Armagedom. Talvez também, esta personagem de Ezequiel esteja vislumbrando duas batalhas de Gogue e Maogue, uma durante a tribulação e outra na conclusão do milênio. Não é incomum que profecias Bíblicas tenham mais que um comprimento.

(38. 2) – Gogue. A derivação da palavra é incerta. Refere-se provavelmente, ao líder do povo que vive em Magogue. Magogue foi identificada por Joséfo como a terra dos Citas, a região norte e nordeste do Mar Negro e a leste do mar de Aral (presentemente ocupada pela Rússia). Meseque e Tubal situavam-se na área da moderna Turquia.

(38. 5-6) – Outros aliados incluem a Pérsia (atual Irã), a Etiópia (norte do atual Sudão), Pute (Líbia). Gomer (provavelmente a parte leste da Turquia e da Ucrânia) e Togama (região ocidental da Turquia, próximo a fronteira da Síria).

(Transcrito de notas do rodapé da bíblia anotada. Livro de Ezequiel pag. 1053)

GOGUE

[Ezequiel 38. 2-2] "Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele." 3. "E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal".

a) Um Rubenita (1 Cr 5. 4) - O filho de Joel: Semaías, de quem foi filho de                     Gogue, de quem foi filho de Simei.

b) (Ezequiel 38. 2, 14, 16, 18; 39. 1) – Chefe dos povos inimigos ao norte a Israel. Inimigo agressivo contra o reino de Deus, aliado com magogue,

(Ap 20. 8) - Magogue era um filho de Jafé. (Gn 10. 2)

Filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. (antes do dilúvio)

a) (1 Cr 5. 4) “O filho de Joel; Semaías, de quem foi filho de Gogue, de quem foi filho Simei”.

b) [Ezequiel 38. 2] “Filho do homem, volte o teu rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque Etubal; Profetiza contra ele”.

(38. 14) “Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Não o saberás, naquele dia, quando o meu povo de Israel habitar com segurança?”.

(38. 16) “E subirás contra o meu povo de Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra; no fim dos dias, sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu me houver santificado  em ti os seus olhos, ó Gogue”.

(38. 18) “Porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor JEOVÁ, que a minha indignação subirá a meus narizes”.

(39. 1) “Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal”.

[Ap 20. 8-9] “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou”.

NOTA:. (20. 8) – Gogue e Magogue. Nomes simbólicos para os inimigos universais de Cristo.



[1] Magog (ou Magogue), do hebraico מגוג, é um personagem bíblico do Antigo Testamento. Segundo o Pentateuco, Magog seria o segundo filho de Jafé (Gênesis 10. 2). Já o livro do profeta Ezequiel apresenta Magog como um reino (que ficava onde, no mundo de hoje, está a Rússia) sob o governo de Gogue, que, em determinado momento, se levantaria para atacar o povo judeu (Ezequiel 38. 2). Segundo Flávio Josefo, Magogue é o ancestral dos Magoguitas, chamados pelos gregos de citas.
[2] A Tabela das Nações ou simplesmente Filhos de Noé, é uma extensa lista de descendentes de Noé que aparecem em Gênesis 10, da Bíblia hebraica, o que representa uma etnologia de uma perspectiva Idade do Ferro.

Um comentário: