quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O ARREBATEMENTO DA IGREJA A SEGUNGA VINDA DE CRISTO


O ARREBATEMENTO DA IGREJA
A SEGUNGA VINDA
DE CRISTO

Adaptação
Pr. João Lopes Amaral

O ARREBATAMENTO DA IGREJA
E A SEGUNDA VINDA


 Milhares de pessoas por toda a parte estão sendo despertadas para esse fato solene e benditas.



      
[1 Tessalonicenses 4. 13-18] “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança... Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dorme, Deus os tornará a trazer com ele... Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem... Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro... Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor... Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”

A VINDA DO SENHOR É CERTA E REPENTINA

[1 Tessalonicenses 5.1-2] “Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva... Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.” (Transmitir o filme deixado para trás)

COMO SUCEDERÁ O ARREBATAMENTO?

Resposta: A Bíblia se expressa claramente a esse respeito. Primeiramente em
         [1 Tessalonicenses 4.15] “Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.”

         Portanto, o Senhor mesmo, dada à sua Palavra de ordem, ouvida a voz do Arcanjo, ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Perguntas Freqüentes: Os mortos dormem até a vinda de Jesus? Quando um crente em Jesus Cristo morre, ele não tem mais consciência? Nunca!!! Nós sabemos que a alma e o espírito estão com Cristo, tão logo o corpo morre [II Cor 5. 8; Fp 1. 23]

            [Fp 1. 23-24] “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor... Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficardes na carne.”

            [2 Coríntios 5. 8] “Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

Resposta: Tão logo o corpo morre, mas até momento do arrebatamento falta o corpo de glória, do qual fala...

         [Filipenses 3. 21] “Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”. Por isso, é tão importante saber que depois do sepultamento o corpo decomposto permanece unido por um vínculo invisível à alma, que está com o Senhor. Por essa razão, conclui-se que a cremação é um terrível crime: Ela é uma abominação pagã; pois, conforme [I Cor 15], o corpo é uma semente que é semeada, e nesse corpo há alguma coisa que não pode ser analisada materialmente. Chamamos a isso de germe espiritual. Desse germe será despertado o corpo da ressurreição...

         [I Coríntios 15. 44] “Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”.

         Por isso, o túmulo onde o corpo está sepultado como semente, se abrirá e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, será arrebatado. [I Ts 4. 16-17]

         É necessário que nos exortemos uns aos outros, porque o arrebatamento pode ocorrer a qualquer instante. Depois não teremos mais tempo para refletir. Senão, leia em...

         [I Coríntios 15. 51], lemos: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados”.

         Essa transformação, essa renovação repentina é tão rápida como o ascender de uma lâmpada elétrica, quando se pressiona o interruptor. De repente, tudo fica claro. Ainda a pouco a lâmpada tinha aspecto tão triste e cinzento, mas porque está ligada à central de energia e por meio da ação da chave ela repentinamente se transformou.

         Podemos observar isso todas às noites na cidade, quando milhões de copinhos de vidro são transformados no momento em que a chave é acionada. Isso é uma figura maravilhosa da transformação dos filhos de Deus, quando Jesus vier. Somos na realidade pessoas insignificantes e nos movimentamos entre outros sem chamar a atenção.
        
         Mas, no momento do arrebatamento ficará claro quem somos. Então, figuradamente, será acionada uma chave no céu e todos os filhos de Deus serão transformados em um momento. E por quê? Porque todos estão ligados à central de força celestial que é Jesus. É de suma importância que tenhamos uma verdadeira relação vital com Jesus, senão, leia em...

         [João 15. 4] “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.”

         A permanência depende da obediência aos mandamentos de Cristo, conforme se pode ler em...

         [João 15 .10] “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” Tu a tens?

QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO?

         A cerca dessa pergunta existem freqüentes discussões e polêmicas. Alguns dizem que somente uma elite da Igreja de Jesus será arrebatada. Outros, dizem que toda a igreja participará do arrebatamento. É isso que corresponde à verdade, pois, a Igreja de Jesus já é uma elite selecionada.
        
         Mas nem todos que pensam fazer parte dela, pertencem a ela. Na comunidade há muitas pessoas superficialmente religiosas, que ainda não experimentaram o novo nascimento. Por isso, devemos lançar um olhar no espelho da Palavra de Deus, que revela o estado íntimo de forma que possamos identificá-lo com exatidão.
        
         Se, no entanto, hoje, se contemplar a vida dos cristãos à Luz da Bíblia, com freqüência nos assustamos muito, pois, revela-se que muitas pessoas nem sequer lêem a Escritura Sagrada. Conseqüentemente, também, não são elas capazes de conhecer e reconhecer a vontade de Deus. Quem, portanto, estarão juntos, quando Jesus vier? A Bíblia menciona algumas características bem definidas das pessoas “que são aptas para o arrebatamento”.


1. OS QUE LHE PERTENCEM

         [Gálatas 5. 24] “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”. Esses, portanto, aceitam a crucificação do seu velho ser. Isto é muito importante – [Gálatas 2. 19-20] “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus... Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vive-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
         O certo é que, esses, aceitam a crucificação do seu velho ser, isto é de suma importância!


2. OS QUE ESPERAM POR ELE

            Repetidamente encontramos no Novo Testamento, a segunda característica; O ESPERAR POR JESUS, por exemplo:

         [Filipenses 3. 20] “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.
         Em [I Coríntios 1. 7b] “esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”.

         [I Tessalonicenses 1. 9-10] “e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro... E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”.

         [Tito 2. 13] “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”.

         [Hebreus 9. 28] “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”

         E o que diz o próprio Senhor Jesus Cristo em...
        
         [Lucas 12. 36a] “E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor”. O que é um homem que está esperando? Significa dizer que é alguém que se mantém preparado para aquele pelo qual ele espera.


3. QUEM TEM PÁTRIA NOS CÉUS

            Encontramos a terceira característica de uma pessoa “apta para o arrebatamento”, em...

         [Filipenses 3. 20] “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.
        
         Essa característica é de uma importância ímpar na vida de todo crente em Jesus Cristo. A pessoa que será arrebatada na vinda do Senhor, já está desligada das coisas terrenas, e anda na presença do Senhor. Por isso, ela contempla a vida diária do ponto de vista celestial.
        
         É uma grande diferença, se contemplo altos montes do pondo de vista terreno ou celestial. Visto de baixo, essas grandiosas montanhas são intransponíveis para mim, mas se eu sobrevoar essa cordilheira poderá ser vistas do alto. O certo é que, sendo elas altas, porém, eu estarei em posição ainda mais alta. Os montes se modificam por isso? Não! Mas eles continuam ainda sendo exatamente os mesmos montes tão altos quanto antes o eram.

         A diferença é que, agora, eu os contemplo de outro ângulo. Portanto, é da vontade do Senhor que nós julguemos tudo do ponto de vista celestial. Assim sendo, a nossa pátria está nos céus...
        
         [Efésios 2. 6] “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”.

4. AQUELE QUE SE DEIXA PURIFICAR MAIS PROFUNDAMENTE

         [1 João 3. 2-3] “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos... E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”


5. AQUELE QUE VIVE EM SANTIFICAÇÃO
          
         Agora chegamos ao último nível, à santificação. Quando existe a purificação mais profunda, então, a santificação é também uma realidade, e esta é a condição prévia e indispensável para que um filho de Deus possa ver o Senhor, pois, a santificação é um passo mais próximo para a presença de Deus.

         Perdão dos pecados significa não ao PECADO, SANTIFICAÇÃO significa SIM A JESUS. No arrebatamento se tornará visível a igreja de Jesus. Então, de repente, veremos quem pertence ou não a ela. Ficaremos admirados, então, por que teremos a revelação da verdadeira Igreja? Não mais haverá Igreja Batista, nem Igreja Presbiteriana, nem Igreja Metodista, nem Igreja Evangélica, nem Igreja Assembléia de Deus, nem Igreja Luterana.

         Então, haverá apenas um grande rebanho e UM PASTOR, no qual e com o qual todos são um, pois, a Igreja de Jesus é unida. São pessoas insensatas as que querem unir a Igreja de Jesus, por meio de um movimento ecumênico, numa Igreja Universal
– Isso é completamente insano!!!

         A Igreja de Jesus não se deixa transformar por pessoas em sua unidade, pois, ela é, em si mesma, totalmente unida. Somente os muros organizacionais ainda a separam. Mas, quando estamos juntos como filhos de Deus, eles desaparecem. A manifestação da Igreja de Jesus, em estado-transfigurado será, portanto, algo maravilhoso. Nós, nos alegraremos ali, num corpo de glória, pois, nos reconheceremos uns aos outros.

         A Bíblia, no entanto, adverte em...

         [Hebreus 12. 14] “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”
                                     
                                      Transcrito do Livro de Win Malgo
                                      50 Respostas Tiradas da Palavra Profética
 
         No espírito do povo de Deus, por todo o mundo, há uma convicção crescente, uma certíssima convicção baseada nas verdades da Palavra de Divina de que a história da igreja na terra está prestes a findar, e que o Senhor Jesus está para vir levar a sua noiva para a casa do Pai.

         Meu caro leitor está já compenetrado da realidade deste solene assunto, e do que ele significa? Por outro lado, se ainda não está que o Espírito Santo de Deus se sirva destas linhas, a fim de lhe despertar sua preciosa alma:

         [Marcos 13. 36] “Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo”.

APRESENTAMOS TAMBÉM (4) ASSUNTOS RELACIONADOS AO ESTUDO

1. A PROMESSA DA SUA VINDA ([1])
2. A PESSOA QUE ESTÁ PARA VIR
3. O PROPÓSITO DA SUA VINDA
4. A PREPARAÇÃO PARA A SUA VINDA


O SONHO DE NABUCODONOSOR

         Nabucodonosor, teve um sonho e quando acordou, não sabia o que tinha sonhado, manda reunir todos os adivinhos, encantadores, feiticeiros e magos, para lhe declararem qual o sonho e a sua interpretação.

         Os magos, feiticeiros e adivinhos responderam ao rei, ser impossível revelar o sonho, mas se o rei revelasse, eles dariam a interpretação.

         O rei se irritou e mandou matar todos e destruir suas casas. Daniel, ao tomar conhecimento deste fato, foi procurar o rei e pediu que ele lhe desse um prazo, pois, iria orar ao seu Deus, que lhe revelaria o sonho e a sua interpretação. Daniel e seus companheiros de exílio, Sádraque, Mesaque e Abi denego ou (Ananias, Misaele e Azarias), entraram em oração, e Deus revelou.

         Nabucodonosor, sonhou com uma grande estátua, cuja cabeça era de ouro, o peito e os braços de prata, e o ventre e os quadris, de bronze, as pernas, de ferro, os pés, em parte de ferro, e em parte de barro.

         Quando estava olhando, veio uma pedra cortada não com o auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi e esmiuçado o ferro, o barro, o ouro, a prata, o bronze, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levaram, mas a pedra que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, que encheu toda a terra. Este é o sonho e também diremos a sua interpretação ao rei.

         [Daniel 2. 37-49] “Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória... E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro... E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra... E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços... E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo... E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil... Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro... Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre... Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação... Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves... Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério... Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia... E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.”
 [1] - Por vota do ano de 700 a.C., O profeta Isaías já havia profetizado o nascimento do Messias. [Is 9. 6]

INTERPRETAÇÃO

         A cabeça dourada da estátua é interpretada como uma representação da Babilônia. O reinado de Nabucodonosor, o tórax e os braços de prata representavam o império que se seguiu ao neobabilônico, isto é, o império medo-persa (538-333 a.C).

         O ventre e os quadris de bronze, representavam a Grécia (333 a 63 a.C), Alexandre o Grande, cujos exércitos varreram a Ásia Menor, a Síria, o Egito e a Mesopotâmia, entre (334 a 331 a.C)

         O quarto reino (pernas e pés) era Roma. Mistura de ferro e barro, isto é, povos fortes e fracos. Os dedos dos pés, são dez reis ou reinos que existiram ao tempo em que Deus estabelecer Seu reino na segunda vinda de Cristo. (Exibir filme MEGIDO – As 10 zonas que o anticristo divide o mundo)

         Após o ARREBATAMENTO, os que ficarem passarão por 7 anos de TRIBULAÇÃO, em que estarão sobre o domínio e governo do anticristo, o qual vai propor a Reconstrução do Templo de Salomão em Jerusalém que havia sido destruído no ano de 70 d.C., pelos Romanos e onde, hoje, é a mesquita muçulmana de Omã, onde está o DOMO DA PEDRA.

PRÓXIMO ESTUDO 

A GRANDE TRIBULAÇÃO

        
        DOMO DA PEDRA ou Mesquita de Ala-qsa em Jerusalém é o terceiro local mais sagrado do Islamismo, e fica no alto do Monte Moriá, na parte velha de Jerusalém, conhecida como Monte do Templo pelos Judeus e Esplanada das Mesquitas, pelos muçulmanos.



        Foi no Monte Moriá que Abraão levou Isaque para ser sacrificado, fica próximo ao lugar em que Cristo foi crucificado. O autor de Crônicas [II Crônicas 3. 1], identifica o Monte Moriá, como o monte onde Salomão construiu o Templo.

         Há um paralelo mais surpreendente relacionado à forma utilizada por Deus para providenciar um substituto para o sacrifício. Próximo ao local onde Abraão iria sacrificar Isaque, entre os arbustos havia um carneiro. Tomou pois, Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho...

         [Gênesis 22. 13] “Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho”.

         Portanto, Deus fez o mesmo por nós! Providenciou não um carneiro, mas, o Cordeiro de Deus; Através de Sua morte na cruz, Cristo tornou-se nosso substituto. Morreu para que pudéssemos viver.

                                              Fortaleza-Ce, Junho-2012.

Um comentário:

  1. Pr. João, que a paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo continue abençoando a tua vida! Fiquei muito feliz de ver esse belíssimo trabalho. Com certeza nossos irmãos da Comunidade Cristã Sementes irão se deleitar também. Um grande abraço de seu amigo.
    Pr Joel Aguiar

    ResponderExcluir