quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TEOLOGIA DAS ÉPOCAS AS SETE DISPENSAÇÕES


TEOLOGIA
DAS ÉPOCAS
AS SETE DISPENSAÇÕES

Adaptação
Pr. João Lopes Amaral


TEOLOGIA DAS ÉPOCAS
(DISPENSAÇÕES BÍBLICAS)


I – Inocência. 2 – Consciência. 3 – Governo Humano. 4 – Promessa. 5 – Lei.
6 – Período da graça ou da igreja. 7 – Milênio. 8 – Arrebatamento da igreja.
9 – Tribunal ou tribuna de honra para galardões. 10 – Bodas do cordeiro.
11 – Ressurreição e duas etapas “Ex: Os crentes na 1ª ressurreição versus s que serão degolados durante a “Grande Tribulação” que ressuscitarão e não farão parte da igreja, mas reinarão no milênio, conforme apocalipse”. (20. 46). 12 – O estado desincorporado ou intermediário (justos e ímpios após a morte). 13 – A grande tribulação: O anticristo, a besta e o falso profeta. 15 – Futuro de Israel e a crise perene, no oriente médio. 16 – Batalha de Armagedom. 17 – O 4º império mundial: Roma ressurreta (Dn 2 e 7). 18 – Vinda visível de Cristo (Ts 4. 13-18).
19 – Julgamento das nações (Jl 3; Zc 12; Ap 19. 11-21). 20 – Igreja versus Israel e santos do antigo testamento. 21 – Reino milenar: Jesus reinando as nações com vara de ferro. 22 – A nova Jerusalém, esposa do cordeiro, Habitat da igreja. 32 – Revolta de “Gogue e Magogue” no final do milênio. 24 – Estabelecimentos do trono branco e julgamento final (2ª ressurreição). 25 – Tudo passa pelo processo de fogo: Novos céus e nova terra e condenação eterna.

(Transcrito do livro de Agnaldo L. – A volta de Jesus de gêneses ao apocalipse edição 1992)

O propósito das dispensações ou das épocas é de fornecer uma visão mais ampla das diversas oportunidades de Deus dada aos homens em diversas épocas, como é o caso do presente em que a bíblia diz: “eis agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”.

[2 coríntios 6. 2] “porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação: eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis que agora o dia da salvação”.

NOTA:. A citação de Is. 49.8 na versão grega (septuaginta) a ênfase é de Paulo e sobre o agora.

Conceituação: Diz Orlando Boyer: “uma dispensação é o período de tempo durante o qual os homens são provados a respeito da obediência a certa revelação da vontade de Deus”. Constitui-se, pois uma dispensação, a oportunidade de Deus dada aos homens e, em certa época ou período.

Com Paulo, vemos o uso freqüente da palavra dispensação, como (Efésios 1. 10; 3. 2, 9). E, dispensação no grego – “Kaikós” tem o sentido de ocasião oportuna. “tempo aceitável”. “Tempo favorável”. Ainda tem o sentido de “momento oportuno”. “Tempo próprio”. Conveniência.

Assim é que os “dispensacionalistas” partem desde o Éden, analisando, mostrando que de lá, até agora e mais a frente, Deus tem dado “ocasião oportuna” e, de certa maneira, revelando a sua vontade “em tempo favorável”.

Com esse raciocínio a primeira oportunidade foi no Éden, posto que, estando o homem num estado ideal, foi testado a obedecer ou não a Deus e, de fato, falhou. Este foi o período da “inocência“.

Tem-se então, o período da inocência, vindo em seguida: Consciência, Governo humano, Promessas, Lei, Graça ou (período da igreja) e Milênio.

(ver estudo gráfico das dispensações bíblicas)

Rapidamente temos:
1. Inocência
         – Ainda no Éden o homem falha, não obedecendo á vontade de Deus. 

2. Consciência
         – Há falha pela maneira de aproximar de Deus e se da o primeiro Homicídio. Num estado consciente, a decisão do homem continua para o mal, terminando essa fase com o julgamento do dilúvio.

3. Governo
         – [Gêneses 9. 7] “Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela”.

Há pronta obediência do povo, não se espalhando, mas construindo “catedral” uma torre de Babel. Conforme se lê em:

[Gêneses 11. 4] “Disseram: vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo topo chegue até aos céus, e tornemos celebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda terra”.

OBS:. O homem sempre tentando andar por caminho próprio.

NOTA:. (11. 4) – Uma cidade e uma torre foram construídas para evitar que a população se espalhasse pela terra, em direto desafio a ordem de Deus. Esta torre, ao contrario dos zigurates[1], que eram construídas com propósitos religiosos de adoração, serviu como um ponto de reunião e como símbolo da forma e grandeza daquela civilização.

4. Promessa
         – “Foram oferecidas a Abraão e a sua descendência maravilhosas e duradouras bênçãos sob a condição de permanecerem na terra prometida. Tudo terminou no cativeiro egípcio, não obstante permaneceram outras bênçãos.

5. Lei – O homem falhou em cumpri-la.

6. Graça ou Igreja
         – É o nosso período, o atual. “A lei foi dada por Moises, e a graça e a verdade vieram por cristo” Jó 1.17 Em cristo, Deus esta informando um povo: lavado e remido pelo sangue do cordeiro. É agora a oportunidade de salvação. 2 Co 6.2 “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora se o mundo devera ser julgado por vós, sois acaso indignos de julgar causas mínimas?

NOTA:> Os santos hão de julgar o mundo. Pelo fato de nossa união com Cristo, estaremos associados a ele nesse julgamento (durante o milênio; veja (Mt 19. 28), nós também julgaremos os anjos (VS 3).

[Mateus 19. 27-28] “Então lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Que será pois de nós? Jesus lhe respondeu. Em verdade vos digo que vós, os que me seguiste, quando na regeneração, o filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vós assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. Na regeneração isto é no milênio”.

7. Milênio
         – Um reino de paz e prosperidade sobre a terra: O reino milenar, estando Satanás amarrado durante 1000 anos.

Claro que não desconhecemos as dispensações as diversas oportunidades dadas aos homens, uma realidade em toda a bíblia! Contudo, não vejo a necessidade de se fazer uma elaboração doutrinaria, E uma coisa não se pode ignorar: a nossa época, e o atual período da pregação do evangelho da graça.


 [1] Zigurate: Pirâmide com degraus esternos da Babilônia.

Um comentário: