segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

AS ALIANÇAS DE DEUS


AS ALIANÇAS DE DEUS

Adaptação
Pr. João Lopes Amaral


AS ALIANÇAS DE DEUS

A conferência de alianças. Qual junção de vários rios, para formar um só grande rio, assim no MILÊNIO vê a conferência de todas as alianças celebradas entre Deus e o homem. (AP 11. 19)



A ALIANÇA EDÊNICA, que restaurou a supremacia do homem sobre a criação animal e a própria natureza ou aliança com Adão, com sua promessa de redenção; a aliança com NOÉ, com suas provisões governamentais; A aliança com Abraão, com a chamada do povo Judeu e a restauração da Palestina; a aliança com Davi, a NOVA e ETERNA ALIANÇA DA GRAÇA DIVINA – Todas essas contribuem pra tornar esta dispensação milenial aquela em que Deus e os homens se aproximaram do que nunca sobre esta terra.

A. ALIANÇA EDÊNICA

Jesus, o filho do homem, cumpriu o lado humano desta aliança e, por conseguinte, tem o direito de abrir o Livro ou a “Escritura” deste mundo e assumir o domínio sobre o mesmo domínio que o primeiro ADÃO perdeu. (AP 5. 1-7; Rm 8. 19-23).

A criatura não está mais sujeira ao usurpador que é ‘Satanás’, e não seguirá mais o seu mau exemplo. (Ef 2. 2; Gl 5. 19)

Satanás a velha serpente é destituído de sua posição de “deus deste mundo”. (2 Co 4. 4; AP 12. 7-9; 20. 1-3). No lugar dele reinará Cristo! Glória a Deus!!! (AP 11. 15). Até a própria criação recebe a influência da presença de Cristo na terra. Tudo está em paz e tranqüilidade maravilhosa. (Is 11. 6-9; 65. 25; Os 2. 18; Is 35. 1; Is 55. 13).

[Apocalipse 11. 19] “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e grande saraivada”.
[Apocalipse 5. 1-7] “Vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos, vi também um anho forte que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo olhar para ele. Todavia, um dos anciãos, me disse: Não chores: eis que o Leão da Tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono”.

NOTA:. Um livro. Lit., um rolo. Este poder ser o “Livro da Redenção”, por conter a história da queda do homem pelo pecado, e de sua redenção por Cristo (Hb 2. 5-9) – Pois, não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando: Antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou, o filho do homem para que o visites?

Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste (e os constituíste sobre as obras das tua mão).

Toda a coisa sujeitou debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a Ele sujeita; vemos, todavia, Aquele que por pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo o homem.

NOTA:. O mundo que há de vir. Lit., a vindoura terra habitável (como em [Lc 2. 1]). Uma referência ao reino milenal sobre a terra, que não será governado por anhos, mas por Cristo e pelos remidos.

Por um pouco. Esta expressão pode significar:
1. Por um pouco de tempo, ou
2. Mais provavelmente, como algumas versões traduzem, um pouco inferior em hierarquia. Na ordem da criação o homem é inferior aos anjos, e na encarnação Cristo assumiu essa posição inferior.

(Lc 2. 8) “...seus pés.. lhe... a ele”. Este versículo se refere ao homem (não a Cristo) a quem foi dado domínio sobre a criação (Gn 1. 28), mas que o perdeu pelo pecado (Rm 8. 20) e o reconquistará no futuro reino milenar, por causa da morte de Cristo pelo pecado (Hb 2. 10).

(Rm 8. 20) – Pois, a criação está sujeita a vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou.

(Gn 1. 28) – E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra.

Enchei – A palavra não poder ser usada para apoiar a idéia de repovoar a terra depois da distribuição de uma civilização anterior, como propõem algumas teorias.

(Hb 2. 10) – Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos a gloria, aperfeiçoasse por meio de sofrimento o Autor da Salvação deles.

NOTA:.  Aperfeiçoasse . I.e., tornasse perfeitamente capaz. Os sofrimentos de Jesus qualificaram-No para ser o autor da salvação do homem.

[Romanos 8. 19-23] “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”.

NOTA:. 8. 23 – O ápice da nossa posição como filhos adotados ocorrerá na Ressurreição futura.

[Efésios 2. 2] “Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.

NOTA:. O príncipe ...do espírito. Ambas as expressões referem-se a Satanás, filhos  da desobediência. Um hebraísmo que indica “pessoas desobedientes por natureza”.

[Gálatas 5. 15] “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejam mutuamente destruídos”.

[2 Co 4. 4] “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

NOTA:. O deus deste século o qual é Satanás.

[Apocalipse 12. 7-9] “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”.

NOTA:. “Miguel ...contra o dragão.” Este conflito provavelmente se dará na metade da TRIBULAÇÃO. Miguel é o único anjo designado como arcanjo na Bíblia (Jd 9) – Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!

[apocalipse 20. 13] “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos”.

NOTA:. Mil anos – A expressão latina para 1.000 anos é, “milenium”, e daí se originou o termo “MILÊNIO”. É o tempo quando Cristo reinará sobre a terra (Is. 2. 3; Dn 7. 14; Zc 14. 9). Satanás não era liberdade de agir (AP 20. 2). A justiça florescerá (Is 11. 3-5) a paz será universal (Is 2. 4) e a produtividade de terra será grandemente aumentada (Is 35. 1-2). Ao final deste período, satanás será solto para fazer uma última tentativa de derrubar a Cristo, mas em sucesso (AP 20. 7-9).

[Isaías 2. 3] “Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei e a Palavra do Senhor, de Jerusalém”.

NOTA:. Como em (Mq 4. 1-5), há aqui uma descrição do reino milenar. O governo de Deus (monte) será estabelecido sobre todos os reinos deste mundo; gentios (nações) e judeus (povos) farão a vontade de Deus; a justiça e a paz reinarão (Is 2. 4).

[Miquéias 4. 1-5] “Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos. E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse”.
NOTA:. Aquele dia vem. Este “dia” concerne tanto a primeira quanto à segunda vinda de Cristo. O profeta fala como se ambas fosse único evento. Semelhante superposição é vista freqüentemente nas profecias do (A.T. – Ver Zc 9. 9-10). Os que se entregam ao orgulho e à iniqüidade serão excluídos do reino de Deus (Ct 3. 2-3; Is 66. 15;
Sf 1. 18; 3. 8; 1 Co 6. 9-11).

NOTA:. (Zc 9. 9-10)
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém; eis ai te vem o teu rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. Esta grandiosa profecia foi totalmente cumprida no primeiro advento de Jesus Cristo (MT 21. 4-5). Em agudo contraste com Alexandro, o Messias é justo, traz salvação e é humilde.

O cumprimento desta profecia de paz universal aguarda o segundo advento de Cristo.

[Mateus 21. 4-5] “Ora, isto aconteceu, para se cumprir o que foi dito, por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: Eis ai vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga”.

[Apocalipse 3. 2-3] “Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei 3 as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.

[Isaías 66. 15] “Porque, eis que o Senhor vira em fogo, e o seu carro como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo”.

NOTA:. Uma descrição vívida dos julgamentos efetuados na segunda vinda de Cristo

[2 Tessalonicenses 1. 7-9] “E a vós outros que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de foto, tomando vingança contra quem não conhece a Deus e contra os que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna condenação, banidos da face do senhor e da glória do seu poder.

[Sofonias 1. 18] “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do senhor, mas pelo fogo do seu zelo a terra será consumida, porque certamente fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra”.

[Sofonias 3. 8] “Esperai-me, pois, a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; porque toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo”.

NOTA:. Este versículo será cumprindo no período da tribulação com seu clímax no Armagedom (AP 16. 14). Após o que, virá o julgamento das nações (Jl 3. 2; MT 25. 31-32).

[Joel 3. 2] “Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali, entrarei em juízo contra elas por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, aquém elas espalharam por entre os povos, repartindo a minha terra entre si.

[Mateus 25. 31-32] “Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença e ele separará dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas”.

NOTA:. Todas as nações: Lit. Todos os gentios. Este julgamento é para todos os gentios que sobreviveram à Tribulação, e cujo relacionamento íntimo com Deus será evidenciado pelo tratamento que dispensaram aos judeus (irmãos de Cristo – VS.40), especialmente durante aquele tempo. Os judeus que sobreviveram à tribulação também serão julgados nesta época...

[Ez 20. 33-38] “Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós; e vos tirarei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. E vos levarei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco face a face. Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Senhor JEOVÁ. E vos farei passar debaixo da vara e vos farei entrar no vínculo do concerto; e separarei dentre vós os rebeldes e os que prevaricaram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR”.

NOTA:. Esta divisão descreve o julgamento futuro dos judeus que estiverem vivos ao término do Período da Tribulação, quando Cristo voltar à terra. O supremo pastor (Cristo) passará em revista o Seu rebanho (passar debaixo do meu cajado – VS 37; cf. Lv 27. 32). Separará os rebeldes e dará aos fiéis as bênçãos da nova aliança no reino.

[Levítico 27. 32] “No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor”.

NOTA:. Um décimo do produto das árvores, campos e rebanhos deveria ser dado ao Senhor, como seu dízimo. Parte do dízimo poderia ser substituída por dinheiro (com os 20% de acréscimo costumeiro) exceto em caso de animais. Quanto a um comentário sobre os vários dízimos, veja às notas sobre (Ml 3. 8; Gn 14. 20; 28. 22). Passar debaixo da vara. Esta expressão refere-se ao costume de fazer o rebanho passar em fila indiana e marcar cada décimo animal com uma vara previamente imersa em uma substância colorida.

[Malaquias 3. 8] “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”.

NOTA:. Dois dízimos eram exigidos: Um dízimo anual para o sustento dos levitas (Lv 27. 30; Nm 18. 21) e um segundo dízimo, levado a Jerusalém na festa do Senhor (Dt 14. 22). A cada três anos, contudo, o dízimo devia permanecer em casa, onde era distribuído entre os pobres (Dt 14. 28). O uso que o indivíduo faz com seu dinheiro é com freqüência, um termômetro da sua personalidade (cf. 1 Jo 3. 17)

[Deuteronômio 14. 22] “Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes que ano após ano se recolher do campo.

Este mandamento era considerado por intérpretes judeus como um segundo dízimo (ver Nm 27. 30; Nm 18. 21).

[1 João 3. 17] “Ora, àquele que possuir recursos deste mundo e ver a seu irmão padecer necessidade e fechar-lhe o coração, como permanecer nele o amor de Deus?”

NA ALIANÇA EDÊNICA até a própria criação recebe a influência da presença de Cristo na terra. Tudo está em paz e tranqüilidade maravilhosa (Is 11. 6-9; 66. 25; Os 2. 18; Is 35. 1-10; 55. 13).

[Isaías 11. 5] “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará”.

NOTA:. O reinado do Messias no ainda futuro reino milenar será caracterizado pela harmonia em toda a criação. (Rm 8. 18-22)

[Romanos 18. 22] “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para se comparar com a glória por vir a ser revelada em nós”.

[Romanos 18. 19] “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”.

[Romanos 18. 20] “Pois a criação está sujeita à vontade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou”.

[Romanos 18. 20] “Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.

[Romanos 18. 22] “Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora”.

NOTA:. (Rm 8. 1-25)
Uma declaração da esperança cristã e do modo pelo qual ela afeta o indivíduo (VS 18) e toda a criação (VS 19-25) compare com ‘2 Co 4. 17’.

[2 Coríntios 4. 17] “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, ‘eterno’ peso de glória, acima de toda comparação.

[Isaías 11. 7-9] “A vaca e a ursa pastarão juntas; e as suas crias, juntas se deitarão, o leão comerá palha com boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do senhor, como as águas cobrem o mar”.

NOTA:. O reinado do Messias no ainda futuro reino milenar será caracterizado pela harmonia em toda a criação. (Rm 8. 18-22)

[Isaías 55. 25] “O lobo e o cordeiro pastarão juntos e o leão comerá palha como o boi, pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor”.

[Isaías 35. 1-10] “O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, a excelência do nosso Deus. Confortai as mãos fracas e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali, não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. E os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”. 

NOTA:. Este capítulo é uma das mais grandiosas descrições bíblicas do reino MILENAR, que se segue cronologicamente aos juízos descritos no (capítulo 34): ARMAGEDOM E SEUS JULGAMENTOS.

1. Chegai-vos, nações para ouvir, e vós, povos escutais; ouça a terra e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz.
2. Porque a indignação do Senhor está contra todas as nações, e o seu furor contatado. O exército delas, ele as destinou para a destruição e as entregou à matança.
3. Os seus mortos serão lançados fora dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se indignarão.
4. Todo o exército dos céus se dissolverá e os céus se enrolarão como um pergaminho: todo o seu exército cairá como cai a folha da vide e a folha da figueira.
5. Porque a minha espada se embriagou nos céus: eis que, para exercer juízo desce sobre Edom e sobre o povo que destinei para a destruição.
6. A espada do Senhor está cheia de sangue, engrossada da gordura e do sangue dos cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o Senhor tem sacrifício em Bazra, e grande matança na terra de Edom.

Os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos com os touros; a sua terra se embriagará de sangue, e o seu pó se tornará fértil com a gordura.

Porque será o dia da vingança do senhor, ano de retribuições pela casa de Sião.

Os ribeiros de Edom se transformarão em piche, e o seu pó em enxofre, a sua terra se tornará em piche ardente.

Nem de noite, nem de dia, se apagará; subirá para sempre a sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo o sempre ninguém passará por ela.

Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; o bufo e o corvo habitarão nela. Estender-se-á sobre ela o cordel de destruição e prumo de ruína.

Já não haverá nobres pra proclamarem um rei; os seus príncipes já não existem.

Nos seus palácios crescerão espinhos, urtigas e cardos nas suas fortalezas, será uma habitação de chacais e morada de avestruzes.

As feias do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso.

Aninhar-se-á ali a coruja, para os seus ovos e os chocará, e na sombra abrigará os seus filhotes; também ali os abutres se ajuntarão um com outro.

Buscai no livro do Senhor; porque a boca do Senhor o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará.

Porque Ele lançou a sorte a favor delas, e a sua mão lhes repartiu a terra com o cordel; para sempre a possuirão, através de gerações habitarão nela.

NOTA:. Esta predição esteve o futuro julgamento de todas as nações nos dias da Tribulação, (Isaías 34. 4), comparar com a descrição em (Ap6. 12-14).

[Apocalipse 5. 12-14] “Vi quando o cordeiro abriu o sexto selo e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda como sangue. As estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho, quando enrola, então todos os montes e ilhas foram movidos dos seus lugares”.

[Isaías 5. 13] “Em lugar do espinheiro crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta e será isto glória para o Senhor, e memorial eterno que jamais será extinto”.
ALIANÇA COM ADÃO

A aliança com Adão havia prometido que o Redentor esmagaria a cabeça da serpente, Satanás, e a primeira coisa que observamos nesta dispensação é a expulsão desse anjo das regiões celestiais e sua remoção de sobre a face da terra e seu confinamento no abismo. (Ap 12. 7-9; 20. 1-3)

A expressão... “Um cordeiro como tinha sido morto”. (Ap 5. 6), é prova de que esses acontecimentos são cumprimento dessa aliança, pois foi no Calvário que o domínio de Satanás foi quebrado. (Hb 2. 14; Jo 12. 31). Ouviu-se o cântico dos Redimidos no céu,
a anunciando-se o fato de que a muito esperada salvação já chegou! (Ap 5. 9-10; 15. 3; 1 Pe 1. 5; Ap 12. 10)


Assim, no Milênio vemos a muito desejada esperança da Redenção sendo realizada e Cristo o Redentor, pessoalmente assumindo a direção política de toda a terra. Os redimidos de todos os séculos estarão sobre os tronos junto a Ele. Os judeus, agora convertidos se tornarão missionários para as nações. O mundo todo estará cheio de conhecimento do Senhor e Seu nome em toda parte será engrandecido. (Is 55. 19; Hb 2. 14; Zc 8. 20-23; 14. 16-21; Is 61. 5-6; Ml 1. 11)

GUERRA NO CÉU (APOCALIPSE 12. 7-9)


Houve peleja no céu, Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos, todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e com ele os seus anjos.
NOTA:. Miguel... Contra o dragão. Este conflito provavelmente se dará na metade da Tribulação. Miguel é o único anjo designado como arcanjo na Bíblia (Jd 9), contudo, o arcanjo Miguel quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés não se atreveu a preferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse:
‘o Senhor te repreenda’.

[Apocalipse 5. 6] “Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.

NOTA:. Como tendo sido morto. Cristo o cordeiro, traz as marcas de Sua morte
(conf. Lc 24. 10; Zc 1. 18-19)

[Lucas 24. 10] “Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés”.

[Zc 1. 18-19] “Levantei os meus olhos, e vi, e eis quatro chifres. Perguntei ao anjo que falava comigo: que é isto? Ele me respondeu: São os chifres que dispensaram a Judá, a Israel e a Jerusalém”.

NOTA:. Quatro chifres. O poder das nações gentílicas  (talvez Assíria, Egito, Babilônia e Média-Pérsia, especificamente) que oprimiram e dispensaram Israel.

[Apocalipse 20. 1-3] “Então vi descer do céu um anjo; tinham na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto é necessário que ele seja solto pouco tempo”.

NOTA:. Mil anos. A expressão latina para 1.000 anos é “MILLENIUM” e daí se originou o termo “MILÊNIO”. É o tempo quando Cristo reinará sobre a terra. (Is 2. 13; Dn 7. 14; Zc 14. 9). Satanás não terá liberdade de agir (Ap 20. 2), a justiça florescerá (Is 11. 3-5) a paz será universal (Is 2. 4) e a produtividade da terra será grandemente aumentada (Is 35. 1-2). Ao final deste período, Satanás será solto para fazer uma última tentativa de derrubar o Cristo, mas sem sucesso (Ap 20. 7-9).

[Isaías 2. 3] “Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó para que nos ensine os seus conhecimentos, e andemos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a Lei, e a Palavra do Senhor, de Jerusalém”.

[Daniel 7. 14] “Foi-lhe dado domínio e glória, e reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”.

[Apocalipse 20. 2] “Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás e o prendeu por mil anos”.

[Isaías 1. 3-5] “Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça os pobres e, decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara da sua boca e como sopro dos seus lábios matará o perverso. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto seus rins!”.

[Isaías 35. 1-2] “O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, a excelência do nosso Deus”.

[Malaquias1. 11] “Mas desde o nascente do sol até o poente é grande entre as nações o meu nome; nem todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos Exércitos”.

ALIANÇA COM ABRAÃO


Durante o milênio a aliança com Abraão cumprir-se-á em sua plenitude. Nesse tempo como nunca dantes, o povo judaico será uma benção para todas as nações (Gn 22.18; Zc 8. 23; Is 66. 19); Pela primeira vez em toda sua história, esse povo herdará as terras desde o Rio Nilo até o Rio Eufrates e de mar a mar, como foi prometido a Abraão em possessão perpétua (Gn 17. 18; Ez 37. 25-28). As várias tribos terão a sua própria faixa de terra, conforme descrito em (Ez 48).

[Gênesis 22. 18] “Nela serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedecestes à minha voz”.

NOTA:. Deus assegura a Abraão mais uma vez que sua aliança com Ele seria cumprida, como a areia da praia do mar (Sf 13. 16; 15. 5). Aproximadamente 3.000 estrelas podem ser contadas a olho nu, mas a comparação da semente de Abraão à praia e à areia aumenta o número quase incomensuravelmente.

A tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos. Esta promessa antevê a conquista de Canaã sob a liderança de Josué.

[Zacarias 8. 23] “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão sim, na orla da veste de um judeu, e lhe dirão: iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está conosco”.

NOTA:. Também os gentios buscarão bênçãos e o conhecimento no milênio.

[Isaías 66. 19] “Porei entre elas um sinal, e alguns dos que foram salvos, enviarei às nações à Tarsis, Pul e Lude que atiram com o arco, a Tubal e Java, até as terras do mar mais remotas, que jamais ouviram falar de mim, nem viram a minha floria; eles anunciarão entre as nações a minha glória”.

[Gênesis 17. 8] “Dar-te-ei à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei seu Deus”.

NOTA:1. A aliança é perpétua e inclui a posse da terra de Canaã (veja Gn 15. 18) – Naquele dia fez o Senhor aliança com Abraão, dizendo: à tua descendência dei esta terra desde o Rio do Egito até ao grande Rio Eufrates.

NOTA:2. As fronteiras da terra prometida, são agora fornecidas pela primeira vez. O Rio do Egito é o Rio Nilo, esta promessa ainda não foi cumprida, mas será quanto Cristo voltar (veja nota sobre 1 Rs 4. 21).

[1 Reis 4. 21] “Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até a terra dos filisteus e até ao termo do Egito; os quais pagavam tributo, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida”.

NOTA:. Salomão reinou sobre quase todo o território prometido a Abraão (veja nota sobre ‘Gn 15. 18-21’ e observe que o Rio do Egito ali mencionado e o termo do Egito aqui citado são plenamente idênticos; cf. 8. 65), onde é mencionado o Rio do Egito, o WADI EL AXISH.

[Gênesis 15. 18-21] “Naquele esmo dia fez o Senhor aliança com Abraão, dizendo: Á tua descendência dei esta terra desde o Rio do Egito até o grande Rio Eufrates; o queneu, o quenezeu, o cadmoneu, o heteu, o ferezeu, os refains, o amooreu, o cananeu, o girgazeu e o jebuzeu”.

NOTA:. As fronteiras da terra prometida são agora fornecidas pela primeira. O rio do Egito é o rio Nilo. Esta promessa ainda não foi cumprida, mas será quanto Cristo voltar (veja nota sobre - 1 Rs 4. 21) e este versículo está transcrito acima.

[Ezequiel 37. 25-28] “E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.

E farei com eles um concerto de paz; e será um concerto perpétuo; e os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E as nações saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles, para sempre”.

NOTA:. As promessas feitas a Israel e que serão cumpridas na segunda vinda de Cristo, incluem: a restauração à terra da Palestina (VS 21), a unificação sobre a nação (VS 22), a purificação de toda a idolatria (VS 23), o reinado do Messias sobre a nação (vs 24 – veja a nota sobre 34. 23) e a posse definitiva da terra (VS 25, cf. Gn 15. 18-21), bem com a presença de Deus e seu santuário no meio od povo (Lv 26-28).

A DIVISÃO DA TERRA (ÊXODO 48)


[Ezequiel 48. 1-29] “E estes são os nomes das tribos: desde a parte extrema do norte, da banda do caminho de Hetlom, vindo para Hamate, Hazer-Enom, no termo de Damasco, para o norte, ao pé de Hamate; e terão a banda do oriente e do ocidente; Dã, uma porção. E, junto ao termo de Dã, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Aser, uma porção. E, junto ao termo de Aser, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Naftali, uma porção. E, junto ao termo de Naftali, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Manassés, uma porção. E, junto ao termo de Manassés, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Efraim, uma porção. E, junto ao termo de Efraim, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Rúben, uma porção. E, junto ao termo de Rúben, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Judá, uma porção. E, junto ao termo de Judá, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, será a oferta que haveis de fazer, de vinte e cinco mil canas de largura e do comprimento como uma das porções desde a banda do oriente até à banda do ocidente; e o santuário estará no meio dela. A oferta que haveis de fazer ao SENHOR será do comprimento de vinte e cinco mil canas e da largura de dez mil. E a oferta santa será dos sacerdotes; para o norte vinte e cinco mil canas de comprimento, e para o ocidente dez mil de largura, e para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento; e o santuário do SENHOR estará no meio dela. E será para os sacerdotes santificados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, que não andaram errados, quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas. E o oferecido da oferta da terra lhes será Santidade das Santidades, junto ao termo dos levitas. E os levitas terão, consoante o termo dos sacerdotes, vinte e cinco mil canas de comprimento e de largura dez mil; todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura, dez mil. E, não venderão nada disso - Nem trocarão, nem transferirão as primícias da terra, porque é santidade ao SENHOR. Mas as cinco mil, as que ficaram da largura diante das vinte e cinco mil, ficarão para o uso da cidade, para habitação e para arrabaldes; e a cidade estará no meio. E estas serão as suas medidas: a banda do norte, de quatro mil e quinhentas canas, e a banda do sul, de quatro mil e quinhentas, e a banda do oriente, de quatro mil e quinhentas, e a banda do ocidente, de quatro mil e quinhentas. E os arrabaldes da cidade serão, para o norte, de duzentas e cinqüenta canas, e, para o sul, de duzentas e cinqüenta, e, para o oriente, de duzentas e cinqüenta, e, para o ocidente, de duzentas e cinqüenta. E, quanto ao que ficou do resto do comprimento, paralela à santa oferta, será dez mil para o oriente, e dez mil, para o ocidente; e corresponderá à santa oferta; e a sua novidade será para sustento daqueles que servem à cidade. E os que servem à cidade servir-lhe-ão dentre todas as tribos de Israel. Toda a oferta será de vinte e cinco mil canas com mais vinte e cinco mil em quadrado; oferecereis a santa oferta, com a possessão da cidade. E o que restar será para o príncipe; desta e da outra banda da santa oferta e da possessão da cidade, diante das vinte e cinco mil canas da oferta, na direção do termo do oriente e do ocidente, diante das vinte e cinco mil, na direção do termo do ocidente, correspondente às porções, será a parte do príncipe; e a oferta santa e o santuário da casa estarão no meio. E, desde a possessão dos levitas e desde a possessão da cidade, no meio do que pertencer ao príncipe, entre o termo de Judá e o termo de Benjamim, será isso para o príncipe. E, quanto ao resto das tribos, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Benjamim, uma porção. E, junto ao termo de Benjamim, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Simeão, uma porção. E, junto ao termo de Simeão, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Issacar, uma porção. E, junto ao termo de Issacar, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Zebulom, uma porção. E, junto ao termo de Zebulom, desde a banda do oriente até à banda do ocidente, Gade, uma porção. E, junto ao termo de Gade, da banda do sul, o termo será desde Tamar até as águas da contenda de Cades, para o lado do ribeiro até ao mar Grande. Esta “é a terra que sorteareis em herança às tribos de Israel: e estas são as suas porções, diz o Senhor JEOVÁ”.

NOTA:. (48. 1-7) – Sete tribos receberão terras ao Norte da área do Templo: Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Ruben e Judá.
Dã: Nota:. (Ap 7. 4) – Então ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.

(48. 8-22) – Uma nova descrição (veja 45. 1-8) da posição sagrada da terra, que inclui o santuário (VS 8), as porções dos sacerdotes (VS 21-22) a porção dos Levitas (VS 13-14), a cidade (VS 15-20) e as terras do príncipe (VS 21-22).

(48. 23-29) – Cinco tribos receberão terras ao sul da área sagrada: Benjamim, Simeão, Isaacar, Zebulon e Gace. A disposição é diferente daquela obtida na conquista ao tempo de Josué (Js 13-17).

O SUSTENTO DOS QUE MINISTRAVAM (EZ 45. 1-8)

[EZEQUIEL 45. 1-8] “Quando, pois, repartirdes a terra por sortes em herança, oferecerá uma oferta ao SENHOR, um lugar santo da terra; o comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura, de dez 2 mil; este será santo em todo o seu contorno ao redor. E será o santuário de quinhentas com mais quinhentas, em quadrado, e terá em redor um arrabalde de cinqüenta côvados. E desta medida medirás um comprimento de vinte e cinco mil côvados e uma largura de dez mil; e ali estará o santuário e o lugar santíssimo. Este será o lugar santo da terra; ele será para os sacerdotes, ministros do santuário, que dele se aproximam para servir ao SENHOR; e lhes servirá de lugar para casas e de lugar santo para o santuário. E terão os levitas, ministros da casa, por possessão sua, vinte e cinco mil medidas de comprimento, para vinte câmaras. E, para a possessão da cidade, de largura dareis cinco mil canas e de comprimento vinte e cinco mil, defronte da oferta santa, o que será para toda a casa de Israel. O príncipe, porém, terá a sua parte desta e da outra banda da santa oferta e da possessão da cidade, diante da santa oferta e diante da possessão da cidade, na esquina ocidental para o ocidente, e na esquina oriental para o oriente; e será o comprimento, defronte de uma das partes, desde o termo ocidental até ao termo oriental. E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes nunca mais oprimirão o meu povo; antes, deixarão a terra à casa de Israel, conforme as suas tribos”.

NOTA:. O Templo era protegido de profanação por estar situado no meio de um território santo (cerca de 20 quilômetros quadrados) cercado pelos alojamentos designados aos sacerdotes.

ALIANÇA MOSAICA

Esta aliança, naturalmente, tornou-se nula à cruz do calvário, mas de qualquer maneira, além de ver todos os seus princípios morais reincorporados na Nova Aliança, vêem também o sistema do ritual do templo e de festas anuais novamente utilizadas no culto a Deus.

O Templo será reconstruído, sendo as instruções para a sua construção elaboradas em (Ez 40. 1 a 43. 17). Os rituais que ali serão celebrados não significam que fosse restabelecida a antiga lei, mas que apenas servirão de “memoriais” do amor e da morte de Cristo, no mesmo sentido em que a Ceia do Senhor também tem e continuará a ter esse sentido. (Lc 22. 16; 18. 30; MT 26. 29; Mc 14. 25)

[Lucas 22. 16] “Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus”.

NOTA:. [Mateus 26. 29] “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai”.

Da aliança – O Novo Testamento ou Nova Aliança, é o novo acordo de Deus para os homens baseado na morte de Cristo.

[Lucas 18. 20] “E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo Reino de Deus e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade vindoura, a vida eterna”.

[Mateus 26. 29] “...” (...veja versículo acima)

[Marcos 14. 25] “Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele Dia em que o beber novo, no Reino de Deus”.

AS ALIANÇAS COM NOÉ E DAVI

Observamos que o arco-íris da aliança com Noé envolve nesta época o Trono do Juízo, Deus lembrando-se de Sua promessa de não disciplinar todo ser vivente. (Gn 9. 13-15; Ap 4. 3); As provisões desta aliança que afetam a natureza e o reino animal, naturalmente são incluídas na renovação da Aliança Edênica. A instituição do governo humano será perpetuada e a Aliança com Davi, cumprir-se-á na íntegra no Reino do Deus-Homem, o Filho de Davi, Cristo, e seus santos que com Ele reinarão. (Lc 1. 32-33; Dn 2. 45; 7. 13-14; Ap 5. 10; 11. 15; 12. 5; 20. 4-5)

Pela Primeira vez em toda a história, a Justiça absoluta será aplicada a quem comete pecado e isso imediatamente (Is 11. 1-5; Sl 2. 9; Ec 8. 11; Ap 12. 5). Jerusalém será Capital desse Governo Mundial de Cristo e Davi servo Príncipe da Palestina. (Is 2. 2-4; Ez 37. 24-25); durante esse reino MILENIAL não haverá guerra nenhuma em toda a terra. (Mq 4. 34)

[Gênesis 9. 13-15] “O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne”.

NOTA:. O meu arco, provavelmente um fenômeno novo, devido às mudanças nas formações de nuvens e nas condições atmosféricas em geral depois do dilúvio. O Arco-Íris, serve como um sinal da aliança feita por Deus com Noé, um compromisso de nunca mais enviar contra a humanidade um dilúvio universalmente destrutivo.

[Apocalipse 4. 3] “E esse que se acha assentado é semelhante no aspecto a pedra de Jaspe e de Sardônio, e ao redor do trono há um arco-íris semelhante no aspecto de esmeralda”.

NOTA:. Jaspe - claro como cristal (cf. Ap 21. 11) Sardônio – Vermelho como sangue, esmeralda, verde claro.

[Apocalipse 21. 11] “A qual tem a glória de Deus, o seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina”.

[Lucas 1. 32-33] “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”.

NOTA:. Davi, seu pai. “Veja (Lc 3. 31 e a nota sobre MT. 1. 1)”

(Lc 3. 31) – Jesus. O nome significa “O Senhor é Salvação” (veja a nota MT 1. 1)

[Mateus 1. 1] “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão”.

Jesus Cristo. O nome “Jesus” vem da forma grega e latina do hebraico “JESHUA” (Josué) que significa “O Senhor é Salvação”. Cristo vem da palavra grega “Mashiah” (Messias), que significa “Ungido”. Filho de Davi era um título messiânico muito popular à época. Esta genealogia segue a linhagem de José, o pai legal (embora não natural) de Jesus, e estabelece a validade de sua reivindicação e seu direito ao trono de Davi (Mt 1. 1-6) Jessé gerou ao rei Davi, e o rei Davi, a Salomão da que fora mulher de Urias;

A Genealogia em (Lc 3. 23-38) é evidentemente a de Maria

A Genealogia do Filho do Homem (Lc 3. 23-38)

[Lucas 3. 23-38] “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José, de Eli, e Eli, de Matate, e Matate, de Levi, e Levi, de Melqui, e Melqui, de Janai, e Janai, de José, e José, de Matatias, e Matatias, de Amós, e Amós, de Naum, e Naum, de Esli, e Esli, de Nagai, e Nagai, de Maate, e Maate, de Matatias, e Matatias, de Semei, e Semei, de José, e José, de Jodá, e Jodá, de Joanã, e Joanã, de Resa, e Resa, de Zorobabel, e Zorobabel, de Salatiel, e Salatiel, de Neri, e Neri, de Melqui, e Melqui, de Adi, e Adi, de Cosã, e Cosã, de Elmadã, e Elmadã, de Er, e Er, de Josué, e Josué, de Eliézer, e Eliézer, de Jorim, e Jorim, de Matate, e Matate, de Levi, e Levi, de Simeão, e Simeão, de Judá, e Judá, de José, e José, de Jonã, e Jonã, de Eliaquim, e Eliaquim, de Meleá, e Meleá, de Mená, e Mená, de Matatá, e Matatá, de Natã, e Natã, de Davi, e Davi, de Jessé, e Jessé, de Obede, e Obede, de Boaz, e Boaz, de Salá, e Salá, de Naassom, e Naassom, de Aminadabe, e Aminadabe, de Admim, e Admim, de Arni, e Arni, de Esrom, e Esrom, de Perez, e Perez, de Judá, e Judá, de Jacó, e Jacó, de Isaque, e Isaque, de Abraão, e Abraão, de Tera, e Tera de Naor, e Naor, de Serugue, e Serugue, de Ragaú, e Ragaú, de Faleque, e Faleque, de Éber, e Éber, de Salá, e Salá, de Cainã, e Cainã, de Arfaxade, e Arfaxade, de Sem, e Sem, de Noé, e Noé, de Lameque, e Lameque, de Metusalém, e Metusalém, de Enoque, e Enoque, de Jarede, e Jarede, de Maalalel, e Maalalel, de Cainã, e Cainã, de Enos, e Enos, de Sete, e Sete, de Adão, e Adão, de Deus”.

NOTAS:.
Filho de Eli. José era filho de Jacó por nascimento (Mt 1. 16) e filho de Eli por casamento. Esta é provavelmente a genealogia materna de Jesus, (veja a nota sobre
Mateus 1. 1).

[Mateus 1. 16] “E Jacó gerou a José, marido de Maria da qual gerou a Jesus, que se chama o Cristo”.

NOTA:. Da qual. A utilização do feminino singular no grego não deixa dúvidas de que Jesus nasceu apenas de Maria e não de Maria e José. Esta é uma das evidências mais fortes para o nascimento virginal de Jesus.

A NOVA ALIANÇA DURANE O MILÊNIO

Como já observamos todas essas alianças fundamentam-se sobre a NOVA ou a ETERNA ALIANÇA. Portanto, consideramos que tenham o seu cumprimento integral no período MILENIAL, sendo elas realmente expressões ou partes integrais da grande NOVA ALIANÇA.


É evidente que quando essa Aliança foi prometida, ela associava-se às condições milenais descritas no Velho Testamento e prometidas especialmente aos judeus quando esses estariam restaurados à sua terra, a Palestina (Ex 36. 19-28). É evidente que o derramamento do Espírito Santo, previsto por (Jl 2. 28-32), concerne de modo especial ao povo judeu no princípio do Milênio (Zc 10. 12). Esse fato não contradiz nada do que aprendemos a respeito da dispensação da igreja, isto é, que a Nova Aliança e a Aliança Vigente durante esse período. O Espírito Santo claramente ensina que a nova Aliança cumpre-se verdadeiramente durante a atual dispensação. Contudo, um cumprimento ainda maior nos espera em dias vindouros (Hb 8. 7-13; 10. 16).

A NOVA ALIANÇA promoveu purificação dos pecados, um coração novo e a presença do Espírito Santo, bênçãos previstas para o povo de Deus, tanto durante a dispensação da Igreja como para a dispensação MILENAL. Assim, vemos que a Nova Aliança será plenamente operante, demonstrando em todo o mundo e mui particularmente, na Palestina, as suas bênçãos, resultando em que a grande maioria dos homens do mundo buscará a Deus e aprenderão a justiça (Sl 72; Is 11. 9; 26. 9; Zc 14. 16-21; Mll 1. 11).

A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO
(Ver estudo sobre o Tabernáculo no Deserto)

[Êxodo 36. 19-28] “Fez também para a tenda uma coberta de peles de carneiros tintas de vermelho; e, por cima, uma coberta de peles de texugo. Também fez tábuas levantadas para o tabernáculo, de madeira de cetim. O comprimento de uma tábua era de dez côvados, e a largura de cada tábua era de um côvado e meio. Cada tábua tinha duas coiceiras, pregadas uma com a outra; assim fez com todas as tábuas do tabernáculo. Assim, pois, fez as tábuas para o tabernáculo; vinte tábuas para a banda do sul; e fez quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras. Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo da banda do norte, com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua. E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis tábuas. Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo aos dois lados”.


NOTA:. Instruções para o uso da madeira na construção do Tabernáculo.

[Joel 2. 28-32] “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar”.
NOTA:. Depois, isto é, depois do arrependimento e restauração, o futuro de Israel
(Zc 12. 10; 13. 1), ligados à segunda vinda de Cristo, como testemunhado pelos prodígios descritos no (VS 30 – Veja nota sobre “Atos 2. 16-21”). O Espírito Santo será então derramado sobre as classes sociais em Israel dentre os que pertencerem ao remanescente fiel (VS 32).

[Atos 2. 16-21] “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

NOTA:. (VS 16-21) – O cumprimento desta profecia se dará no futuro, imediatamente antes da volta de Cristo, quando todos os detalhes (eg. VS 20 e Ap 6. 12) da profecia serão cumpridos.
(VS 20) – O sol se converterá em trevas e a lua em sangue.

[Apocalipse 6. 12] “E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue”.

Pedro lembrou seus ouvintes de que, conhecendo a profecia de Joel, deveriam ter percebido que se tratava da obra do Espírito Santo, e não do resultado de bebedeira.

[Zacarias 10. 12] “Eu os fortalecerei no Senhor, Le andarão no Seu nome, diz o Senhor”.

[Zacarias 13. 1] “Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza”.

NOTA:. A purificação dos pecados segue o lamento mencionado no capítulo anterior. Fonte aberta, uma alusão ao Calvário, agora aberta para a Salvação de todos os que estiverem vivos ao tempo da volta de Cristo, cf. logo em abaixo:

[Romanos 11. 26-27] “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados”.

Conforme está escrito: “Virá de Sião o Libertador”. Veja cf. em (Is 59. 20-21)

[Isaías 59. 20-21] “E virá um Redentor a Sião e aos que se desviarem da transgressão em Jacó, diz o SENHOR. Quanto a mim, este é o meu concerto com eles, diz o SENHOR: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca da tua posteridade, nem da boca da posteridade da tua posteridade, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre”.

NOTA:. Em seu segundo advento Ele julgará; seus inimigos (VS 17-19) e trará a salvação a Israel (VS 20-21) cf. (Rm 11. 26-27). A palavra aqui traduzida por Redentor (Is 59. 20), significa parente resgatado; isto é, alguém que tem laços de sangue com aqueles que se restada, o que indica a necessidade da encarnação (Hb 2. 14-16).

[Hebreus 2. 14-16] “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão”.

NOTA:. (Hb 2. 14-16) – Carne e sangue era uma expressão típica do Antigo Testamento, para se referir à natureza humana. Destes... Participou I.e..., da mesma natureza humana. Destruísse, não significa aniquilamento, pois o diabo existirá eternamente em tormento no lago de enxofre (Ap 20. 10). A palavra significa: “incapacitar, quebrar o poder, tornar inoperante”. Este versículo define o propósito principal de Cristo assumir “uma condição inferior”.

[Romanos 11. 16-17] “E assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador. Ele apartará de Jacó a impiedade. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”. (veja Is. 59. 20-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário