segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL


O PROFETA
DANIEL
  


 A REVELAÇÃO
DE DEUS


Adaptação
Pr. João Lopes Amaral

70 semanas de Daniel = cada semana = 7 anos = 490 anos
Cada geração = 70 anos



[Jeremias 25. 11-12] “E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia, setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas”.
NOTA:. Daniel estava na Babilônia em oração aguardando o cumprimento desta profecia de Jeremias, quando Deus lhe deu a seguinte revelação:
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador” - Daniel 9:24-27
NOTA:. A palavra usada por Daniel para descrever semana é Shabua que significa sete. Como o jubileu se dava a cada 7 semanas de anos, o povo israelita estava muito bem acostumado com este termo, descrito como semanas de anos. Ver (Lv 25. 8-25).
Daniel profetizou 70 semanas para Israel, (Sobre teu povo e sobre tua cidade), já foram cumpridas 69 semanas, foi na 69ª que Israel rejeitou e crucificou seu Senhor, Jesus o Cristo. A Igreja, nascida no dia de pentecostes, não participou das primeiras 69 semanas e não participará também da
70ª e última semana, a saber, a Grande Tribulação, também chamada “Tribulação de Jacó” que se dará após o arrebatamento da Igreja.
 
NOTA:. As semanas de Daniel são semanas proféticas, e desta forma equivalem a 7 anos de 360 dias cada, como no calendário judeu. Assim, o período da Grande Tribulação terá 2.520 dias, e este período será dividido em duas etapas distintas, cada uma correspondendo a 3 anos proféticos e meio ou 1.260 dias.
[Apocalipse 6. 16-17] "E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?".
NOTA:. Um dos propósitos principais da Grande Tribulação é imputar o juízo de Deus aos descrentes de todas as nações.  
[Isaías 24. 1, 3, 6] "Eis que o Senhor esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam”.
Servirá também para preparar o povo de Israel para a segunda vinda de Cristo, ainda que através de sofrimento. Senão vejamos:


Extinguir a Transgressão
Somente quando a nação de Israel se converter.
[Romanos 11. 26] “E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades”.
[Jeremias 30. 7] "Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela".
Expiar a Iniqüidade
NOTA:. Este texto não se aplica de nenhuma maneira à igreja, mas somente aos israelitas (teu povo, tua santa cidade). Portanto é no final da septuagésima semana que o povo se converterá a obra expiatória de cristo.
Trazer a Justiça Eterna
A justiça humana é temporária e cheia de falhas, considerada por Deus como “Trapo de imundícia” (Is 64. 6), mas Jesus o Cristo virá estabelecer a justiça eterna.
[2 Tessalonicenses 2. 7,10] “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”.
NOTA:. O “mistério da injustiça” que ainda opera nos dias de hoje, terá o seu final no milênio.
Selar a Visão e a Profecia
No milênio Jesus o Cristo habitará no meio do povo não havendo mais necessidade de visões e profecias.
[Isaías 11. 9] “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”.
Ungir o Santo dos Santos
O templo e a cidade de Jerusalém serão abominados no final da Grande Tribulação.  
[Daniel 9. 25] “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos”.
[Neemias 2. 1-8] “Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu pegamos o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá. Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim”.
NOTA:. Estas 70 semanas iniciaram-se com a volta de Neemias e com a reconstrução dos muros e da cidade de Jerusalém. O sacrifício de Cristo na cruz ocorreu depois da 69ª semana, bem como a destruição de Jerusalém em 70 d.C. A última semana, ou seja a septuagésima, ainda não se cumpriu, demonstrando que há uma quebra na sucessão das semanas, por um período de tempo indeterminado, entre a 69ª e a 70ª semana, período este reservado para os gentios.
[Lucas 21. 24] “E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”.
Estas 70 semanas estão subdivididas em 3 períodos distintos: 7 Semanas, 62 semanas e 1 semana.
- 7 semanas (49 anos)
Jerusalém seria reedificada. (445 a.C)
Veja: (2 Cr 36. 22-23; Ed 1. 1-3; 6. 6-8; 7. 12, 21; Ne 2. 1-7)
- 62 semanas (434 anos)
NOTA:. Vai até a manifestação de Jesus o Messias, bendito o que vem em nome do Senhor com a entrada triunfal em Jerusalém num jumentinho
[Zacarias 9. 9] “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta”.
NOTA:. 1 semana (7 anos) - É futura - ainda não se cumpriu, se cumprirá no tempo da Grande Tribulação na qual esta semana se dividirá em dois períodos distintos de 3 anos e meio cada (42 meses – 1.260 dias). Tempo e tempos e metade de um tempo = 3 anos e meio
[Daniel 9. 26] “E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações”.
Será Tirado o Messias
Certamente aponta para a crucificação, morte e ressurreição de Jesus o Cristo.
[Isaías 53. 8] “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido”.
Destruirá a Cidade e o Santuário
Fala da queda de Jerusalém em 70 d.C
[Mateus 24. 2] “Jesus, porém, lhes disse: Não vede tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada”.
A Última Semana
[Daniel 9. 27] “E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador”.



NOTA:. O anticristo fará uma aliança com Israel para a restauração dos sacrifícios no templo por uma semana (7 anos). Mas aliança será quebrada no meio da semana (3 anos e meio)

[2 Tessalonicenses 2. 3-4] “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

[Apocalipse 22. 20] "Amém, vem Senhor Jesus".

Fonte Bibliográfica:
Pentecost, J.Dwight - Manual de Escatologia - Editora Vida , 1998; Ellisen, Stanley A. - Conheça melhor o Antigo Testamento - Editora Vida -1991; Lehman, H.I. - A Revelação de Jesus Cristo - Edições Shophar -1991; Pearlman, Myer - Através da Bíblia-Livro por livro - Editora Vida – 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário