segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DISPENSAÇÕES BÍBLICAS


DISPENSAÇÕES
 BÍBLICAS

 Adaptação
Pr. João Lopes Amaral


A palavra DISPENSAÇÃO encontra-se quatro vezes no NOVO TESTAMENTO (1 Co 9. 17; Ef 1. 10; 3. 2; Cl 1. 25). A palavra grega é “OIKONOMIA, da qual se deriva a palavra ECONOMIA” que, segundo o Dicionário Prático Ilustrado, significa a “boa ordem na administração, na despesa de uma casa”. (em grego, casa e ‘OIKOS).

No uso bíblico a “dispensação” (OIKONOMIA) representa a administração que Deus faz em sua grande casa universal, na qual estão afetos a Ele todas as inteligências, tanto homens, como seus angelicais.

O estudo das Dispensações revela os vários métodos usados por Deus em suas relações com as diferentes classes de povos, através dos vários períodos determinados por Ele, a fim de lograr o seu propósito. Por conseguinte, é necessário distinguir ou separar esses diversos períodos, a fim de “manejar bem a Palavra da Verdade”, como Paulo exortou Timóteo.

[2 Tm 2. 15] “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.



“Manejar bem” a Palavra de Deus, significa, na linguagem de Paulo, “faze um corte reto”. O pedreiro constrói a parede em linha reta. O carpinteiro risca a obra em linha reta. O agricultor ara a terra em linhas retas. Semelhantemente, o obreiro do Senhor que interpreta a Palavra de Deus, terá que interpretá-la corretamente – em linha reta! Para conseguir esse resultado, o intérprete da Palavra terá que entender os períodos ou “dispensações” e isso, por sua vez, requerem o estudo diligente das Escrituras e a observação minuciosa da revelação divina aos homens. 

O preguiçoso jamais saberá interpretar o pensamento divino. Por isso, Paulo, assim, exorta a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar... A palavra “procura” no (“original do grego, Spondason”) significa, “apressar-se, ser diligente”. Manejar bem, significa, usar as faculdades racionais, a inteligência, como em
(Isaías 1. 18), onde Deus, convoca Seu povo “vinde, pois, arrazoemos, diz o Senhor”.

Paulo avisa contra o perigo de fraude na interpretação das Escrituras...
  

[2 Co 4. 2] “antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade”.

Adulterar no original é, “dolos”, que significa “pegar com isca”. Portanto, tem o sentido de falsificar e corromper. Na antiguidade falsificavam óleo e vinho. Em todos os tempos levantaram-se falsos “mestres” e falsos “profetas” que por ensinos engenhosos têm conseguido enganar os incautos, causando-lhes a eterna destruição da alma.

Pedro referiu-se às epistolas de Paulo, dizendo que nelas havia “certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. (2 Pe 3. 15-16)

Como, então, é importante que saibamos, não “deturpar”, mas sim, interpretar corretamente (fazer o corte em linha reta) a Palavra de Deus. Isto significa que todas as idéias, noções e opiniões pré-concebidas, sejam postas de lado e que a própria Bíblia (Palavra de Deus), seja o intérprete de si mesma.


BIBLIOGRAFIA

- O Plano Divino – N. Lawence Olson
- Bíblia de Estudo Pentecostal
- Bíblia Anotada – Versão Almeida, Revista e Atualizada
- Bíblia de Estudo das Profecias
- O Novo Dicionário da Bíblia – Edição Vida Nova
- 50 Respostas Tiradas da Palavra Profética – Win Malgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário