segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ESTUDO DAS PROFECIAS


ESTUDO
DAS
PROFECIAS 

Adaptação
Pr. João Lopes Amaral

ESTUDO DAS PROFECIAS

A primeira pessoa que a Bíblia chama de PROFETA (em heb. - Nabhi) foi Abraão
(Gn 20.7; cf. Sl 105.5), mas a profecia do Antigo Testamento recebeu sua forma normativa na vida e na pessoa de Moisés, que passou a constituir padrão de comparação para todos os profetas futuros (Dt 18. 15-19; vd MESSIAS; Dt 34. 10). Cada característica que caracterizava o verdadeiro profeta de YAHWEH, na tradução clássica da profecia vetero-testamentária foi pela primeira vez encontrada em Moisés.

[Gn 20.7] “Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se porém, não lha restituíres sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.”

NOTA: Ele é profeta. Esta é a primeira ocorrência da palavra hebraica nabi, deriva de um verbo que significa “proclamar, declarar, falar como intermediário”, é usada aqui para enfatizar o caráter oficial da intercessão de Abraão. Normalmente a palavra se refere a alguém que declara uma mensagem em lugar de outro que lhe é superior. Esse outro normalmente é Deus, embora que nem sempre (cf. Ex. 7. 1). A intercessão de Abraão salvou a vida de Abimelique e removeu a esterilidade de suas esposas
(Gn 20. 7; 17.18).

[Salmos 105.15] Dizendo: “Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas”.

NOTA: Este Salmo histórico de Israel é aberto com uma comunicação ao louvor e à memória dos feitos maravilhosos de Deus (VV. 1. 7); a seguir focaliza a aliança abraâmica (VV. 18. 15), a vida de José e o assentamento de Israel no Egito
(vv. 16.24), a vida de Moisés e a libertação do Egito (VV. 25-38), o cuidado de Deus por Israel no deserto (VV. 39-41) e a entrada em Canaã (VV. 42-45). Parte desse Salmo é citada em conexão com a procissão organizada por Davi para trazer a Arca para Jerusalém (I Cr 16. 8-22).

[Êxodo 7. 1] “Então disse o Senhor a Moisés: Vê que te constitui como deus sobre Faraó e a Arão, teu irmão será teu profeta.”

[Deuteronômio 18. 15-19] MESSIAS “O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; conforme tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, no dia da congregação, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então, o SENHOR me disse: Bem falaram naquilo que disseram eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.”

NOTA: Dt 18. 15 – Um profeta. Este papel foi por fim assumido por Jesus de Nazaré (veja a nota sobre Atos 3. 22) e em seu ofício de profeta (cf. Dt 34. 10 com Lc 28. 19) e Atos 3. 22, disse... Na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

NOTA: Atos 3.22 – Os judeus esperavam um profeta e o Messias – Duas pessoas distantes (Jo 1. 20-21; 7. 40-41). A mensagem cristã unia os dois na pessoa única de Jesus Cristo (Dt 18. 15).

[Gênesis 20. 7, 17-18] “E, orando Abraão sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas de sorte que elas pudessem ter filhos. Porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

Moisés recebeu uma chamada específica e pessoal da parte de Deus. A iniciativa da chamada de alguém para o ofício profético depende de Deus. (Ex 3. 1-4, 17; cf. Js 6; Jr 1. 4-19; Ex 1-3; Os 1.2; AM 7. 14-15; Jn 1. 1) e é somente o profeta falso que ousa arrogar-se o ofício (Jr 14.14; 23. 22; AM 3. 7). O profeta aparecia perante os homens na qualidade de um homem que se apresentava perante Deus (2 Rs 17. 1; 18. 15).

[2 Reis 17. 1] “No ano duodécimo de Acaz, rei de Israel, começou a reinar Oséias filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos”.

[João 1. 20-21] “Ele confessou e não ligou: confessou: Eu não sou o Cristo. Então lhe perguntaram: Quem es pois? És tu Elias? Ele disse não sou. Es tu o profeta? Respondeu não.”

[Isaías 15.1-9] Sentença contra Moabe: “Certamente numa noite foi assolada Ar de Moabe, ela está destruída; certamente numa noite foi assolada Quir de Moabe, ela está destruída.

NOTA: O julgamento contra Moabe, infligido pela Assíria é descrito nessa passagem (veja a nota sobre Amós 2. 1). O julgamento foi rápido (Ar e Quir, Is. 15. 1, embora distantes uma da outra, cerca de 40 Km, até Zoar, na extremidade sul do Mar Morto (v.5). Observe-se a sensibilidade de Isaías aos horrores da guerra.

[Amós 2.1] Moabe era a nação que surgira do filho de Ló e de sua filha mais velha
(Gn 19. 37). “Até o reduzir a Cal e a pó”.

[Gênesis 19. 31-38] “Então, a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra. Vem, demos a beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai. E deram a beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe a beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai. E deram a beber vinho a seu pai, também naquela noite; e levantou-se a menor e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai. E teve a primogênita um filho e chamou o seu nome Moabe; este é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.”

As filhas solteiras de Ló, contaminadas pelo ambiente de Sodoma, temendo morrer sem dar à luz filhos, desavergonhosamente cometeram incesto com o próprio pai, usando vinho para torná-lo distante de suas ações. As crianças assim concebidas receberam os nomes de Moabe (que significa “do pai”); de quem descenderam os moabitas, e de Bem-Ami (cujo significado é “filho do meu povo”; isto é, seu pai e sua mãe eram a mesma família, de quem descenderam os amonitas.

Os moabitas viviam a leste do Mar Morto, ao passo que os amonitas viviam a nordeste do mesmo Mar.

A iniciativa da chamada de alguém para o ofício profético depende de Deus (Ex 3. 1-4, 17; cf. Isaías 6.; Jr 1. 4-19. Ez 1-3.; Os 1.2; AM 7.14-15; Jr 1. 1); e é somente o profeta falso que ousa arrogar-se o ofício (Jr 14. 14; 23. 21).

O objetivo e o efeito primário da chamada era uma introdução à presença de Deus, conforme fica demonstrado nas passagens observadas acima. Esse era o “mistério” ou conselho do Senhor (I RS 22. 19; Jr 23. 22; Am 3. 7). O profeta aparecia perante os homens na qualidade de homem que se apresentava perante Deus (2 RS 17. 1; 18. 15).

[Êxodo 3. 1-4, 17] “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Mídia; e levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao Monte Horebe. Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia em fogo, e a sarça não se consumia. Então disse consigo mesmo; irei para lá e verei essa grande maravilha, porque a sarça não se queimava. Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés, Moisés! Ele respondeu: Eis me aqui. Portanto disse eu: Farvos-ei subir da aflição do Egito para a terra do (Cananeu, do heteu, do amorreu, do farizeu, do heveu e do jebuzeu) para uma terra que mana ‘leite e mel”.

NOTA: Ex 3. 1 – Horebe era outro nome para o Monte Sinai, cf. Dt 5.2. O Senhor nosso Deus fez aliança conosco em Horebe. Tradicionalmente localizado na parte sudoeste da Península do Sinai. O anjo do Senhor era o próprio Senhor...

NOTA: Gn 16. 10 – Disse lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicai-vos sobremodo a tua descendência de maneira que, por numerosa não será contada.

NOTA: O anjo do Senhor, uma teofania, ou seja, uma manifestação de Deus. Ele fala aqui como Deus, identifica se como Deus, e reivindica para Si o exercício das prerrogativas de Deus (veja Gn 16. 7-14). Uma vez que o anjo do Senhor deixa de aparecer depois da encarnação, inferiu se freqüentemente que o anjo do Senhor no (A.T), é uma aparição preencarnada da Segunda pessoa da Trindade.

[Isaías 6. 1-13] No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirado, e purificado o teu pecado. Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos, e a ouvir com os seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado. Então, disse eu: até quando, Senhor? E respondeu: Até que se assolem as cidades, e fiquem sem habitantes, e nas casas não fique morador, e a terra seja assolada de todo. E o SENHOR afaste dela os homens, e, no meio da terra, seja grande o desamparo. Mas, se ainda a décima parte dela ficar, tornará a ser pastada; como o carvalho e como a azinheira, que, depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela.”

NOTA: Brasa viva do altar ou do altar de incenso ou do altar do holocausto. Em qualquer dos casos, a brasa significava plenamente o efeito do ritual purificatório do templo. Deus tomou a iniciativa de purificar o profeta.

Por nós, Deus é retratado como um rei presidindo o seu conselho. Esta expressão certamente deixa espaço para a revelação mais completa sobre trindade, encontrada no Novo Testamento. Embora que, o povo não fosse dar atenção, Isaías, deveria continuar a profetizar até a deportação para a Babilônia.

Depois do 70 anos de cativeiro na Babilônia, a décima parte voltaria. Estes, por sua vez, seriam novamente sujeitos a castigo (no original, queima), mas não seriam erradicados. Israel produziria renovos como terebintina (uma ave semelhante ao carvalho que quando cortada, deixa escorrer uma resina perfumada) e o carvalho.

[Jeremias 1. 4-19] “A sua chamada “Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la...”

A CONFIRMAÇÃO DA CHAMADA (11-19)

“E veio a mim a palavra do SENHOR, segunda vez, dizendo: Que é que, vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para a banda do Norte. E disse-me o SENHOR: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra. Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do Norte, diz o SENHOR; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá. E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos. Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize lhe tudo quanto eu te mandar; não desanimes diante deles, porque eu farei com que não temas na sua presença. Porque eis que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, e contra os reis de Judá, e contra os seus príncipes, e contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra”.

Nota: Jeremias foi separado por Deus para seu ministério profético ainda antes de nascer. Paulo foi escolhido do mesmo modo...

[Gálatas 1. 15-16] “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue...” – OBS:. Isto é, a outras pessoas!

Uma criança. Melhor, um jovem. A objeção de Jeremias foi vetada porque a autoridade para a sua mensagem residia naquele que o escolhera (cf. Jo 15. 16) – Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedires ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda.

Não temas diante deles. Palavras semelhantes foram ditas a Abraão (Gn 15.1)
– Depois destes acontecimentos veio a Palavra do Senhor a Abraão numa visão, e disse: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.

As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão e a Paulo, também foram a Moisés em [Nn 21. 34] “Disse o Senhor a Moisés: Não o tema, porque eu o dei na tua mão, a ele e a todo o seu povo e a sua terra e far-lhe-ás como o fizeste a Seon, Rei dos Amorreus, que habitava em Hesbom.

As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão, Paulo, Moisés, também foram ditas a [Daniel 10. 12] “Então me disse: Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e por causa das tuas palavras é que eu vim (a oração de Daniel foi ouvida no primeiro dia das três semanas de jejum, mas a resposta foi retardada por causa do conflito angelical) em que foi necessária a intervenção do arcanjo Miguel que é o guardião de Israel, para lutar contra o príncipe do reino da Pérsia, um ser sobrenatural que tentava levar os reis da Pérsia a se oporem ao Plano de Deus.

As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão, Paulo, Moisés, Daniel, também foram ditas à Maria [Lc 1. 30] “Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas porque achaste graça diante de Deus.”

As mesmas palavras que foram ditas a Jeremias, Abraão, Paulo, Moisés, Daniel e Maria, também foram ditos a Pedro [Lc 5. 10] – bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios, disse Jesus a Simão: Não temas: Doravante será pescador de homens.

Jeremias haveria de profetizar destruição e benção.

A amendoeira (heb. Shaged) serviu para assegurar Jeremias de que Deus não estava adormecido. Mas que velava (heb. Shoged) para fazer a sua vontade.

A panela (uma vasilha grande usada para cozinhar ou lavar) prestes a derramar seu conteúdo fervente, inclinando-se do norte, ilustrava a futura invasão babilônica. Jeremias recebe a ordem de ser forte, como cidade fortificada, porque de fato foi durante os mais de 40 anos de seu ministério, sem com isso perder o seu espírito manso e tranqüilo.

[Ezequiel 1. 3] “Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, sacerdote, na terra dos Caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.”

[Oséias 1. 2] “Quando pela primeira vez falou o Senhor por intermédio de Oséias, então lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filho de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.”
NOTA: O nome do profeta significa SALVAÇÃO. - Uma mulher de prostituições. Se for entendida prolepticamente (cf. vontade antes manifestada), a expressão indica que Gômer se tornou uma prostituta depois do casamento com Oséias, caso contrário, ela se teria casado com uma prostituta notória. Em qualquer dos dois casos, o casamento foi ordenado por Deus para ilustrar vividamente a infidelidade do povo de Israel.

[Amós 7. 14-15] “Respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não sou profeta e nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicomoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado e me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel.”

[Amós 3. 7] “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar os seus segredos aos seus servos, os seus profetas.”

NOTA: Deus advertiu o povo, por meio de seus profetas (incluindo Amós), mas o povo ordenava aos profetas que se calassem.

NOTA: VV.7. 14-15 ‘Colhedor de sicomoros’ – Mas correto seria dizer furador ou cortador de figos, figos silvestres; era necessário fazer isso para que tais frutos amadurecessem.

O profeta aparecia perante os homens na qualidade de um homem que se apresentara perante Deus (I Rs 17. 1; 18. 15] “Então Elias, o tesbita, os moradores de Gileade disse a Acabe: Tão certo com vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja a face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra”.

NOTA: Elias, significa “javé é Deus”, um nome significativo numa época em que o culto a Baal ameaça extinguir o culto a Javé.

[I Reis 18. 15] “Disse Elias: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face está, deveras hoje me apresentarei a Ele”.

Novamente a consciência profética da história teve origem com Moisés. Quando Isaías lançou sua tremenda polêmica contra a idolatria, uma de suas mais potentes contenções – que somente Yahweh é o autor da profecia e que os ídolos só sabem algo depois que isso sucede...

Exemplo: [Isaías 45. 20-22] “Congregai-vos e vinde; chegai-vos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isso desde a antiguidade? Quem, desde então, o anunciou? Porventura, não sou eu, o SENHOR? E não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador, não há fora de mim”.

Originam-se diretamente de Moisés e do Êxodo. Yahweh enviou ao Egito na posse de formações necessárias para interpretar os grande acontecimentos que haveria de ter lugar. A história se tornou numa revelação porque havia, em adição à situação histórica um homem preparado diante mão para afirmar o que essa situação história significava. Moisés não foi deixado a lutar em busca do sentido dos acontecimentos, no momento ou depois de sua realização; mas discernia-nos com antecedência e foi avisado por Deus acerca do significado dos mesmos. Outro tanto sucedia a todos os demais profetas. Exclusiva entre as nações da antiguidade, Israel tinha perfeita consciência da história. E deviam isso aos profetas e, sobre o Senhor da história, os profetas deviam a Moisés. Semelhantemente deviam a ele sua preocupação ética e social.

Os Títulos dos Profetas

Duas descrições gerais aparecem geralmente usadas a respeito dos profetas: Primeira (homem de Deus) descreve o conceito sobre eles que tiveram seus semelhantes. Este título foi dado a primeira vez a Moisés (Dt 33.1) e continuou sendo empregado até o fim da monarquia (cf. I SM 2. 27; 9. 6; I RS 13. 1) que a intenção disso era expressar diferença de caráter entre o profeta e os demais homens é deixado perfeitamente claro pela mulher sunamita “veja que este é santo homem de Deus (II RS 4.9).

Outro título geral era de servos (dele, teu ou meu) – Não parece que alguma vez alguém se tenha dirigido a qualquer profeta chamando de “servo de Deus”, mas Deus freqüentemente descrevia os seus profetas como “meus servos” e conseqüentemente, os outros pronomes, dele e teu também eram empregados, (por exemplo: II RS 17. 13, 23; 21. 10; 24. 12; Ed 9. 11; Jr 7. 25). Aqui há outra relação do profeta, a relação de sua pessoa para com Deus, é expressada, sendo que isso também foi inicialmente um título aplicado a Moisés, cf. citação em [Josué 1. 1-2] “sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”

[Dt 33.1] – Esta é a benção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte.

NOTA:. Moisés ao introduzir sua benção (cf. a benção de Jacó em (Gn 49.), recorda a marcha de Deus com o seu povo desde o Sinal, passando por Seir (Edom) e Parã (na parte nordeste da península do Sinal).

Ele veio das miríades dos santos (uma referência aos anjos) os teus santos, todavia é uma referência a Israel, o povo separado por Deus. O amado (veja nota sobre)
[Dt 32. 15] “E, engordando-se Jesurum (amado), deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação”.

[Gênesis 49. 1-33] “Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos derradeiros dias; ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel, vosso pai: Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio do meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Inconstante como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então, o contaminaste; subiste à minha cama. Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho, não entre minha alma; com a sua congregação, minha glória não se ajunte; porque, no seu furor, mataram varões e, na sua teima, arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó e os espalharei em Israel. Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como um leão e como um leão velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente; ele lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes, brancos de leite. Zebulom habitará no porto dos mares e será como porto dos navios; e o seu termo será em Sidom. Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos. E viu ele que o descanso era bom e que a terra era deliciosa, e abaixou o seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo. Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó SENHOR! Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim. De Aser, o seu pão será abundante e ele dará delícias reais. Naftali é uma cerva solta; ele dá palavras formosas. José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam, e o aborreceram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (donde é o Pastor e a Pedra de Israel), pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos céus de cima, com bênçãos do abismo que está debaixo, com bênçãos dos peitos e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até a extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo. Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção. Depois, ordenou-lhes e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me, com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu, na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura. Ali, sepultaram Abraão e Sara, sua mulher; ali, sepultou Isaque e Rebeca, sua mulher; e, ali, eu sepultei Léia. O campo e a cova que está nele foram comprados aos filhos de Hete. Acabando, “pois Jacó de dar mandamentos a seus filhos, encolheu os seus pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo”.

NOTA: Gn 49 – Nos dias vindouros se refere ao futuro de Israel em dupla perspectiva; o período de sua ocupação de Canaã e o tempo da vinda do Messias. Algumas vezes a expressão se refere a Israel no final do período da tribulação (Dt 4. 30; Ez 38.16), às vezes, à história das nações gentílicas (Dn 2. 28) e, às vezes, na presente era da igreja em sua inteireza (Hb 1. 2) ou, em sua conclusão (2 Tm 3. 1; Tg 5. 3). Os pronunciamentos de Jacó em Gênesis 49, incluíram tanto profecia (v.1) quanto benção (v.28). 

NOTA:. Gn 49. 3-4 – Rubem, o primogênito, perdeu seu lugar preeminente devido a sua fornicação com Bila (Gn 35. 22). Jacó predisse instabilidade e ineficiência. E impetuoso como a água significa literalmente, “um fervilhar na água”. Instrução viva de instabilidade. Nenhum profeta, herói ou juiz procedeu desta tribo. (Jz 5. 15-16; I Cr 5. 1)

NOTA:. Gn 49. 5-7 – Simeão e Levi são condenados por sua crueldade e ódio sem controle quando do massacre dos Siquemitas (Gn 34. 25). Em Gn 49. 6, Jacó se desassocia dos motivos e ações dos filhos. Jarretaram touros. Ou, melhor: mutilaram touros, cf. cortaram os tendões das pernas, um ato de destruição injustificada. ... Dividi-los-ei... Espalharei. Simeão viria a receber uma herança dentro da herança de Judá (Js 19. 1, veja também I Cr 4. 39-43). Os levitas não tinham herança própria, somente Cidades espalhadas pela terra (Js 31. 1-3). Os levitas se redimiram ao se oporem à idolatria ligada ao bezerro de ouro (Ex 32. 26) e se tornaram a Tribo sacerdotal.

NOTA:. Gn 49. 8-12 – Judá que significa “Louvor” se tornaria o líder entre as tribos, forte como um leão novo que tivesse contido sua presa, e seguro como um leão adulto que ninguém ousaria provocar (v. 9). Esta predição não começou a se cumprir senão a partir do tempo do rei Davi, 640 anos depois da profecia de Jacó. Silo significa, provavelmente, “aquele que traz ou, até que ele receba o que diz respeito (a) paz, referindo-se ao Messias, que seria da tribo de Judá (AP 5. 5). Em sua segunda vinda, o Messias, será mundialmente reconhecido. Os VV. 11-12, descrevem a prosperidade milenar, com vinhas tão frutíferas que ninguém hesitará em anunciar o seu jumentinho às videiras (embora o jumentinho seja um herbívoro), com vinho tão abundante quanto a água e com pessoas extremamente saudáveis (cf. com olhos cintilantes).

NOTA:. Gn 49. 13 – Na praia dos manes Zebulom teria contato marinheiros mercacores (Js 19. 10-16). Enviou-a contra uma nação ímpia, e contra o povo da minha indignação lhe dou ordens, para que dele roube a presa e lhe tome o despojo e o ponha para ser pisado aos pés como a lama da rua.

NOTA:. Gn 49. 16-19-8 – Sansão, um danita (cf. Jz 13. 2) julgou Israel por 20 anos. Os danitas, todavia, introduziram a idolatria em bases de oficiais em Israel (Jz 18. 30-31). Essa pode ser a razão pela qual Dã é omitido na lista de tribos em (AP 7. 4-8, veja a nota sobre a passagem).

[Juízes 1. 2-36] “E disse o SENHOR: Judá subirá; eis que lhe dei esta terra na sua mão. Então, disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à herdade que me caiu por sorte, e pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua, que te caiu por sorte. E Simeão partiu com ele. E subiu Judá, e o SENHOR lhe deram na sua mão os cananeus e os fariseus; e feriram deles em Bezeque a dez mil homens. E acharam a Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele, e feriram aos cananeus e aos fariseus. Porém Adoni-Bezeque fugiu; e o seguiram, e o prenderam, e lhe cortaram os dedos polegares das mãos e dos pés. Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o trouxeram a Jerusalém, e morreu ali. Porque os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e à cidade puseram a fogo. E, depois, os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies. E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebron (era, porém, dantes, o nome de Hebron Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã, e a Talmai. E, dali, partiu contra os moradores de Debir (e era, dantes, o nome de Debir Quiriate-Sefer). E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher. E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu a que pedisse um campo a seu pai; e ela se apeou do jumento, saltando; e Calebe lhe disse: Que é o que tens? E ela lhe disse: Dá-me uma bênção, pois me deste uma terra seca; dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das Palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade; e foram e habitaram com o povo. Foise, pois, Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate, e totalmente a destruíram, e chamaram o nome desta cidade Horma. Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Asquelom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo. E foi o SENHOR com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro. E deram Hebron a Calebe, como Moisés o dissera, e dali expeliu os três filhos de Anaque. Porém os filhos de Benjamim não expeliram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitaram com os filhos de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje. E subiu também a casa de José a Betel, e foi o SENHOR com eles. E fez a casa de José espiar a Betel (e foi dantes o nome desta cidade Luz). E viram os espias um homem que saía da cidade e lhe disse: Ora, mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos contigo de beneficência. E, mostrando-lhes ele a entrada da cidade feriu a cidade a fio de espada; porém àquele homem e a toda a sua família deixou ir. Então, aquele homem foi-se à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu nome até o dia de hoje. Nem Manassés expeliu os habitantes de Bete-Seã, nem dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem aos moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e quisera os cananeus habitar na mesma terra. E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários, porém não os expeliu de todo. Tampouco expeliu Efraim os cananeus que habitavam em Gezer; antes, os cananeus habitavam no meio dele, em Gezer. Tampouco expeliu Zebulom os moradores de Quitrom, nem aos moradores de Naalol; porém os cananeus habitavam no meio dele e foram tributários. Tampouco Aser expeliu os moradores de Aco, nem os moradores de Sidom, nem Alabe, nem Aczibe, nem Helba, nem Afeca, nem Reobe; porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra; porquanto os não expeliram. Tampouco Naftali expeliu os moradores de Bete-Semes, nem os moradores
de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e os de Bete-Anate. E apertaram os amorreus aos filhos de Dã até as montanhas; porque nem os deixavam descer ao vale. “Também os amorreus quiseram habitar nas montanhas de Heres, em A¼alom e em Saalabim; porém prevaleceu a mão da casa de José, e ficaram tributários”.

NOTA:. Com a morte de Josué, outra era findou, como acontecera antes, com a morte de Moisés. Cananeus – O termo inclui todos os grupos étnicos de Canaã.

*Jz 1. 1-3 – Disse... Judá a Simeão. As tribos são mencionadas pelos nomes de seus ancestrais. Judá recebera um território maior (veja nota sobre Js 15. 1-12; A sorte da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, caiu para o Sul, até ao termo de Edom, até ao deserto de Zim, até a extremidade da banda do Sul. A fronteira Sul de Judá estendia-se da extremidade Sul do Mar Salgado (Mar Morto) em direção Oeste, até o Ribeiro do Egito. Sua fronteira Norte, estendia-se da extremidade Norte do Mar Morto, até o Mar Mediterrâneo (sendo estes, os limites, oriental e ocidental respectivamente).

[I Samuel 2. 27] “Veio um homem de Deus a Eli, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó?”

NOTA:. Um homem de Deus, cf. um porta voz de Deus (veja a nota sobre (I Cr 23. 14), Quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre as tribos de Levi. Homem de Deus; isto é, algum encarregado de uma missão por Deus.

[I Samuel 9. 5] “Porém, ele lhe disse: Nesta cidade há um homem de Deus, e é muito estimado; tudo quanto ele diz, sucede: Vamo-nos agora lá. Mostrar-nos-á, por ventura o caminho que devemos seguir”.

[I Reis 13. 1] “Eis que por ordem do Senhor veio de Judá a Betel um homem de Deus, e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso”.

[2 Reis 4. 9] “Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus”.

[2 Reis 17. 3] “O Senhor advertiu a Israel e a Judá por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai-vos dos vossos maus caminhos, e guarde os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus sérvios e os profetas.

[2 Reis 23. 1-3] “Então, o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram a ele. E o rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do SENHOR. E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o SENHOR, para andarem com o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve por este concerto”.

[2 Reis 21 .10] “Então o Senhor falou por intermédio dos profetas seus servos”.

[2 Reis 24. 10] “Enviou o Senhor contra Jeoaquim bandos de caldeus e bandos de sírios, e de moabitas e dos filhos de amom; enviou-os contra Judá para destruí-los segundo a Palavra que o Senhor falara pelos profetas, seus servos”.

[Esdras 9. 11] “Que ordenaste por intermédio dos teus servos, profetas, dizendo: A terra em que entrais para possuí-la é terra imunda pela imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, encheram-na duma extremidade à outra”.

[Jeremias 7. 25] “Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias, começando de madrugada, eu os enviei”.

[Juízes 13. 2] “E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos. E o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre 6 e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então, a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja vista era semelhante à vista de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte. Então, Manoá orou insistentemente ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim no outro dia me apareceu. Então, Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falaste a esta mulher?”

[Jeremias 18. 30-31] – Os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas filho de Gérson, filho de Manasses, eles e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até o dia do cativeiro do povo. Assim, pois, a imagem de escultura, feita por Mica estabeleceram para si, todos os dias que a casa de Deus esteve em Silo.

NOTA:. Filho de Manasses. O texto hebraico traz o nome Moisés, que difere de “Manassés” por apenas uma letra. Os sacerdotes danitas traçaram sua linha genealógica até Moisés, até o dia do cativeiro do povo. Lit., da terra. Pode ser uma referência à deportação realizada por Tiglate-Pilsen III, na Assíria em 733-732 a.C.
(2 Reis 15. 29) ou ao tempo do exílio da Arca capturada em Silo pelos filisteus, no século XI a.C. (I Sm 4. 11). O versículo 31, parece favorecer a segunda opção.

[2 Reis 15. 29] – Nos dias de Peca, Rei de Israel, veio Tiglate-Pilsen III, rei da Assíria e tomou a Ijon, Abel-Bete-Maaca, a Janoa, Giredes, Aazor, a Gileade, e a Galiléia, a toda a terra de Naftali; e levou os seus habitantes para a Assíria.

NOTA:. Um ano depois de Peca ter começado a reinar, Uzias rei de Judá morreu de lepra e Isaías teve a grande visão relatada no capítulo 6., de seu livro. Por Judá ter recusado participar de uma aliança antiassírica com Israel, foi invadida com sucesso pelos Israelitas no Norte (2 Cr 28. 5-15). Uma segunda invasão meses mais tarde, não teve sucesso porque Tiglate-Pilsen III, rei da Assíria, invadiu o Norte de Israel, cerca de, 733 a.C., (Is 29. 7). Oséias, um rei testa de ferro e último monarca de Israel, tentou formar uma aliança com o Egito e foi aprisionado pelos assírios que cercaram Samaria, a capital, conquistando-a em 722 a.C., e pondo um fim à história do reino do Norte.

[Apocalipse 7. 4-8] “E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Ruben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil”.

NOTA:. Cento e quarenta e quatro mil. Estes que são selados são israelitas das doze tribos de Israel (12.000 de cada uma), protegidos para desempenharem algum serviço para Deus durante aqueles dias. Talvez venham a ser evangelistas. A omissão da tribo de Dã pode se dever à culpa freqüente da tribo quanto ao pecado da idolatria
(Lv 24. 11; Jz 18; I RS 12. 28-29).

“E disse: Eu sou. Então, disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual serão o modo de viver e serviço do menino? E disse o Anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. Então, Manoá disse ao Anjo do SENHOR: Ora, deixa que te detenhamos e te Preparemos um cabrito. Porém o Anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e, se fizeres holocausto, o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá que fosse o Anjo do SENHOR. E disse Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual é o teu nome? Para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos. E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas  assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Então, Manoá tomou um cabrito e uma oferta de manjares e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR; e agiu o Anjo maravilhosamente, vendo- o Manoá e sua mulher. E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o Anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher caiu em terra sobre seu rosto. E nunca mais apareceu o Anjo do SENHOR a Manoá, nem à sua mulher; então, conheceu Manoá que era o Anjo do SENHOR. E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto Deus. Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos quisera matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de manjares, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo. Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. “E o Espírito do SENHOR o começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol”.

[Levítico 24. 11] “Então o filho da mulher israelita blasfemou o nome do Senhor e o amaldiçoou pelo que o trouxeram a Moisés. O nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã”.

[Juízes 18. 1-12] “Naqueles dias, não havia rei em Israel, e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel lhe não havia caído em herança bastante sorte. E enviaram os filhos de Dã da sua tribo cinco homens dos seus confins, homens valorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e rastejar a terra; e lhes disseram: Ide, rastejai a terra. E vieram à montanha de Efraim, até a casa de Mica, e passaram ali a noite. E, quando eles estavam junto da casa de Mica, conheceram a voz do jovem, do levita; e chegaram-se para lá e lhe disseram: Quem te trouxe aqui, que fazes aqui e que é o que tens aqui? E ele lhes disse: Assim e assim me tem feito Mica; pois me tem assalariado, e eu lhe sirvo de sacerdote. Então, lhe disseram: Ora, pergunta a Deus, para que possamos saber se prosperará o caminho que levamos. E disse-lhes o sacerdote: Ide em paz; o caminho que levardes está perante o SENHOR. Então, foram-se aqueles cinco homens e vieram a Laís; e viram que o povo que havia no meio dela estava seguro, conforme o costume dos sidônios, quieto e confiado; nem havia possessão algum do reino que, por coisa alguma, envergonhasse a alguém naquela terra; também estavam longe dos sidônios e não tinham que fazer com ninguém. Então, voltaram a seus irmãos, a Zorá e a Estaol; e seus irmãos lhes disseram: Que dizeis vós? E eles disseram: Levantai-vos, e subamos a eles; porque examinamos a terra, e eis que é muitíssimo boa; pois estareis tranqüilos? Não sejais preguiçosos em irdes para entrar a possuir esta terra. Quando lá chegardes, vereis um povo confiado, e a terra é larga de extensão; porque Deus vo-la entregou na mão; lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra. Então, partiram dali, da tribo dos danitas, de Zorá e de Estaol, seiscentos homens armados de armas de guerra. E subiram e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; pelo que chamaram a este lugar Maané-Dã, até ao dia de hoje; eis que está por Detrás de Quiriate-Jearim. E dali passou à montanha de Efraim; e vieram até à casa de Mica. Então, responderam os cinco homens que foram espiar a terra de Laís e disseram a seus irmãos: Sabeis vós também que naquelas casas há um éfode, e terafins, e uma imagem de escultura, e uma de fundição. Vede, pois, agora, o que haveis de fazer. Então, foram para lá, e vieram à casa do jovem, o levita, em casa de Mica, e o saudaram. E os seiscentos homens, que eram dos filhos de Dã, armados de suas armas de guerra, ficaram à entrada da porta. Porém, subindo os cinco homens, que foram espiar a terra, entraram nela, e tomaram a imagem de escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, ficando o sacerdote em pé à entrada da porta, com os seiscentos homens que estavam armados com as armas de guerra. Entrando eles, pois, em casa de Mica e tomando a imagem de escultura, e o éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, disse-lhes o sacerdote: Que estais fazendo? E eles lhe disseram: Cala-te, e põe a mão na boca, e vem conosco, e senos por pai e sacerdote; é- te melhor que sejas sacerdote da casa de um só homem do que ser sacerdote de uma tribo e de uma geração em Israel? Então, alegrou-se o coração do sacerdote, e tomou o éfode, e os terafins, e a imagem de escultura, e entrou no meio do povo. Assim, viraram, e partiram, e os meninos, e o gado, e a bagagem pôs diante de si. E, estando já longe da casa de Mica, os homens que estavam nas casas junto à casa de Mica se reuniram e alcançaram os filhos de Dã. E clamaram após os filhos de Dã, os quais viraram o seu rosto e disseram a Mica: Que tens, que assim convocaste esse povo? Então, ele disse: Os meus deuses, que eu fiz, me tomaram, juntamente com o sacerdote, e vos fostes; que mais me fica agora? Como, pois, me dizeis: Que é o que tens? Porém os filhos de Dã lhe disseram: Não nos faças ouvir a tua voz, para que, porventura, homens de ânimo amargoso não se lancem sobre vós, e tu percas a tua vida e a vida dos da tua casa. Assim, seguiram o seu caminho os filhos de Dã, e Mica, vendo que eram mais fortes do que ele, voltou e tornou-se a sua casa. Eles, pois, tomaram o que Mica tinha feito e o sacerdote que tivera, e vieram a Laís, a um povo quieto e confiado, e os feriram a fio de espada, e queimaram a cidade a fogo. E ninguém houve que os livrasse, porquanto estavam longe de Sidom e não tinham que fazer com ninguém, e a cidade estava no vale que está junto a Bete-Reobe; depois, reedificaram a cidade e habitaram nela. E chamaram o nome da cidade Dã, conforme o nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel, sendo, porém, dantes, o nome desta cidade Laís. E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura, e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. “Assim, pois, a imagem de escultura, que fizera Mica, estabeleceu para si, todos os dias que a casa de Deus esteve em Siló.”.

BIBLIOGRAFIA
- O Novo Dicionário da Bíblia
- A Bíblia Anotada (Versão Almeida e Corrigida)
- O Plano Divino Através dos Séculos (M. Lawrence Olson)
- 50 Respostas Tiradas da Palavra Profética (Win Malgo)
- Bíblia de Estudo Pentecostal
- Bíblia de Estudo das Profecias
- Bíblia Sagrada (João Ferreira de Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário